Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador 110/220v para 12v (120W) e a 'transformação' de energia ac para dc


Visitante

Posts recomendados

Oi, preciso de ajuda para montar (corretamente) os componentes eletrônicos de saída de um transformador 110/220v (aqui a energia é 220v) para 12v (10a) ac. Então, uma ponte retificadora de 10 ou 20amp? E qual componente posso usar para impedir do transformador queimar caso aconteça um curto (pois irei usar para eletrólise e, também, motor 12v), um resistor? Qual? Um cooler seria bom para resfriá-lo (no caso de longo uso...)?

TRANSF.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vapor disse:

Oi, preciso de ajuda para montar (corretamente) os componentes eletrônicos de saída de um transformador 110/220v (aqui a energia é 220v) para 12v (10a) ac. Então, uma ponte retificadora de 10 ou 20amp? E qual componente posso usar para impedir do transformador queimar caso aconteça um curto (pois irei usar para eletrólise e, também, motor 12v), um resistor? Qual? Um cooler seria bom para resfriá-lo (no caso de longo uso...)?

TRANSF.png

 

Circuitos_retificadores.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que tal adotar uma fonte pronta, com saída de 12Volts CC, com 10, 15 ou 20 Amperes de capacidade final de corrente.

Falo dessas dai:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1160883049-fonte-cftv-cmera-de-segurança-12v-15a-bivolt-s-180-12-_JM?quantity=1#position=6&type=item&tracking_id=3d8e1a2d-9c60-4313-9b6a-c3ea2bdda7db

 

Não precisa transformador, nem caixa, nem ponte, nem fusível, nem ventilador e ainda tem um pequeno ajuste de tensão.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... eu não sei se citei (creio que no...), mas eu tenho um transformador com as especificações descritas (110/220v p/ 12v 10a). Anotei o link posto na orientação de 'Faller' e as informações importantes em pdf disponibilizadas por Wal sjc... e portanto, continuo na mesma direção iniciada pelo Guilherme, o que quer dizer o seguinte: posso usar uma ponte retificadora 25A KBPC2510 ou tem q ser 15a , 20a... e o fusível poder ser aqueles de vidro 5x20 - 10A 250V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Vapor disse:

Bom... eu não sei se citei (creio que no...), mas eu tenho um transformador com as especificações descritas (110/220v p/ 12v 10a). Anotei o link posto na orientação de 'Faller' e as informações importantes em pdf disponibilizadas por Wal sjc... e portanto, continuo na mesma direção iniciada pelo Guilherme, o que quer dizer o seguinte: posso usar uma ponte retificadora 25A KBPC2510 ou tem q ser 15a , 20a... e o fusível poder ser aqueles de vidro 5x20 - 10A 250V?

Não tem problema a ponte ser de uma corrente maior, ela precisa suportar no mínimo a corrente que você vai precisar na sua aplicação, mas é sempre bom "sobrar" um pouco por segurança. O fusível pode ser esse mesmo. Você deve estar ciente que a tensão e corrente após sua fonte de diodos vai ser pulsante, certo? O ideal seria usar um fonte como a indicada pelo Faller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok... Guilherme. Irei usar esse fusível... agora, não entendi a respeito do "termo pulsante", pois a finalidade da ponte retificadora não seria transformar a energia  AC em contínua (não pulsante... elétrons apenas numa direção). E tenho que usar esse transformador aqui mesmo... já está na mão. Se eu precisar de outro (e se der certo esse aqui... certamentevou adquirir um pronto - link-Faller).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vapor disse:

Bom... eu não sei se citei (creio que no...), mas eu tenho um transformador com as especificações descritas (110/220v p/ 12v 10a). Anotei o link posto na orientação de 'Faller' e as informações importantes em pdf disponibilizadas por Wal sjc... e portanto, continuo na mesma direção iniciada pelo Guilherme, o que quer dizer o seguinte: posso usar uma ponte retificadora 25A KBPC2510 ou tem q ser 15a , 20a... e o fusível poder ser aqueles de vidro 5x20 - 10A 250V?

Olha, eu acho melhor você dar uma estudada legal, antes de sair gastando dinheiro com peças, contando com esse transformador que você "já tem".

Para obter 12VCC, dependendo da configuração do retificador que você vai usar, precisará entrar com quase 40VCA de tensão, e não com apenas 12VCA.

Com 12 VCA, é certeza absoluta que o seu projeto não vai dar certo.

Dê uma olhada naquela apostila que eu mandei e, se precisar, procure mais informações na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Vapor disse:

Ok... Guilherme. Irei usar esse fusível... agora, não entendi a respeito do "termo pulsante", pois a finalidade da ponte retificadora não seria transformar a energia  AC em contínua (não pulsante... elétrons apenas numa direção). E tenho que usar esse transformador aqui mesmo... já está na mão. Se eu precisar de outro (e se der certo esse aqui... certamentevou adquirir um pronto - link-Faller).

O diodo apenas "corta" a corrente que vem no sentido contrário, então em uma corrente alternada, ele conduz o semiciclo positivo e impede a passagem do semiciclo negativo. No caso de um retificador de onda completa (uma ponte), o semiciclo positivo continua igual, e o semiciclo negativo é invertido 180º (ficando positivo), assim você tem um sinal pulsante. O PDF fornecido pelo colega fala sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza... entendi. Tá ótimo... com as dicas e orientações que vcs me passaram o problema tá resolvido, agora é colocar em prática e não tem erro... Só tenho agradecer pelo apoio... Termino aqui. Até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@Visitante Se quiser corrente contínua ao invés de pulsante, precisará de incluir um banco de capacitores de ao menos 20000 uf (regra de 1000uf / A para uso geral, se fosse para amplificador de som pesado, seria 20000 /A), isso para fonte linear simples, não estabilizada, se fosse estabilizada aceitaria um ripple maior pois seria compensado pela regulagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...