Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relé Voltimetrico, seu Funcionamento


Posts recomendados

Boa noite senhores(as),

Tenho uma dúvida com respeito ao relé Voltimetrico,

Sendo este Relé, com sua bobina, instalado em paralelo com o enrolamento de partida de um motor, 

O que acontece para que a bobina deste relé seja acionada, desacoplando, apenas quando o motor alcançar sua velocidade nominal?

A resposta que tenho é que no momento do acionamento do motor, há uma alta corrente e uma queda de tensão. Mas não entendo a relação com o relé,

Agradeço desde já

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente é por tempo. Não conheço este relé. Publique fotos ou links.

 

1 hora atrás, Gabriel F G Calixto disse:

desacoplando, apenas quando o motor alcançar sua velocidade nominal

Eu me lembro de um sistema de força centrífuga. Ao girar rápido abria o contato. Era uma tal chave centrífuga

84139404_1SZ.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Bem, Sr. @Gabriel F G Calixto,

Imagino que no capítulo anterior tenha lido sobre o relê magnético de partida , vulgo relê de corrente. Esse pretinho da foto .

 

É sabido que em um motor com corrente de trabalho  de 3A  podemos ter uma corrente de pico ( arranque ) pra lá de 5 vezes maior . 

 

Esse que opera por corrente "sente" que a bobina principal do motor está tentando iniciar a rotação  e através dessa demanda para o arranque ele se magnetiza fechando a chave para o enrolamento auxiliar.  Quando o motor atinge a rotação desejada a corrente recua para a faixa de trabalho e o rele desliga.

 

Na mesma linha de pensamento sobre carga inicial , se a corrente aumenta então a TENSÂO nessa malha diminui um tantinho .

 

O seu relê voltimétrico ( outra foto ) trabalha de maneira oposta ao relê de corrente.  Ele inicialmente está em modo de condução mantendo o enrolamento de partida ligado enquanto a tensão da malha não suba o suficiente para que ele desacople os terminais do capacitor de partida do motor .

 

Sim,  o rele preto normalmente não requer capacitor de partida e nem capacitor de fase.  Já o rele voltimétrico é para motores mais potentes e em geral usam os dois capacitores .

 

Aquela caixinha ali entre os dois capacitores possivelmente tem um rele voltimetrico .

 

 

 

relemag.jpg

relevolt.jpg

motor2c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

enquanto a tensão da malha não suba o suficiente para que ele desacople os terminais do capacitor de partida do motor .

@Tito Fisher ,

Acredito que meu problema é nesta parte que você se refere, embora eu não compreenda,

Não entendo de o porque de a corrente não passar pela bobina do relé, e passar pelo enrolamento auxiliar do motor. Visto que relé e o motor estão em paralelo, a corrente não deveria se dividir?

Seria a bobina do relé mais resistiva que o enrolamento auxiliar do motor?

 

@Isadora Ferraz

A bobina entre os terminais 5 e 2 no relé e,

A bobina entre os terminais "C" e"S" no motor:

 

Screenshot_20200803-225321.png.ede112266f772767e9d144815b94e8e7.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha hipótese é: normalmente aberto entre 1 e 2 e fechado 4 e 1, a corrente passa pelo cap vermelho pra dar a partida. Ao subir "lentamente" a V entre 5 e 2, abre 4 e 1 e fecha 1 e 2. A partir daí o cap preto assume algum papel como defasar a corrente pra compor o campo magnético girante. Como 5 e 2 tem R muito alta não interfere no C e S do motor.

ras atrás, Gabriel F G Calixto disse:

a bobina do relé mais resistiva que o enrolamento auxiliar do motor

 

Baita chute pois não sou do ramo ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , chutou mesmo 😄

O contato 2 e 1 é NF,

O Borne 4 é seco, nãoa tem função no relé, é só para facilitar as ligações dos fios

Quando acionado o motor,  a bobina C e S (auxiliar) parte,

Mas o contato NF 2 e 1 permanecem fechados, mantendo o capacitor eletrolítico ligado na partida,

Até que o motor alcance a rotação nominal, 

Após isto, a bobina do relé 5 e 2, aciona, abrindo o contato NF e deixando ligado apenas o capacitor permanente

Note que, duas bobinas, a do relé e do motor estão em paralelo,

Mas a bobina do relé só aciona depois de o motor alcançar a rotação nominal,

A minha dúvida é de porque a bobina do relé não aciona junto com a do motor,

O que impede de a corrente não passar por ela?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Gabriel F G Calixto disse:

O que impede de a corrente não passar por ela?

O segredo está no capacitor. 

Veja que no começo tem dois capacitores em paralelo, descarregados. Ou seja, sua resistência é quase zero. 

Então o motor começa a girar e os capacitores são carregados, dessa forma a tensão ali no terminal 2 diminui e o relé desliga. 

Fica só uma pequena corrente circulando ali entre o capacitor do fio vermelho e a bobina no motor. 

Como você mesmo disse, o relé tem resistência maior, então essa corrente não é suficiente para ele manter o contato fechado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outra Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa que não prevê carga de capacitor em ca: no momento zero devido à alta corrente há uma indução reversa temporária de M C pra S C o que impede o acionamento imediato do relé N.F. Assim que "acalma" a V aparece e aciona relé abrindo o contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Outra Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa que não prevê carga de capacitor em ca: no momento zero devido à alta corrente há uma indução reversa temporária de M C pra S C o que impede o acionamento imediato do relé N.F. Assim que "acalma" a V aparece e aciona relé abrindo o contato.

Sim, o capacitor trabalha contra a bobina. 

Um com a corrente adiantada e o outro com a corrente atrasada, em um determinado momento do ciclo a corrente ali no meio é praticamente zero. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Técnica Explicativa que não prevê carga de capacitor em ca:

de fato deve, haver obrigatoriamente um resistor no capacitor eletrolitico, que eu imaginava ser apenas para segurança de pessoas, mas que garante um capacitor descarregado entre uma partida e outra:

image.png.135c12942571f8bfa62c35d92eabde88.png

 

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Como você mesmo disse, o relé tem resistência maior, então essa corrente não é suficiente para ele manter o contato fechado

o rele é Normal Fechado, 
uma corrente baixa na bobina do rele mantem ele fachado, correto?

Entendi que, provavelmente,
a corrente tem uma dificuldade bem maior de passar pelo relé,
passa em grande parte pela bobina auxiliar do motor, isto faz com que este circuito, se carregue ( de carga?),e apresente uma baixa DDP na bobina do relé, mantendo ela desacionada, até que a força contra eletromotriz do motor diminua quando ele começa a girar, diminuindo a corrente no circuito do motor
e aumentando a DDP na bobina do relé até que seja suficientemente grande para gerar um campo magnético e acionar o bendito relé.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, Gabriel F G Calixto disse:

a corrente tem uma dificuldade bem maior de passar pelo relé

Eu (eu) prefiro... o relé precisa de uma tensão mínima pra ser acionado.

 

16 horas atrás, Gabriel F G Calixto disse:

passa em grande parte pela bobina auxiliar do motor, isto faz com que este circuito, se carregue ( de carga?),e apresente uma baixa DDP na bobina do relé, mantendo ela desacionada, até que a força contra eletromotriz do motor diminua quando ele começa a girar, diminuindo a corrente no circuito do motor
e aumentando a DDP na bobina do relé até que seja suficientemente grande para gerar um campo magnético e acionar o bendito relé.

tipo isso.

Dá-lhe google...

rgLaQHZ.png

https://fabioferrazdr.files.wordpress.com/2008/08/7_acessc3b3rios-elc3a9tricos.pdf

Aí... o cara é meu parente kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...