Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando rede doméstica da NET com Switch


Posts recomendados

Olá a todos !

Estou montando um projeto de distribuição de internet para minha residência ( que está sendo finalizada ), então gostaria de saber se estou fazendo da maneira correta, pois tenho um conhecimento mediano quando o assunto é rede de computadores.

Pois bem, em meu projeto de casa casa  gostaria de fazer 3 pontos de internet que seriam divididos da seguinte forma:

Sala: 1º ponto, neste ponto ficará a TV e um aparelho decodificador de TV - Logo precisarei de 2 cabos de rede chegando aqui. Este cômodo Também abrigará local onde ficará o quadro de distribuição tigre (40x40).

Quarto: 2º ponto, neste ponto ficará a TV, um computador, um decodificador de TV e um vídeo game - Logo precisarei de 4 cabos de rede.

 

Recanto do guerreiro: 3º ponto, (segundo pavimento que não será construído agora, será uma obra futura então deixarei apenas o conduíte na espera), este ponto terá os mesmos eletrônicos do segundo ponto: uma TV, um computador, um decodificador de TV e um vídeo game - precisarei de 4 cabos de rede. (obs: o vídeo-game do quarto irá passar para este cômodo, liberando um cabo de quarto)

Vou colocar a Internet da Net, provavelmente 240mb. Com relação aos cabos, vou comprar o Cabo De Rede Cat6 Furukawa Soho Plus, eu mesmo irei cripar.

Minhas dúvidas são:

O modem da net creio vir com 4 saídas de lan, devo comprar um switch e ligar o mesmo no modem (os dois ficariam dentro do quadro de distribuição na sala) , assim aumentando o número de portas para usar em todos os cômodos ? isso é possível ?

Vi esse switch: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1317256289-switch-gerenciavel-easy-smart-gigabit-de-8-portas-tl-sg108e-_JM?quantity=1#position=6&type=item&tracking_id=045e3320-9e38-4b88-af2b-227ffe1ea7d5

Será que ele me atenderá ? Visto que o mesmo possui 8 portas, com mais 4 portas do modem da Net totalizam 12 portas. Como perderei 2 portas para a ligação entre os mesmos ficarei com 10 portas disponíveis, exatamente o que preciso.

Pensei neste switch pois ele é  10/100/1000Mbps então vai oferecer uma boa taxa de transferência na rede interna. Mas com relação a distribuição da internet tenho a seguinte dúvida: no modem da net existem 4 portas. Uma dessas 4 portas eu ligaria o switch, e desse switch sairiam cabos para alimentar outros dispositivos. As outras 3 portas que ficaram livres no modem, que também alimentariam dispositivos, sairiam com mais velocidade de internet do que a porta em que está ligado o switch ?

lembrando que utilizarei cabos Cat6 para tentar melhorar ainda mais a qualidade da internet.

Obs: prefiro montar minha rede toda cabeada, não sou fan de usar Wi-fi devido as perdas, pois jogo FPS então quanto menos perda melhor. Tem também os novos conteúdos em 4k, então pra não arriscar, vou cabear tudo mesmo.

Falei do switch pois é a única opção que sei, não estou tão atualizado com as novas tecnologias, se alguém souber algum outro aparelho, ou quiser sugerir alguma mudança que possa melhorar meu futuro sistema, ficarei muito agradecido.

Fiquem com Deus

E obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai, se todos tivessem uma iniciativa como a sua e planejassem a construção  sofreriam bem menos.

Esse switch vai te atender bem.

Eu só recomendaria passar dutos largos para o caso de precisar trocar algum cabo ou passar mais.

Já que tá com a mão na massa aproveita e passa conduítes para cabeamento de cftv, pode usar cat5 pra cftv, eu prefiro porque dessa forma é só crimpar e usar power balun que nunca mais incomoda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala wagner ! Excelente comentário ! Eu até tinha pensando sim nessa questão de colocar câmeras de monitoramento, mas é tanta coisa na cabeça quando estamos fazendo obra que acabei esquecendo.

 

Tinha dito antes que meu conhecimento de rede é mediano, agora com relação a câmera é ínfimo hahahah

Tanto que fui pesquisar o que era CFTV e o Power Balun.

Vi que em apenas um cabo eu conseguiria ligar 4 câmeras. Então no caso eu só precisaria usar apenas uma porta no switch correto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...