Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias afetam a performance do Ryzen 5 2600 ?


Posts recomendados

Bom dia pessoal, queria tirar uma duvida a alguns meses eu adquiri um PC e assistindo alguns benchmarks em games de pessoas com a mesma configuração, percebi que eles estavam com uma taxa de FPS mais alta e estável que a minha, por exemplo GTA V no Ultra na minha config eu consigo apenas 60 FPS (Vsync off) e outras pessoas rodam a 80fps. No começo achei que podeira ser algo relacionado a alimentação ou algum defeito do Hardware mas recentemente estava pesquisando e vi que esse processador trabalha melhor com dual-Channel e freqüências de memórias mais altas, a dúvida é referente a adquirir outro pente 8gb de 2666 mhz da mesma marca e se assim eu terei a performance total da config, ou eu teria que comprar novas memórias com frequências mais altas? Se possível gostaria que me dissessem o que mais poderia fazer a performance cair dessa maneira? 

 

(Não sei se este é a área correta para o tópico, se não for eu retiro imediatamente) 

 

Configuração atual do PC:

 

placa-mãe: B450M-GAMING BR

GPU: GTX 1660 SUPER

Processador: Ryzen 5 2600 

RAM: Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2666MHz DDR4

Fonte: VS500 Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, dual channel não muda tanto assim o desempenho. O que vai mudar é ter 16gb ao em vez de ficar preso em 8.

 

Agora, com relação à frequência, aí sim ela tem um bom impacto, não só por causa da RAM, mas porque fazer OC nela também realiza um OC interno no processador (especificamente, na Infinity Fabric). Depois que chegar o segundo pente, gaste um tempo fazendo um overclock manualmente para 3000 ou 3200mhz, você vai ver que vai melhorar bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Laiom Gabrile Aguenta sim, é bem chato fazer pois se for refinar da melhor maneira pode demorar e render alguns resets de bios XD Mas faça testes, suba um pouco a frequência e testa, quando ficar instável suba a tensão, uso na minha 3000mhz CL15 a 1.35v, não tem nenhuma instabilidade. Se tiver dúvidas, olha alguns vídeos do peperaio hardware. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Laiom Gabrile disse:

Obrigado pelá resposta de todos : ), A minha fonte aguenta fazer esse Overclock ? É muito difícil ? kk

Sim, e com muita folga. Para efeitos práticos, RAM não consome energia, e na real que o aumento vai ser pelo processador trabalhar mais do que pela RAM estar em OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por esclarecerem, vou encomendar a nova memória e tentar dar OC nelas, obrigado pela ajuda. 

 

(Edição) Eu poderia apenas pesquisar o modelo das memórias e pesquisar as frequências e tensões que as pessoas geralmente usam e replicar ? Ou isso varia da placa-mãe também ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Laiom Gabrile disse:

Obrigado por esclarecerem, vou encomendar a nova memória e tentar dar OC nelas, obrigado pela ajuda. 

 

(Edição) Eu poderia apenas pesquisar o modelo das memórias e pesquisar as frequências e tensões que as pessoas geralmente usam e replicar ? Ou isso varia da placa-mãe também ?  

Isso varia dependendo do modelo do processador, placa-mãe e pente. E dentro do mesmo modelo, vai ter uma segunda variação para cada uma dessas peças específicas. Então não, pesquisar e só aplicar não vai ser lá muito útil, até porque o pessoal roda qualquer porcaria sem testar a estabilidade a fundo e posta na internet.

 

Se quiser uma base, pode tentar usar o DRAM calculator e começar por settings um pouco piores que o que ele recomendar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, gustavoomt disse:

@Imakuni Você recomenda o uso do DRAM Calculator? Tentei usar isso e nenhum pré-set gerado por ele ficou bom em meu caso, precisei refinar manualmente os timings. 

V

1 hora atrás, Imakuni disse:

pode tentar usar o DRAM calculator e começar por settings um pouco piores que o que ele recomendar.

 

Eu também não tive muito sucesso com ele. Tudo bem que, justiça se faça, minha RAM era da época do lançamento de Skylake e ela sofreu uso constante de Prime95 por todos esses anos, então já era esperado que não fosse prestar. Mas para quem não tem base nenhuma, pegar o que eles recomendam e aumentar tudo em 1~2 já é algum começo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, gustavoomt disse:

Tentei usar isso e nenhum pré-set gerado por ele ficou bom em meu caso, precisei refinar manualmente os timings. 

 

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Eu também não tive muito sucesso com ele.


Aqui também não deu bom. O que funcionou foi partir do perfil XMP e ir ajustando e testando aos poucos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para pessoas do futuro que desejam fazer overclock da Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2666MHz DDR4 CL 16 ou para pessoas que podem me dar mais dicas sobre o mesmo assunto.

 

Eu realizei o Overclock com o seguintes dados, depois de testar e o PC não iniciando e ganhando telas azuis. Consegui chegar a estabilidade (Para saber deixei um teste de memória rodando por 30 minutos). Primeiro eu liguei o D.O.C.P, setei a frequência para 3000mhz, a tensão para 1.3V, TCL 17, TRCDWR 17, TRCDRD 16, TRP 16 E TRAS 27 tudo isso na minha placa-mãe que é uma B450m-gaming BR da Gigabyte.

 

Se alguém puder me dizer se esses números estão ok agradeço desde de já.

 

PS- realizei dois testes um 15min e depois outro 30min.

 

image.png.08b0c6b6c465e3288921812f20535ea1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...