Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como apertar os timings, compensando em tensão?


Posts recomendados

Bom dia.
Consegui estabilizar em 3200Mhz mesmo meus 4 módulos de memórias e pretendo manter a frequencia que estou agora. a única ajuda que preciso entender agora é como apertar os timings compensando em tensão?
Estou focado apenas nos times primários a princípio ...

Hoje eu estou nos timings 18-21-21-21-39-74
SOC tensão - 1.0250
DRAM tensão - 1.400
VDDG CCD - 0.900
VDDG IOD - 0.900
VDDP tensão - 0.900

Qual timing devo comecar abaixando? e o que devo aumentar em tensão para compensar o aperto do timing que mudei?

 

------------------------------------------------------------------------------------


placa-mãe - B450 Aorus Pro

Processador - Ryzen 5 3600

Fonte - Corsair 600W reais

04 pentes de memória de 8GBS de 3200MHZ HyperX Fury

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Nascimento A tensão da DRAM já está "alta" para o que deveria estar na sua frequência padrão, que imagino ser 1.200V. Como nenhuma memória é igual pois depende muito do chip, controlador de memória do processador entre outras coisas acaba sendo por tentativa e erro assim como o overclock no processador. Mas diferente do oc na CPU as memórias tem um "padrão" em chips onde pessoas fazem o overclock com timings e postam na internet.

Dram calculator é um dos programas onde esses timings estão salvos numa base de dados que você pode calcular com o seu chip o quanto você quer de frequência e ele te informa aproximadamente o que o pessoal tem feito com os timings/tensão daquele chip. Vale lembrar que no software tem diversas opções de perfil se você quer mais apertado ou mais folgado... eles denominam como "fast calculator", "safe calculator" etc. Os dados que pede no software você pode encontrar no Thaiphoon Burner.

 

Dados da minha memória no Thaiphoon Burner:

 

image.png.c46ff4b10083d70af16718e4ac6fbde3.png

Esse Software tem o seu link do site oficial bloqueado para o nosso país, mas é facilmente acessado com uma vpn, se te interessar.

Mas afim de te dar uma ideia de uma memória com chips micron H-die eu overclockei de 2400mhz para 3200mhz e ainda consegui diminuir os timings dela de cl17 (17-18-17-17-39-55) para cl16 (15-17-16-16-33-50) e apenas subi a tensão da DRAM de 1.200V para 1.360V, sem mexer no SOC ou outra tensão.

Me parece um chip bom. O que me deixa mais intrigado é porque a crucial fabricou com esse chip memórias "smart" onde eles n colocam dissipador ou algo do tipo e nem tentam fazer algum tipo de OC para vender uma memória com um perfil XMP e colocar um dissipador com luzinha com esse OC que fiz nela, poderiam cobrar mais caro já que aparentemente o chip é decente. Eu nem tentei forçar a barra para não ficar tendo que reverter algo que não deu certo e ficar naquela de teste de memória por horas/dias mas tenho certeza que esse não é o cap que ela alcança. 


Chips de Memórias são feitas por apenas 3 companhia:

 

Micron, Samsung e Hynix. As marcas famosas só pegam os chips (dies), selecionam fazendo overclock e vendem com as velocidades testadas. 
 

Samsung:

B > E > D > S

Hynix:

AFR > MFR

Micron e-die é o melhor das microns

 

entre Hynix e Samsung, fica assim:

B > E > AFR > D > MFR > S

Se a sua memória for uma Samsung B-die ou E-die ou Micron E-die H-die da vida pode diminuir os timings levemente e esperar o sistema bootar, após algumas vezes esse procedimento faça testes de memória estressando ela como o memtest e o próprio teste do windows, faça os testes por ~30min mas eu recomendo usar os dois programas para economizar tempo, eles realmente acertam uma boa parte das memórias para não dizer todas.

adicionado 2 minutos depois

Me desculpa pelo texto gigante... E claro, bem vindo ao CdH!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...