Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é possível a frequência estar no máximo com o cpu em baixa %


Posts recomendados

Estive pensando, meu processador fica na mesma frequência ( 3.9ghz ) com o processador em 0 e 100%. Como isso funciona? Como pode ocorrer a mesma quantidade de ciclos no processador com cargas de trabalho diferentes? 

 

Se fosse para eu chutar, eu me perguntaria: existe IPC variável de acordo com a carga? Ou, é por meio da desativação da desativação de núcleos? ( o que não resolveria minha dúvida já que podem ficar vários núcleos em 0% e outros em 1.)

 

Antecipadamente, obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

frequencia é uam coisa, utilizaçao é outra...

a frequencia podemos simplificar e falar que é a "potencia"...

utilização é justamente o quanto está sendo utilizado

 

5 minutos atrás, Cardinal disse:

Como pode ocorrer a mesma quantidade de ciclos no processador com cargas de trabalho diferentes? 

Pelo que entendi dessa pergunta, voce está falando de núcleos com % de utilizaçao diferente, correto? Se sim, basicamente é como se fosse uma lista de tarefas escolares, para varios alunos... cada um pega uma quantidade, alguns resolvem mais rápido, outros mais lentamente, uns recebem mais, outros recebem menos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem várias razões. Uma delas é que nem toda instrução termina em um único ciclo, às vezes demora 3, 4 ou 5 ciclos para se obter o resultado. E outra é que em um dado momento, pode ser que haja um ciclo ocioso em que um ou mais núcleos estejam sem fazer nada, e nesse intervalo pequeno, o processador mantém o clock alto porque daqui a pouco ele vai receber mais instruções.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...