Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meus HDs estão apresentando avisos de erros no CrystalDiskInfo


Posts recomendados

12 minutos atrás, misterjohn disse:

Tenho 7 hds internos, sendo 1 ssd e 6 hds, segundo o CrystalDiskInfo, dois deles apresentaram um indicio de alerta, isso é caso para se preocupar? Tem como corrigir isso?

 

Obs: Todos os dois tem alerta apenas no item 05 da relação.

 

DlDCBGA.jpg

 

h1TSQAq.jpg

 

 

Sim, é caso para começar a se preocupar, principalmente se o número estiver aumentando.

De qualquer forma, considere um aviso para fazer backup dos seus arquivos importantes.

O SMART está avisando que o HD já não é confiável, e que poderá falhar.

Geralmente quando o SMART indica, é porque existe um problema que já não pode ser corrigido via software.

Mas se quiser tentar um zero fill, ou criar uma partição oculta com os setores defeituoso, reduzindo o tamanho do HD, você pode tentar.

Porém não use o use o HD para armazenar nada importante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

Antes de qualquer coisa, atualiza o programa, pois ele tá na versão 8.7.0 já..

Depois, vá em Função > Advanced Features > Valor Bruto > selecione "10[DEC]".. Assim, a coluna "Valor Bruto", fica em decimal, mais fácil de acompanhar..

 

O parâmetro C5, nem tanto, pois apenas indica setores que foram marcados com instáveis, em uma leitura/escrita anterior.. Eventualmente, o HD vai dar uma olhada nesses setores, pra ver qual o problema.. É o caso do WD de 750GB..

 

No caso do Seagate de 3TB, ele também tem setores "estranhos", como o WD, mas já tem setores marcados como "sem correção", o C6.. Aí sim, já seria caso pra preocupação.. Tem de analisar se esses números aumentam muito, e em quanto tempo..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tem como arrumar eu n sei, só sei que não se torna mais confiável, apesar de eu ter relatos de amigos com discos rígidos assim á anos (no ID C4) e ainda estar em funcionamento. se tenho uma dica é: não coloque nada de extrema importancia neles, tente mantelo sempre com bastante espaço livre, e troque quando for possível; posso estar mal informado e ter uma solução, mas caso não tenha simplesmente troque assim que possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Quando esses números começam a aparecer, é um sinal de alerta, o HD já não está mais confiável.

Um detalhe importante é salvar essas telas para comparar, dias depois, para ver se os números estão aumentando.

Ambas as indicações (5 e 6) são avisos para você se preocupar, pois um é sequencia do outro.

Se os números estiverem em evolução, o HD está caminhando para o fim. 

Mas a partir do momento em que isso começou a pipocar do nada, já é um alerta para você fazer backup dos dados importantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

000000000007 = 7, 000000000010 = 16. É um número extremamente pequeno de setores, por hora eu continuaria tranquilo. Seu HD de 3 TB, por exemplo, tem um pouco mais de 6 bilhões de setores. Os 16 com problema representam ~0,00000025% do disco. Por enquanto, é completamente insignificante e, a não ser que comece a aumentar, eu não daria bola.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Dados obtidos pelo CrystalDiskInfo 7.0.4 x64

Discos Internos:

Disco 😧 2 Tb 
05 Reallocated sectors count 99/99/36/000000000030

Disco F: 2 TB
05 Reallocated sectors count 100/100/10/000000000018

Discos Externos:

Disco M:750 Gb (Retirado de um note agora no case)
05 Current pending sector count 200/200/0/000000000007

Disco N: 3 Tb
C5 Current pending sector count 100/100/0/000000000010
C6 Uncorrectable sector count 100/100/0/000000000010

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

@RS Faria

 

Dados obtidos pelo CrystalDiskInfo 7.0.4 x64

Discos Internos:

Disco 😧 2 Tb 
05 Reallocated sectors count 99/99/36/000000000030

Disco F: 2 TB
05 Reallocated sectors count 100/100/10/000000000018

Discos Externos:

Disco M:750 Gb (Retirado de um note agora no case)
05 Current pending sector count 200/200/0/000000000007

Disco N: 3 Tb
C5 Current pending sector count 100/100/0/000000000010
C6 Uncorrectable sector count 100/100/0/000000000010

Verifique, daqui uma ou duas semanas (se os discos estiverem em uso constante), se o numero de setores com problemas permanece igual ou aumentou.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já comprei e instalei os hds, estão sendo reconhecidos normalmente tanto no pc como na rede, mas não consigo interagir com as pastas de  um para o outro, então quem puder dar uma olhada na situação e se possível responder, eu agradeço, esse windows 10 é sempre assim por isso evito mexer muito, parece que essa situação de rede não tem lógica pelo menos eu não vi ainda, seque link para o tópíco:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma mídia de formatação de baixo nível ( USBbootSetup-SeaToolsBootable )  não consegui dar o boot, parece que tinha que mudar a bios para ACPI algo assim, não quis mudar, então tentei o Hard Disk Low Level Format Tool mas demora uma eternidade e por ser 3 TB USB ai são duas eternidades, não tem um meio mais rápido de fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2020 às 19:49, misterjohn disse:

Fiz uma mídia de formatação de baixo nível ( USBbootSetup-SeaToolsBootable )  não consegui dar o boot, parece que tinha que mudar a bios para ACPI algo assim, não quis mudar, então tentei o Hard Disk Low Level Format Tool mas demora uma eternidade e por ser 3 TB USB ai são duas eternidades, não tem um meio mais rápido de fazer isso?

O processo é lento por natureza, não tem como acelerar.

Quando o HD é grande e existem bad blocks, fica mais lento ainda, mas não tem outro jeito.

Se decidiu fazer essa tentativa, pode contar que vai precisar, talvez, de mais de 24 horas corridas para concluí-la.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Isso significa deixar o pc gigantesco ligado, dentro de um cômodo de 6 m², com imenso material inflamável como armário, mesa, muito material plástico além de papeis importantes como documentos meus, do apto, carro, etc, é um espaço sem muita ventilação natural, com porta e vitro na mesma parede e o meu quarto fica no outro extremo do apto, só irei me dar conta caso aconteça algum acidente se ouvir sirenes de bombeiros, meus dois pcs estão aqui dentro, os demais em outros cômodos mas são dos filhos, resumindo, não vale a pena, hd aqui é que não falta.

Obs: Um meio de minimizar isso seria abrir o case da Seagate, tirar ele e colocar internamente...iria diminuir consideravelmente, eu diria apenas uma eternidade ao invés de duas como citei...😆

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, misterjohn disse:

@Wal SJC Isso significa deixar o pc gigantesco ligado, dentro de um cômodo de 6 m², com imenso material inflamável como armário, mesa, muito material plástico além de papeis importantes como documentos meus, do apto, carro, etc, é um espaço sem muita ventilação natural, com porta e vitro na mesma parede e o meu quarto fica no outro extremo do apto, só irei me dar conta caso aconteça algum acidente se ouvir sirenes de bombeiros, meus dois pcs estão aqui dentro, os demais em outros cômodos mas são dos filhos, resumindo, não vale a pena, hd aqui é que não falta.

Obs: Um meio de minimizar isso seria abrir o case da Seagate, tirar ele e colocar internamente...iria diminuir consideravelmente, eu diria apenas uma eternidade ao invés de duas como citei...😆

Certamente isso irá reduzir o tempo total, mas com um HD desse tamanho e com bad blocks espalhados, não espere milagres.

Esse processo de zerofill, além de incerto, é realmente demorado. Cada defeito ocorre uma parada e o sistema fica tentando gravar zeros várias vezes naquele setor, até conseguir. Se os bad blocks estiverem espalhados no primeiro 1Gb do disco, o que voce poderia fazer é desprezar essa parte com os defeitos e criar uma partição de 2Gb, por exemplo.

Aí você teria, aparentemente, um HD de 2Gb "perfeito".

Mas na realidade seria um de 3Gb com 1 Gb não alocado, onde jamais seria acessado pelo sistema e pararia de causar lentidão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, misterjohn disse:

@Wal SJC Nunca usei tais programas a fundo, mas penso que para realizar a tua sugestão eu teria que ter um gráfico da posição dos bads, depois criaria uma partição "after" a eles, seria isso mesmo?

Sim, você precisa primeiro mapear os bad blocks, usando o HD Tune ou o próprio Hard Disk Low Level Format Tool  (opção de escanear).

Em seguida, caso você constate que os bad blocks estão concentrados em uma determinada região do disco, você abandona aquela região, criando uma ou mais partições fora dela.

A parte abandonada ficando como espaço não alocado, não voltará a ser acessada, parando de causar problemas.

Se os bad blocks estiverem espalhados por todo o disco, não compensa fazer nada, a não ser o zero fill, e torcer para isso dar certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...