Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilidade ruim mesmo com framerate constante


Posts recomendados

Olá pessoal!

Eu tenho reparado em certas situações um comportamento padrão negativo referente a estabilidade dos jogos.

Até onde eu sei, eu poderia apenas dizer que são problemas nos jogos (otimização/engine), mas comecei a pensar de outra forma.

Atualmente tenho este set:

i7-4790

GTX 1070

16GB RAM

PSU Corsair CX550

Monitor FullHD 144Hz

 

Notei este padrão de comportamento inicialmente em Far Cry 4. Ok, este jogo não é o melhor exemplo devido que o histórico dele em otimização é péssimo, mas vamos lá.

Se eu deixar os FPS soltos no jogo, a média de FPS varia entre uns 65 a 90 na maioria dos cenários, tendo alguns drops até 45 FPS ou passa dos 100 em locais pequenos. No caso dos drops é normal a queda de fluidez do jogo, como também acima de 100 FPS a fluidez fica perfeita. Até ai nenhuma novidade, porém para tentar em manter uma fluidez constante, tentei travar os FPS em 60, porém a fluidez de movimentação fica oscilando dependendo do cenário, digo, mesmo que continue a 60 FPS sem nenhuma alteração nele, nos locais onde sem travar bateria mais de 100 FPS tranquilo, a fluidez fica melhor.

Existem missões na neve (Himalaia) onde sem travar consigo sem esforço mais de 100 FPS, logo a fluidez é espetacular. Se eu travar os FPS para 60, a fluidez fica até melhor do que aquele locais onde normalmente ficaria na média de 90 FPS. Estas missões na neve acontece em um mapa menor do que o mundo aberto, consequentemente menos peso tanto para o CPU quanto a GPU.

Ressaltando que em todos os casos, não uso nenhum tipo de sync.

 

Depois desta experiência, fiquei observando que comportamento similares aconteciam em outros jogos, como COD Warzone, Battlefield 1 / V, Titanfall 2. Estes são online, por isto fico com pé atrás se tem fundamento ou não a minha teoria.

 

Para resumir melhor, quando travo os 60 FPS, parece que a fluidez de movimentação é proporcional ao tanto de frames que eu atingiria sem travar. Ou seja, se eu tenho condições de manter 144 FPS, ao travar em 60 eu teria uma fluidez excelente, porém em casos onde o FPS ficasse variando entre 70 a 90, por exemplo, a fluidez fica alterando ao travar.

 

Seria um caso de gargalo? Pois em teoria limitar os FPS para um valor seguro abaixo da média a fluidez/experiência de movimentação deveria ser constante, já que garantiria uma folga de uso das peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite. Li e não entendi direito o que acontece nas partes onde normalmente teriam quedas abaixo de 100FPS.

Pelo seu relato, nas partes onde o FPS normalmente fica alto, você tem fluidez parecida com FPS preso e com FPS solto. Mas na parte onde normalmente teriam queda de FPS, eu não entendi bem o que ocorre se travar os FPS. Ainda ocorrem quedas abaixo de 60? Perde a fluidez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Math.Pi disse:

Pelo seu relato, nas partes onde o FPS normalmente fica alto, você tem fluidez parecida com FPS preso e com FPS solto. Mas na parte onde normalmente teriam queda de FPS, eu não entendi bem o que ocorre se travar os FPS. Ainda ocorrem quedas abaixo de 60? Perde a fluidez?

Na parte de FPS onde normalmente fica alto, sim, e claro, a fluidez com e sem travamento há uma diferença notável, afinal 60 FPS em 144Hz você sente a diferença.

Em quedas abaixo de 60 seria totalmente compreensível, mas não é o caso.

 

Vamos supor agora que em todo o jogo, eu sempre consigo uma média maior que 70 FPS, onde entre 70 a 80 FPS, a fluidez fica ainda meio estranho e instável, porém acima de 80 a fluidez fica boa.

Ao travar os 60 FPS, o resultado seria assim:

  • Onde normalmente ficaria entre 70 a 80 FPS: Fluidez variando muito, tendo micro engasgos. (neste caso específico, sem travar, mesmo com a constante variação de FPS, acontece menos engasgos)
  • Onde normalmente ficaria mais de 80 FPS: Fluidez estável.
  • Cenário das missões na neve: Maior fluidez do que os cenários acima.

Outro detalhe é que todos os jogos foram instalados em SSD, logo descartado a possibilidade de ser um HD convencional o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se os níveis de uso de processador ficam bons quando você trava os FPS, veja se conseque travar o FPS em 72 pra tentar melhorar a fluidez. É uma teoria sincronizar o FPS a metade da frequência do monitor. Agr se mesmo assim você tem alto uso de processador ou alta temperatura, tem que resolver isso antes. Se o monitor tiver G-sync/Freesync, é um outro teste a fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Math.Pi

Acho que é sintoma de gargalo mesmo. Eu tinha parado de jogar alguns jogos pesados nestes dias e não fiz os testes novamente, mas resolvi uma nova campanha em The Witcher 3. Grande parte do jogo a média de 85 FPS fica excelente, e aqueles sintomas de instabilidade volta quando começo a ver que o PC briga para passar dos 60 FPS (variando entre 60 a 67, por exemplo).

Posso concluir que mesmo que eu tenha 60 FPS sólido na monitoração, há uma variação de tempo entre cada frame renderizado, o que causa a sensação de pouca fluidez se não for constante.

Tenho a impressão que eu não via este sintoma quando usava um monitor de 60Hz, talvez por ter a capacidade de ter menos atualização por segundo, o gargalo em tempo real era pouco perceptível;, sendo que com 144Hz você observa melhor a demora de renderizar cada imagem. O que antigamente em teoria eu achava o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...