Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuto usado com TIL111 queria entender


Posts recomendados

Encontrei este projeto de pcb abaixo no blog Automação livre, e o que entendi do TIL111 (optoacoplador) é que os pinos 1 e 2 (led interno) são utilizados na entrada do sinal para repassar para o controlador, mantendo o circuito isolado. O que eu gostaria de entender é a necessidade dos resistores ligados da forma que fiz na segunda foto.Circuito.pngimage.png.1f63edebd89f3ffa0f5bf2fd85ce3fda.png 

 

Por que será que o autor fez dessa forma? Eu quero usar entradas de 24V. O 14v no esquema é referente ao projeto do autor, ele ligou ao regulador de 9v e ao de 5V na alimentação da placa. O gnd é da placa. O input e output seria a alimentação externa. Não entendi por que ele "mistura" esses sinais colocando no mesmo nó, o 14v e o sinal externo, de um botão por exemplo. E no outro o comum da placa com o comum do sinal externo. Tenho que fazer isso também?

Link do post: http://www.automacaolivre.com.br/2013/03/clp-shield-com-arduino.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R1 é um resistor pull-up, e R2 é um resistor pull-down. O 14V no desenho é o + da fonte e o GND é o - da fonte, dessa forma o led interno do TIL111 fica ligado direto, mantendo a saida do CI em HIGH.

A "entrada" INPUT é acionada em 0V, através de um botão por exemplo, quando isso acontece o led interno do TIL111 é desligado e a saída é comutada em LOW.

Quando a INPUT deixa de ser acionada, o botão é liberado por exemplo, R1 torna ligar o led interno do CI e a saída volta a ser HIGH.

 

De acordo com esse esquema.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Numa analisadela rápida percebo que não há isolação

Circuito.png

Talvez uma tentativa do autor de não deixar o comum dos leds em contato direto com gnd. Percebo também errinhos como p.ex. o par de conectores ligando direto nos pinos 1 e 2: deve pifar o acoplador se ligar 24V ali, ok? No seu caso entre J1 e J2. Dá uma revisada e reciclada nazidéia. Pra 24V resistor de 10K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...