Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

b550m pro4 é boa?


Matheusu

Posts recomendados

12 minutos atrás, Matheusu disse:

Queria saber se a b550m pro4 é boa não achei review br dela pretendo ir de r5 3600 para no futuro pegar um ryzen proximo do desempenho da 3900 e também queria saber se na pichau é tranquilo comprar ela

Defina "boa"... o preço é alto pelo que oferece, eu não aconselharia comprar. Uma B450 decente já vai ser tão boa quanto, mas custando bem menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Defina "boa"... o preço é alto pelo que oferece, eu não aconselharia comprar. Uma B450 decente já vai ser tão boa quanto, mas custando bem menos.

uma b450 já daria conta dos proximos processadores da ryzen que chegariam proximo do desempenho do 3900 sem oc? e os b450 se n me engano já teriam que fazer oc na ram para conseguir usar 3200mhz né? e também tem pcie 4.0 q no futuro pode fazer uma certa diferença nas placas de video 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Matheusu disse:

uma b450 já daria conta dos proximos processadores da ryzen que chegariam proximo do desempenho do 3900 sem oc?

Não tem muito como prever o futuro, não sabemos como será o consumo desses chips... de qualquer forma, não é como se ela fosse muito melhor que uma boa B450 que tenha dissipador nos VRM.

 

9 minutos atrás, Matheusu disse:

e os b450 se n me engano já teriam que fazer oc na ram para conseguir usar 3200mhz né?

Qualquer placa precisa fazer OC para chegar em 3200.

 

9 minutos atrás, Matheusu disse:

e também tem pcie 4.0 q no futuro pode fazer uma certa diferença nas placas de video 

Nem... em tese, tá, isso pode até chegar a ser vedade algum dia, mas o PC já vai estar ultrapassador beeeeem antes disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Não tem muito como prever o futuro, não sabemos como será o consumo desses chips... de qualquer forma, não é como se ela fosse muito melhor que uma boa B450 que tenha dissipador nos VRM.

 

Qualquer placa precisa fazer OC para chegar em 3200.

 

Nem... em tese, tá, isso pode até chegar a ser vedade algum dia, mas o PC já vai estar ultrapassador beeeeem antes disso.

valeu por esclarecer minhas duvidas recomenda ai umas b450 custo/benefício q n tenha problema em manter em stock proximas gen com desempenho semelhante a 3900

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Matheusu disse:

valeu por esclarecer minhas duvidas recomenda ai umas b450 custo/benefício q n tenha problema em manter em stock proximas gen com desempenho semelhante a 3900

Nenhuma delas vai suportar um 3900x direito sem um fan no VRM. Mas a princípio, essa já é um bom começo para um 3600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Nenhuma delas vai suportar um 3900x direito sem um fan no VRM. Mas a princípio, essa já é um bom começo para um 3600.

pretendo já comprar uma placa-mãe com isso em mente para n me preocupar em comprar uma outra para usar um ryzen com desempenho semelhante da 3900x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Matheusu disse:

mas n estavam reclamando da asus pelo atendimento em relação a garantia?

Bem, aqui no Brasil não existe o conceito de "bom atendimento"... de qualquer forma, a chance de você precisar é muito pequena, e se precisar, provavelmente vai ser logo no começo, que você trata direto com a loja. Na real, garantia é uma coisa que não importa nesse caso, preocupe-se é com os recursos e a qualidade do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Bem, aqui no Brasil não existe o conceito de "bom atendimento"... de qualquer forma, a chance de você precisar é muito pequena, e se precisar, provavelmente vai ser logo no começo, que você trata direto com a loja. Na real, garantia é uma coisa que não importa nesse caso, preocupe-se é com os recursos e a qualidade do produto.

valeu 

adicionado 7 minutos depois

@Imakuni só mais uma duvida quais memorias você recomenda? as da crucial são boas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Matheusu disse:

Queria saber se a b550m pro4 é boa não achei review br dela pretendo ir de r5 3600 para no futuro pegar um ryzen proximo do desempenho da 3900 e também queria saber se na pichau é tranquilo comprar ela

Brother, eu acabei comprando essa placa na pichau (paguei o boleto ontem e ainda nem compensou), mas do que pesquisei dela e das B450, tenho algumas considerações a fazer:

 

*O quanto de upgrade você quer pretende fazer? Achei um review dum alemão testando ela com um 3900x e ela se saiu bem... o VRM é relativamente parrudo e aguenta o 3900x sem precisar de ventilação. você não vai achar uma B450 nesse preço que aguenta. Até a rog strix tem o vrm zoado nas B450... Uma coisa q o alemão reclama da b550 ai, eh q a bios dela ta meio zuada (bios beta)... ele só recomenda atualizar pra ultima, caso não vá fazer overclock.

 

*você precisa do PCIE 4.0? futuramente pretendo comprar sim um M2 PCIEe 4.0... isso foi um dos motivos pra ter ido numa b550, mas não o principal.

 

*Precisa de um slot M key pra Wifi? uma outra coisa que me chamou atenção foi esse slot. nele você pode colocar um adaptador como o AX200, que te da rede 2.5gbit e bluetooth 5.1... To vendo uns fones bluetooth pra comprar, e de repente o bluetooth 5 pode vir a ser uma necessidade. E você não acha esses dongle usb do bt 5.0... (todos os que eu vi como sendo bt 5 no aliexpress, sempre tem varios compradores dizendo que na verdade era um 4.0)

 

*Quantos discos você tem? esse foi um dos motivos principais da minha escolha. Eu tenho 6 discos, mais um M2.. e to pra comprar outro M2... as B450 compartilham muitas lanes do PCIE, e você sempre tem q fazer 'escolhas'. Tipo, n Aorus b450 elite, se você uma o M2_1, ele desabilita 2 portas sata... se usa o M2_2, ele desabilita mais duas... então eu perderia 4 satas nessa.

Devido a essa minha necessidade, acabei dando uma estudada nas B450 e vi das que estavam disponíveis nas 3 grandes ai (kabum, pichau e terabyte), as unicas b450 até uns 1100 decentes, eram a asrock b450 pro4, e a asrock fatal1ty... ambas são bem iguais.. só mudando um pouco o visual. Mas ambas tem um chip da asmedia pra sata. se você usa um M2, ela desabilita o PCIE 4x... se usa o segundo M2, desabilita as portas 5 e 6, mas tem um probleminha ai. o M2_2 delas não suporta NVME, apenas M2 Sata... E essas duas são as que tem o VMR mais decente das B450 'baratas'... A b550 tb tem esse compartilhamento. O M2_2 desabilita sata 5 e 6 tb, mas ele não é sata, e como não desabilita o PCIE 4x, posso usar o segundo m2 num adaptador, mantendo minhas 6 satas...

E pelo preço e recursos extras q eu teria na b550, não achei q valia a pena comprar outra b450 (saindo de uma asus tuf b450 q deu defeito).

 

*Ainda tenho mais um detalhezinho. Eu tenho um headset VR, e uso o kinect do xbox one pra fazer videos em realidade mista... e tb preciso prestar atenção nas portas USB da placa. Algumas placas só tinha um tipo de porta usb. Eu procurei uma placa que tinha pelo menos 2 opções, que no caso a usb 3.1 gen1 e gen2, que pro caso do vr ou o kinect forem incompatíveis com uma das portas, eu teria outra opção.. (na tuf, o kinect não funcionava na gen2).

 

*E por ultimo e não menos importante, essa b550 tem quatro... Eu disse QUATRO headers RGB. 2 normais e 2 ARGB, que são os endereçáveis... kkkkkkkkkk

 

Ai é questão de você botar na balança os recursos que você pode ter, com o preço que você pode pagar... essa b550 foi a opção mais barata que me atendia em todos os requisitos presentes e futuros.

 

Agora é torcer pra ela ser compatível com as minhas memórias. (outra coisa q vi gente reclamar dessa b550 era a compatibilidade meio baixa com memórias).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 meses depois...
Em 03/08/2020 às 22:27, Bruno_Carvalho disse:

Brother, eu acabei comprando essa placa na pichau (paguei o boleto ontem e ainda nem compensou), mas do que pesquisei dela e das B450, tenho algumas considerações a fazer:

(...)

 

E aí, @Bruno_Carvalho, seu comentário já tem seis meses, mas como foi sua experiência com essa placa? Estou de olho nela, seguindo uma lógica parecida com a sua:

 

- Tenho 4 drives SATA. Portanto, as 4 portas SATA da maioria das B550 dariam, mas sem folga nenhuma. Não que eu pretenda pôr mais drives SATA ainda (já tenho outros externos), mas já aconteceu diversas vezes comigo de uma porta SATA dar problema e ele ser resolvido mudando o drive de porta. Eu não poderia fazer isso sem ter uma reserva de portas. A ASRock B550M Pro4 foi a única B550 que achei com 6 portas SATA - e está por um preço razoável atualmente.

 

- Por que uma B550? Porque a esta altura as B450 já estão começando a ficar antiguinhas, quero uma configuração que dure, e as X570 estão caras demais. Além disso, no momento não tenho SSD M.2, mas pretendo pôr um mais adiante, e se puder ter PCIe 4.0, melhor. Uma B450 não me daria esse suporte.

 

- Os reviews dessa placa são muito bons, ressaltando a quantidade de recursos e conexões (e curiosamente, ela tem versões ATX e mATX, mas a mATX tem mais recursos, vá entender...). E a arquitetura dela é tal que o segundo slot M.2 (que nem todas as mATX têm) bloqueia as duas últimas portas SATA, não o PCIe x16, o que é bom.

 

Quanto aos VRMs, no momento vou usar um 3600X nela, de modo que isso não é problema, mas se fosse o caso, vi um vídeo daquele famoso canal australiano de hardware (não sei se é permitido citar o nome) testando várias placas B550 quanto a isso, e essa da ASRock foi uma das que tiveram as menores temperaturas nos testes (inclusive foi recomendada no final). Só perdeu para a MSI B550M Bazooka, que é espetacular quanto a isso (e no momento seria minha segunda opção, está pouca coisa mais cara), mas por outro lado tem menos recursos, menos conexões e portas, e áudio pior.

 

E a ASRock B550M Pro4 aguentou até um 3950X em overclock rodando o Blender por uma hora, embora muito quente (acima de 100ºC), mas mesmo assim não houve throttling de CPU e o sistema continuou estável. As da Gigabyte todas esquentaram muito mais em todos os testes, e a Asus Prime B550M-A foi um vexame total, a mais quente em todos os testes, e quando chegou ao 3950X em overclock, nem deu throttling, deu crash e não houve jeito de voltar.

 

O vídeo é anterior ao lançamento dos Ryzen 5000 e portanto não os testou, mas com esses resultados, não tenho razões para crer que haja motivos de preocupação.

 

Quanto à compatibilidade com memórias, o que vi foi que a QVL dessa placa é muito pequena, mas isso é mal da ASRock -- ela nunca testa muitos modelos, mesmo (as QVLs da MSI são imensas!). Sabemos que isso não quer dizer necessariamente que uma memória não vá funcionar, e problemas de compatibilidade de memória ficaram raros a partir da 2ª geração dos Ryzen e quase inexistentes a partir da 3ª.

 

Achei um único usuário reclamando que não conseguiu usar o XMP nessa placa, mas ele mesmo disse depois que o problema foi resolvido com uma atualização do BIOS. E achei aqueles relatos nas lojas on-line dos EUA de que esse ou aquele recurso não funcionou, mas a gente vê esses relatos em TODOS os modelos de todos os fabricantes -- loteria às avessas. A imensa maioria das opiniões era elogiosa.

 

O único ponto negativo que vi para a ASRock B450M Pro4 foi que, curiosamente, o BIOS dela não tem overclock automático, coisa que nem imaginei que alguma placa atual que não fosse das mais básicas (tipo A320) pudesse não oferecer. Mas esse é um recurso que pouca gente usa, na prática.

 

Então, como dizia a velha música do Blitz, "tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas realmente..." ...a teoria na prática é outra. E então, como foi sua experiência com essa placa?

 

Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...