Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador funciona na assistência mas nao em minha casa


Posts recomendados

Antes de tudo minhas configurações:

PROCESSADOR

Intel Core I5-7400, 3.0Ghz, 6Mb cache, 4 Núcleos, 4 Threads

COOLER

Cooler BOX Original 

placa-mãe

H110M DDR4, Micro ATX, 2 slots de memória

MEMÓRIA

8Gb + 8Gb

PLACA DE VÍDEO

GeForce GTX 1050 Ti 4Gb

Disco Rigido

HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA

SSd 512Gb
FONTE

500W 80 Plus e PFC Ativo

Gamemax gm500


 

Pessoal estou tendo um problema a mais ou menos uns 8 meses, basicamente se meu computador for desligado ele não liga mais ou demora muito tempo(2-3 semanas) com o botão de power pressionado(faço uma gambiarra com uma borracha para manter ele sempre pressionado) para ligar, no caso a luz da minha fonte acende normalmente, mas nenhum cooler gira, nem nada mais funciona somente a luz da fonte mesmo. Entao sabendo desse problema q ele tem, mantive ele ligado por aproximadamente 6 meses sem desligar, ele estava funcionando normal mas alguem aqui de casa acabou desligando ele. Para nao ter essa demora para ligar novamente(sem saber se funcionaria de novo) levei a CPU para a assistencia e lá surpreendentemente o computador ligou de primeira, e o tecnico ainda repetiu esse procedimento umas 6 vezes para comprovar que nao tinha nada de errado, voltei com o pc para casa e aproveitei e comprei um novo cabo de energia para o pc, acreditando q o problema disso tudo fosse esse, mas o problema persistiu, ja liguei em todas as tomadas de minha casa, com e sem filtro de linha, sem conectar ao monitor,etc, mas nada funciona.

Nesse periodo de quase 6 meses sem desligar, na realidade eu desliguei ele uma vez para instalar memoria ram, mas ele ligou normalmente dessa vez, parece que quando ele ainda está “quente“ ele liga.

Alguem poderia me dar alguma ajuda? Quase um ano já sendo “refém“ dessa situaçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio071 Bem estranho, única coisa que consigo pensar é que tenha algum distúrbio na rede elétrica, uma coisa q pode tentar fazer é desconectar tudo que tem na casa da tomada e ligar somente o PC e ver se liga normalmente, se ligar alguma coisa está causando ruído na sua rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Antonio071 disse:

Antes de tudo minhas configurações:

PROCESSADOR

Intel Core I5-7400, 3.0Ghz, 6Mb cache, 4 Núcleos, 4 Threads

COOLER

Cooler BOX Original 

placa-mãe

H110M DDR4, Micro ATX, 2 slots de memória

MEMÓRIA

8Gb + 8Gb

PLACA DE VÍDEO

GeForce GTX 1050 Ti 4Gb

Disco Rigido

HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA

SSd 512Gb
FONTE

500W 80 Plus e PFC Ativo

Gamemax gm500


 

Pessoal estou tendo um problema a mais ou menos uns 8 meses, basicamente se meu computador for desligado ele não liga mais ou demora muito tempo(2-3 semanas) com o botão de power pressionado(faço uma gambiarra com uma borracha para manter ele sempre pressionado) para ligar, no caso a luz da minha fonte acende normalmente, mas nenhum cooler gira, nem nada mais funciona somente a luz da fonte mesmo. Entao sabendo desse problema q ele tem, mantive ele ligado por aproximadamente 6 meses sem desligar, ele estava funcionando normal mas alguem aqui de casa acabou desligando ele. Para nao ter essa demora para ligar novamente(sem saber se funcionaria de novo) levei a CPU para a assistencia e lá surpreendentemente o computador ligou de primeira, e o tecnico ainda repetiu esse procedimento umas 6 vezes para comprovar que nao tinha nada de errado, voltei com o pc para casa e aproveitei e comprei um novo cabo de energia para o pc, acreditando q o problema disso tudo fosse esse, mas o problema persistiu, ja liguei em todas as tomadas de minha casa, com e sem filtro de linha, sem conectar ao monitor,etc, mas nada funciona.

Nesse periodo de quase 6 meses sem desligar, na realidade eu desliguei ele uma vez para instalar memoria ram, mas ele ligou normalmente dessa vez, parece que quando ele ainda está “quente“ ele liga.

Alguem poderia me dar alguma ajuda? Quase um ano já sendo “refém“ dessa situaçao.

 

adicionado 4 minutos depois

Isso parece coisa da sua fonte, talvez a tensão da sua rua esteja abaixo da nominal (existe uma tolerância, é algo normal) e na loja a tensão é normal, ou acima da normal (margem de tolerância).

Conclusão: se a sua fonte for meio "duvidosa", pode ser que essa diferença de 10 ou 15 volts esteja afetando o comportamento dela.

A solução seria fazer um teste com outra fonte, pois a fonte é o motivo mais provável, mas não é certeza.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Wal SJC disse:

 

adicionado 4 minutos depois

Isso parece coisa da sua fonte, talvez a tensão da sua rua esteja abaixo da nominal (existe uma tolerância, é algo normal) e na loja a tensão é normal, ou acima da normal (margem de tolerância).

Conclusão: se a sua fonte for meio "duvidosa", pode ser que essa diferença de 10 ou 15 volts esteja afetando o comportamento dela.

A solução seria fazer um teste com outra fonte, pois a fonte é o motivo mais provável, mas não é certeza.   

Entendi, eu ja testei com outra fonte logo quando eu detectei o problema, e mesmo com essa outra fonte o problema persistiu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera medi a tensão aqui de casa e n vi nada de estranho, nenhuma grande oscilação ao longo de horas, sempre se mantendo na faixa de 127-128

D200F385-0863-487F-9AAF-3F511BEC76A2.jpeg

adicionado 41 minutos depois

 

adicionado 42 minutos depois

Galera li um comentario de um topico em q o cara tava com o mesmo problema q o meu, e como solução para o pc ligar ele esquentava a cpu com um secador de cabelo, fiz o mesmo e deu certo, mas qual a logica por trás disso? Esquentei todos os componentes e nao foquei somente em um, entao nao consigo dizer qual eu esquentei para funcionar mas alguem tem alguma pista da origem do problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio071 disse:

Galera medi a tensão aqui de casa e n vi nada de estranho, nenhuma grande oscilação ao longo de horas, sempre se mantendo na faixa de 127-128

D200F385-0863-487F-9AAF-3F511BEC76A2.jpeg

adicionado 41 minutos depois

 

adicionado 42 minutos depois

Galera li um comentario de um topico em q o cara tava com o mesmo problema q o meu, e como solução para o pc ligar ele esquentava a cpu com um secador de cabelo, fiz o mesmo e deu certo, mas qual a logica por trás disso? Esquentei todos os componentes e nao foquei somente em um, entao nao consigo dizer qual eu esquentei para funcionar mas alguem tem alguma pista da origem do problema?

Difícil hein!

O PC liga só quando quer.

Esse negócio do secador de cabelo pode ser só coincidência, assim como ligou outras vezes, sem você fazer nada antes.

Ou pode ser uma solda BGA, do chipset ou do soquete da cpu, por exemplo. 

Excluindo a fonte, a maior suspeita recai sobre a placa-mãe, e é a mais difícil de testar, sem recursos apropriados.

Talvez só mandando para reparo, mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...