Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desliga sozinho e depois liga quando quer


Posts recomendados

Bom dia amigos, entrei no tópico fixado do forum sobre computadores que não dão vídeo e já havia prosseguido todos os passos indicados naquele tutorial. É um post muito útil, parabéns a quem o elaborou. Voltando ao meu problema, meu computador têm as seguintes características.


placa-mãe : Gigabyte Z370 Hd3

Processador : Core i5 8600K

Memória : Balistik 8gb

Fonte: Corsair 650W

Placa de vídeo( que não estou usando no momento com medo do pc desligar) : RX 570 Power color 4GB

Air cooler Hyper t4 

 

É um problema intermitente, ora o pc morre do nada e não liga mais, ora ele liga e funciona normal.

Quando ele desliga, eu sempre tiro a memória e faço uma limpeza, troco de slots e uma hora ele volta a vida. Mas ... 

Reparei q quando ele não liga, um led vermelho fica aceso na MB, olhei no manual e esse led corresponde ao CPU, indicando problema no CPU, mas ai dá um tempo sei lá e ele volta como se o "problema" tivesse sido solucionado sozinho.

Utimamente ele tem dado esses problemas mais frequentemente, essa semana comprei limpa contatos e limpei todos os slots de memória e PCI-Express incluindo Socket da MB (olhei e todos os pinos estão intáctos) .
Estou usando agora com a placa de vídeo OnBoard. 
Tenho um multímetro em casa e fiz testes nas saídas da fonte de acordo com a pinagem do manual, estava tudo batendo certinho os valores de 5v, 12v, 3v e tal.
Já testei a tensão da bateria da MB e dei 3,13v (acredito ser o valor ideal mas aqui eu não tenho certeza).

já procurei capacitores estufados e também não encontrei, inclusive joguei limpa contatos nas conexões deles só por precaução
Não sei mais o que fazer, estou usando agora mas com medo de ele morrer do nada, o pior é que eu uso ele frequentemente para fazer powerpoints pro meu trabalho.

Quem puder me ajudar com uma dica ou um palpite do que fazer eu agradeço bastante. Obrigado✌️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo da fonte é CX650 da Corsair.
Sim , depois de morrer ele da sinal de vida, acendem todos os leds de coolers e do gabinete, ai fica assim:
Acende tudo, daí apagam por sei lá 0,5 segundos e acendem, ai apagam de novo e acendem, apagam e acendem:
Como se estivessem "piscando ao contrário", é difícil explicar isso. e fica assim, aceso normal , apaga e acende , apaga e acende e não liga, até desligar geral depois de cerca de 1minutos nesse ciclo. 

adicionado 0 minutos depois

Todos os coolers giram normalmente .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala Felipe tudo bem mano? vou ressucitar aqui o post com 2 vídeos.
Até então o pc havia estabilizado sem a placa de víde, uns 20 dias ai usando a onboard numa boa, ai agr fui testar novamente a GPU pra ver se voltava a funcionar do nada e deu problema de novo (normal né).
O primeiro vídeo foi logo após eu colocar a GPU,antes disso o PC estava funcionando normalmente
Ai com a GPU parou de funcionar, depois eu removi a GPU e CONTINUOU sem funcionar.
Troquei a memória de slot e ai sim funcionou sem a GPU.
Vídeo 2 na próxima resposta

Agora eu não consigo identificar se o problema é a GPU ou a fonte que não "aguenta" empurrar o PC + a GPU.
Que palpite você me daria pra fazer agora amigo?

1_gpu.rar

adicionado 0 minutos depois

2_gpu.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William Sobrinho Esses defeitos intermitentes são dificeis de diagnosticar.. Faça um teste de bancada, retire tudo do gabinete e bote em cima de  uma caixa ( de placa-mãe, GPU) ou caderno de capa dura  e vá fazendo testes, com 1 memoria por vez, se tiver limpa contato passe, sem o HD, só com o basico. 

Como fazer:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Shanks.  Voltei pra te agradecer e esclarecer umas coisas que podem ser úteis ao forum. 
Depois de mt tempo e luta tentando encontrar o problema, acho que finalmente encontrei a razão do problema intermitente.
limpei todos os componentes do pc com limpa contatos, fiz testes de memória em cada slot, fiz teste por 1h no furmarker com a GPU, tudo ok, um dia depois o problema voltou.
Consegui identificar que o problema está no cabo de 24 pinos da placa-mãe, eu fiz sleeve nos cabos e acho que isso pode estar dando algum mal contato entre os pinos com a placa-mãe, passei limpa contatos nele também e tentei "apertar" os pinos para ficarem mais firmes e voltou a funcionar. 
Acredito que tem grandes chances de ser esse o problema, visto que é algo intermitente. 
Desde já agradeço a ajuda. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...