Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória virtual x Memória


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Bom, estive reparando na memória pelo gerenciador de tarefas, e vejo que fica usando por volta de 50% mesmo não estando usando esse tanto com os apps abertos, e gostaria de dizer se isso tem algo relacionado com a memória virtual do windows, e também não entendo muito bem o que é, se alguem pudesse me explicar resumidamente daria uma força!

 

Uso 8GB de memória total no PC tenho que usar memória virtual? Costumo jogar bastante.

 

Espero que alguém possa me esclarecer essas dúvidas, desde já agradeço!

 

 

Imgs do gerenciador, se fizer as contas daria menos de 25% de uso da memória e da como 50%+Screenshot_16.png.f687f3c7aaaa69ba6b7833a9fdb02650.png

Screenshot_15.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

Uso 8GB de memória total no PC tenho que usar memória virtual? Costumo jogar bastante.

Como assim se 'tem que usar memória virtual'? Não entendi a pergunta.

 

5 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

Imgs do gerenciador, se fizer as contas daria menos de 25% de uso da memória e da como 50%+

Tá normal. O Windows usa em torno de uns 2, os outros 2 são esse monte de processo aberto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

Quis dizer isso mesmo, se usar a memória virtual ajudaria em algo? 

Você diz o arquivo de paginação? Ele não é um substituto da RAM, tá mais pra complemento. Designa um pedaço do HD ou SSD pra 'despejar' informações da RAM eventualmente. Como tanto HD quanto SSD são muito mais lentos do que a RAM, qualquer atividade exigente não pode depender do arquivo de paginação. Quer dizer que se você tiver, por exemplo, jogando um jogo que exige mais de 8 GB de RAM, vai sentir travadas constantes, sempre que é necessário ler a memória virtual. Dito isso, tem processos e operações do Windows que dependem do arquivo de paginação, então mesmo com 32+ GB de RAM você deve manter algum. Minha recomendação é usar algo perto do que você tem de RAM ao dobro disso como memória virtual, no caso 8~16 GB.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bernardo Simão Fácil.

 

Memória virtual -> Memória física (HD/SSD) alocada pelo sistema operacional (SO) para funcionar como memória RAM, Essa memória pode ser expandida automaticamente caso seja necessário, desde que não seja excedida ficará no valor já predeterminado.

 

Memória RAM -> Comumente chamado de forma simples de "memória" é o local inicial onde os arquivos e aplicativos ficam (quando abertos/carregados pelo SO), os não usados no momento são movidos para a memória virtual de modo a tornar o SO mais responsivo.

 

O SO Windows 10 usa numa média de 9GB de memória RAM a 12GB. Logo com apenas 8GB ainda precisa usar memória virtual. Para desativar memória virtual e não sentir a falta do mesmo recomendo que use o dobro do requerido pelo sistema operacional, logo, 12 x 2 = 24GB com esse valor ou mais já pode começar a pensar em desativar memória virtual.

 

OBS: Alguns programas do Windows são feitos para funcionar com memória virtual e estes podem apresentar instabilidade pela falta do mesmo, mas também pode funcionar e no geral o computador fica sim mais rápido sem memória virtual, mas como disse, sempre recomendo ter pelo menos o dobro do que é usado para que seja viável usar sem memória virtual.

OBS2: Com seus 8GB de RAM você com certeza precisa da memória virtual.

 

adicionado 8 minutos depois

Acrescentando

HD / SSD -> Armazenam os Arquivos, é a memória que não depende de energia. Aqui que fica tudo que vai ser carregado na memória RAM é o local que o SO vai criar os ARQUIVOS DE PAGINAÇÃO (memória virtual) depois de iniciar o Windows.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...