Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte CX650 superdimensionada para R5 3600 e GTX 970?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

 

Eu tenho algumas dúvidas referente a fonte e a questão de energia do computador.

Primeiro vou informar as minhas configurações novas, pois a da assinatura está a antiga:

 

Ryzen 5 3600
TUF B450M-PRO GAMING

2x8GBs DDR4 HyperX 2666MHz

Asus Strix 970 4GBs
SSD 256GBs Kingston
1TB HD WD
2 FANs 120mm

Na minha configuração antiga, que está na assinatura, eu comprei o PC montado e ele veio com uma 600W da Thermaltake White 80+. Me informaram que eles colocavam uma fonte um pouco mais parruda para a configuração caso eu quisesse fazer algum upgrade futuro ou algo do gênero.

Devido a um problema que tive com a minha antiga placa-mãe, de queimar o slot PCI só Deus sabe como, precisei comprar uma MOBO nova, e com isso aproveitei e fiz um upgrade em geral.

Minha dúvida é, eu acabei comprando uma fonte nova para prevenir que não seria ela o problema (mesmo tendo quase certeza que não é ela, eu prefiro estar mais seguro com uma nova) que foi a fonte CX650W da Corsair 80+ Bronze. Gostaria de saber se eu superdimensionei a minha fonte? E se tem algum problema, tirando o fato de pagar mais caro sem necessidade, para os componentes?

OBS: Eu sei que a 970 é fraca para o meu 3600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diegolera A CX 650 seria suficiente para alimentar dois do seu computador e sobraria potência. Fora o fato de não ser boa escolha, não teria problema. O único risco aí é a sua fonte nova estar no meio disto:

 

 

Não é uma boa hora para comprar CX. Assim que chegar, verifique o número do lote.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, KairanD disse:

@Diegolera A CX 650 seria suficiente para alimentar dois do seu computador e sobraria potência. Fora o fato de não ser boa escolha, não teria problema. O único risco aí é a sua fonte nova estar no meio disto:

 

 

Não é uma boa hora para comprar CX. Assim que chegar, verifique o número do lote.

 

Puts, que droga, eu não sabia desse ocorrido... vou cancelar agora! Não quero ser um dos "sortudos" com esse problema

 

Mais uma dúvida me surgiu após ler, qual seria uma fonte que você indicaria para a minha config? eu vi que ela chega a uns 327w porém eu queria uma de qualidade como a da corsair (não sei se soa bem nesse atual momento, mas eu confiava cegamente nos produtos deles)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diegolera A CX 650 não deixa de ser boa fonte... Isso é apenas algo temporário. Envolve os lotes de numeração "XXXX48XX", e os relatos apontam a KaBuM! e a Terabyte como atingidas. 

 

Essa sua configuração não chega a 327W. O máximo dela fica abaixo disso (se você pegou alguma daquelas calculadoras online para calcular, saiba que elas superestimam o valor consideravelmente). E a fonte deve ser dimensionada para o dobro do consumo típico na atividade de carga mais frequente (buscando manter perto da eficiência máxima a maior parte do tempo). Portanto, creio que uma Pichau Nidus 500W, Deepcool DA 500 ou PCYes! Electro V2 Bronze 550W ficaria legal aí.

 

A nova linha CV não parece estar envolvida no problema, mas não fico confiante em te indicar, pois não posso ter certeza.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, KairanD disse:

@Diegolera A CX 650 não deixa de ser boa fonte... Isso é apenas algo temporário. Envolve os lotes de numeração "XXXX48XX", e os relatos apontam a KaBuM! e a Terabyte como atingidas. 

 

Essa sua configuração não chega a 327W. O máximo dela fica abaixo disso (se você pegou alguma daquelas calculadoras online para calcular, saiba que elas superestimam o valor consideravelmente). E a fonte deve ser dimensionada para o dobro do consumo típico na atividade de carga mais frequente (buscando manter perto da eficiência máxima a maior parte do tempo). Portanto, creio que uma Pichau Nidus 500W, Deepcool DA 500 ou PCYes! Electro V2 Bronze 550W ficaria legal aí.

 

A nova linha CV não parece estar envolvida no problema, mas não fico confiante em te indicar, pois não posso ter certeza.

 

Entendi, eu via por lá mesmo e imaginava que não era aquele calculo correto.

Eu pesquisei a da Pichau porém está indisponível e eu gostaria de comprar uma o mais rápido possível. Eu acabei encontrando essa Cooler Master MasterWatt TUF 550W, 80 Plus Bronze, Semi-Modular na KaBuM!

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100103


Ela é confiável? ela está em promoção e me chamou muita atenção por ser semi modular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diegolera O Teclab chegou a testar uma MWE White e ela foi aprovada. Quanto a esta que você mencionou, encontrei um review e o resultado foi bom: https://pcper.com/2017/12/cooler-master-masterwatt-550w-power-supply-review/6/#ftoc-heading-7

 

Pessoalmente não acho que o investimento extra em uma fonte modular ou semi-modular é justificado. A menos que seu gabinete seja extremamente apertado e não possua qualquer local para armazenar os cabos que não estão em uso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, KairanD disse:

@Diegolera O Teclab chegou a testar uma MWE White e ela foi aprovada. Quanto a esta que você mencionou, encontrei um review e o resultado foi bom: https://pcper.com/2017/12/cooler-master-masterwatt-550w-power-supply-review/6/#ftoc-heading-7

 

Pessoalmente não acho que o investimento extra em uma fonte modular ou semi-modular é justificado. A menos que seu gabinete seja extremamente apertado e não possua qualquer local para armazenar os cabos que não estão em uso.

 

Ah sim, o ponto que você colocou foi muito adequado, ainda mais que eu acabei verificando posteriormente que você utiliza todos os cabos nessa fonte semi-modular tornando ela em uma fonte normal só que mais cara kkkk

 

Em relação as demais, eu pesquisei tanto a Deepcool DA500 como a da PCYes e ambas estão indisponíveis. Essa MWE White eu cheguei a pesquisar porém não sei qual você se refere com ela, pois eu encontrei no 650W e isso iria voltar para o problema inicial.

 

Teria mais algumas indicações de fontes? Como você pode ver, eu sou realmente bem leigo no assunto de fontes e já vi que nem sempre o mais caro é o melhor para a configuração que eu tenho, e obrigado pela grande ajuda que você está me dando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Shaman93 disse:

A princípio, em termos de eficiência energética, não acho ruim 'pecar pelo excesso' na potência da fonte, além do gasto um pouco mais alto com ela. Numa fonte de 650 W, o pico de eficiência geralmente fica ali pelos 200~250 W até 400~450 W, então sem problemas.

 

Ah sim, porém, como é algo que não necessita dessa robustez toda, prefiro economizar o que eu gastaria a mais em uma de 650W em uma de 550W ou 500W. O problema é que eu preferi escolher uma CX650, e após saber dos relatos, eu imediatamente cancelei o pedido e estou buscando uma outra, mas até o momento, as que foram indicadas pelo @KairanDestão indisponíveis.

 

Eu sou um pouco cri cri com marcas não tão famosas pois eu imaginava que problemas desse tipo não ocorreria, mas eu acabei caindo do cavalo. Agora, eu estou menos confiante a nome e mais a testes.
@Shaman93 se tiver alguma sugestão para o meu setup eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Eu estou pesquisando bastante em relação a fontes e questões de eficiência e qualidade, tanto que já encomendei um filtro de linha da clamper (energia 5) para estar bem protegido contra algo mais crítico vindo de fora. Em relação a FONTE SUPER FLOWER 550W LEADEX III HG GOLD 80 PLUS, SF-550F14HG.

Sei que o preço dela pode estar um pouco salgado, ainda mais pelo seus Ws, mas eu vi que ela tem várias vantagens, como:


https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-gamer-super-flower-550w-leadex-iii-hg-gold-80-plus-sf-550f14hg
 

Possuir uma eficiencia de acima de 87%, de acordo com o Cybenetics, modular, foi testada pelo teclab e surpreendeu com a quantidade que ela aguentou acima do que deveria.

 

Gostaria de saber se é uma boa pedida comprar ela? Estou com um pouco de pressa com as peças por isso estou tentando achar outras fontes que estejam disponíveis e que sejam de boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Diegolera A Super Flower é uma das fabricantes mais tradicionais (ela realmente fabrica as fontes, não é remarcadora). Esse modelo, especificamente, é um espetáculo de fonte. O preço é alto, mas reflete a qualidade do produto que você está comprando. Isso é fonte para 10 anos ou mais. 

 

Se você estiver interessado em fontes desse nível, pode dar uma olhada nas XPG Core Reactor e XFX XTR2 Gold também. Imagino que você pretende trocar apenas a GTX 970 mais para frente e, portanto, estou pensando que o investimento mais alto na fonte não vai prejudicar seu upgrade agora.

 

Considerando o preço das fontes que você tinha olhado, como aquela Cooler Master, diria que é um dinheiro extra bem gasto. Se parar para pensar, a diferença de valor não está grande.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, KairanD disse:

@Diegolera A Super Flower é uma das fabricantes mais tradicionais (ela realmente fabrica as fontes, não é remarcadora). Esse modelo, especificamente, é um espetáculo de fonte. O preço é alto, mas reflete a qualidade do produto que você está comprando. Isso é fonte para 10 anos ou mais. 

 

Que ótimo! Fico feliz em saber que ela é boa, eu pesquisei bastante para achar uma que eu não precisasse me preocupar por um bom tempo e eu já comprei ela.

 

2 horas atrás, KairanD disse:

Se você estiver interessado em fontes desse nível, pode dar uma olhada nas XPG Core Reactor e XFX XTR2 Gold também. Imagino que você pretende trocar apenas a GTX 970 mais para frente e, portanto, estou pensando que o investimento mais alto na fonte não vai prejudicar seu upgrade agora.

 

Apenas uma coisinha que eu não entendi na parte acima, quando eu for fazer um upgrade na minha 970, devo me preocupar com a fonte ou não? Sei que é algo complicado de supor/imaginar o quanto irão gastar nas próximas, mas eu estava pensando como exemplo uma 2060.

 

E a propósito, me interessou muito a XPG Core Reactor, porém ela estava indisponível infelizmente, pois o preço era apenas 70 reais a mais por 100W a mais.

 

Muito obrigado pela grande ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diegolera Não, não precisa se preocupar com a fonte quando for trocar de placa de vídeo. Se quiser pode colocar até uma RTX 2080Ti aí e ficar na boa.

 

Comentei sobre isso porque investir mais na fonte poderia significar ter que sacrificar em algum componente no atual upgrade. Isso poderia influenciar na decisão se fosse o caso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Frib 2K4 disse:

Se puder, pegue o Multiproteção 8 que vem com proteção para cabo de internet e afins.

 

Então @Frib 2K4, eu tinha visto esse mas eu acabei optando pelo energia 5 pois não teria muito espaço pra um daquele tamanho, e como eu comprei mais de um para o pessoal daqui de casa, eu optei por ter um mais simples também, se não ia ficar muito caro eles.

Mas futuramente eu compre esse mais robusto e um nobreak.

 

Detalhe, o meu PC não fica próximo ao modem, eu puxei um cabo até ele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 minutos atrás, Diegolera disse:

Mas futuramente eu compre esse mais robusto e um nobreak.

Melhor não. No-break decente custa pelo menos uns R$ 1.200,00 e só se justifica se você fizer algum trabalho extremamente importante que não deve ser interrompido. As "coisas" que você vai encontrar abaixo desse valor são short-breaks com estabilizador interno e onda retangular, ou seja, equipamentos que vão desgraçar essa sua linda fonte. Nunca, jamais, compre "no-break" offline ou de linha interativa. Apenas online, senoidal e de dupla conversão.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Diegolera disse:

Eu estou pesquisando bastante em relação a fontes e questões de eficiência e qualidade, tanto que já encomendei um filtro de linha da clamper (energia 5) para estar bem protegido contra algo mais crítico vindo de fora. Em relação a FONTE SUPER FLOWER 550W LEADEX III HG GOLD 80 PLUS, SF-550F14HG.

Sei que o preço dela pode estar um pouco salgado, ainda mais pelo seus Ws, mas eu vi que ela tem várias vantagens, como:

O TechPowerUp analisou e testou essa fonte (essa é branca e ARBG, mas é o mesmo modelo internamente) e dispensou muito poucas críticas, ganhou o selo de "altamente recomendada". Nesse ranking do fórum do Linus é classificada como Tier A, o mais alto, e é dourada, significando que é dar melhores do Tier. O lance da eficiência é que você economiza aos poucos na conta de luz, especialmente se joga bastante. A diferença de preço em relação a uma fonte de menor eficiência vai se pagando ao longo dos anos.

Eu recém peguei uma fonte do mesmo modelo, mas 650 W. Tava por pegar uma CX 650, mas com essa leva de fontes problemáticas fiquei com o pé atrás e julguei que valia a pena pagar ~30% a mais por uma ótima fonte. Uma coisa que pesou bastante na decisão foi que vi que ela é tão eficiente que o fan praticamente não gira em condições normais, além de acumular menos poeira significa menos barulho também. Quando precisar girar, num dia muito quente e em alta carga, o fan é de 13 cm e rolamento fluido, dos melhores que tem, e praticamente não produz ruido. Tenho uma XFX XT de 4 anos e é uma das maiores fontes de barulho e vibração do PC atualmente, me incomoda bastante.

A única coisa que me deixou com o pé atrás é que é uma fonte que na maioria dos países tem garantia de 5 a 7 anos. Aqui é 1 ano só com a Pichau, o mesmo tempo de garantia das fontes bomba :angry:... Mas mesmo assim resolvi dar um voto de confiança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Diegolera disse:

 

Então @Frib 2K4, eu tinha visto esse mas eu acabei optando pelo energia 5 pois não teria muito espaço pra um daquele tamanho, e como eu comprei mais de um para o pessoal daqui de casa, eu optei por ter um mais simples também, se não ia ficar muito caro eles.

Mas futuramente eu compre esse mais robusto e um nobreak.

 

Detalhe, o meu PC não fica próximo ao modem, eu puxei um cabo até ele.

 

Ah, sim. O energia 5 já dá conta. Uma dica de ouro que dou é: retire o cabo de internet do roteador se estiver dando raio, pois o raio pode queimar seu aparelho pelo cabo de internet. O ideal é sempre que puder usar um protetor desse tipo o Multiproteção, apesar de ser caro vale muito a pena.

Aqui eu uso um MG 3001 que é só uma extensão mesmo...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Shaman93 disse:

A única coisa que me deixou com o pé atrás é que é uma fonte que na maioria dos países tem garantia de 5 a 7 anos. Aqui é 1 ano só com a Pichau, o mesmo tempo de garantia das fontes bomba :angry:... Mas mesmo assim resolvi dar um voto de confiança.

Creio que a Super Flower não tenha representante nacional oficial. Essas fontes estão sendo importadas pela Pichau. A qualidade é indiscutível. Para quem queria comprar uma fonte de entrada, é outro patamar. Estão bem à frente de uma Corsair CX, por exemplo.

 

Sobre a questão da garantia: o princípio da responsabilidade solidária, definido no Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece que a loja, o fornecedor e o fabricante são solidariamente responsáveis pelo produto vendido. Ou seja, a Super Flower, a Pichau e o fornecedor da Pichau são responsáveis. E prevalece o maior valor prometido. Se o material informativo da Super Flower dizer que se tratam de 5 anos de garantia, por exemplo, então prevalece esse valor. E ainda há um agravante: se a garantia legal não estiver devidamente especificada (3 meses de garantia legal + 4 anos e 9 meses de garantia estendida), então serão 5 anos e 3 meses de garantia. 

 

Lei nº 8.078:

Art. 3°: "Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.";

Art 18: "Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas".

 

Ou seja: em caso de defeito em produtos de consumo duráveis ou não duráveis, o vendedor responde solidariamente com o fabricante. E o fato da Super Flower ser estrangeira não muda isso. Mas aí você pode afirmar "ah, mas a Pichau vai criar caso e não vai querer cumprir isso". É verdade. Tenho um parente que trabalhou muitos anos no Procon e esse tipo de caso era frequente. E aí te digo que juiz nenhum vai recusar o seu ganho de causa, e a loja sabe disso... Experiência própria. Basta argumentar e mostrar que você conhece seus direitos.

 

Segundo o site da Pichau, você tem 1 ano e 3 meses de garantia (eles não especificam a garantia legal, coisa que a KaBuM!, por exemplo, passou a fazer, justamente porque algumas pessoas devem ter cutucado no ponto que destaquei). Procure algum material oficial da Super Flower que mencione o tempo de garantia. Se for maior, prevalece e a Pichau é obrigada a cobrir. Se não mencionar, então você tem só esse 1 ano e 3 meses mesmo. 

 

Essa fonte é algo que também tenho interesse em comprar, e compraria com total tranquilidade. Se a minha OCZ ModXStream Pro morrer, essa Leadex é uma das primeiras opções, senão a primeira. Contudo, minha fonte - extremamente silenciosa, por sinal - está perto de seus 7 aninhos, com tensões extremamente estáveis em carga e parece que quer viver muito ainda... Sempre limpei regularmente e cuidei super bem da danadinha. Como a minha é uma fonte de entrada, se for trocar, quero algo bem melhor, como essa Super Flower.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...