Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curva de temperatura do Fan


Posts recomendados

Boa tarde.
Eu possuo um notebook LG A520 U (2° geração i5) 
Fiz a troca da pasta térmica a 1 mês, temperatura melhorou bastante, porém ainda noto perda de desempenho por conta do aquecimento.
Durante minhas atividades noto que o fan não atinge a velocidade máxima de trabalho, somente em pequenos momentos, isso faz com que a temperatura fique muito elevada (75-90°) e acaba ocorrendo throttling do processador.

Ele diminui o clock de 2,8GHz para 2,2GHz
Porém, como o fan não atinge a velocidade máxima, deixa a desejar norefrigeração e no desempenho do notebook. 
Gostaria de saber se há alguma forma de alterar a curva do fan, para fazer com que ele atinja sua velocidade máxima antes de acontecer o throttling.

Att: Iuri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi muitos programas que prometem fazer essa alteração e não cumprem. Já nem tento mais.

 

Recomendações que faço para melhorar sua situação:

 

  1. Use o notebook sobre uma base de material rígido e frio (vidro, metal, nunca pano ou madeira).
  2. Adquira uma base de resfriamento (notepal) de qualidade. Isso geralmente resolve a pior parte do problema.
  3. Configure o perfil de energia do windows para "equilibrado", jamais alto desempenho. O modo alto desempenho não aumenta o desempenho do note, ao contrário do que se presumiria pelo nome, mas sim o mantém rodando em alto power state constantemente, o que gera superaquecimento e aumenta o consumo.
  4. Instale todos os drivers mais recentes, bem como BIOS, disponíveis no site da fabricante. Por vezes essas questões de ventoinhas são resolvidas a nível de driver e um simples patch já resolveria seu problema.
  5. Se nada mais funcionar, faça perfurações no chassis do notebook. Já fiz isso em vários notebooks que estavam por morrer de superaquecimento. Sempre faço uma pequena grelha no plástico, ou pequenos furos, diretamente sobre o exaustor e/ou dissipador. Se tiver uma base de resfriamento ligada embaixo, melhor ainda.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, comprei outro pente de memória e já deixei as partes da memória e placa de wi-fi sem o case de plastico, e alterei o modo do windows, melhorou alguns graus, porém continua baixando o clock.

Porém nem sei se é decorrente da temperatura, mas talvez seja o próprio processador que não aguenta ficar no turbo o tempo todo.

Sobre o suporte sempre mantenho ele alto na parte de trás (fan), coloco alguns livros ou outro material para elevar e ter espaço bastante para circulação do ar, pensei em comprar algum fan separado para por em baixo, no local onde o hit pipe passa, pois tem uma grade aberta bem onde ele passa, porém ainda estou pensando, pois estou juntando dinheiro para montar um gabinete.

Mas agradeço a atenção :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...