Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PFSense - limitar banda por ip


Posts recomendados

No pfsense existe o menu traffic shapper por onde eu limito a banda. Para min limitar a banda de uma rede para 1mb por exemplo vou na opção limiter como na foto abaixo e crio um limiter para download e outro para upload.

 

FIGURA 1 - Traffic shaper no pfsense

limiter.png

 

Para ativar o limiter tenho que criar uma regra no firewall e em opções avançadas especifico o limiter. ver figura abaixo.

 

 

Figura 2 - Regra para aplicar limiter no pfsense

regra.png

 

Neste exemplo ai, todos os hosts da rede WIFINET (origem) vão ocupar no maximo 1MB da banda (1mb compartilhada por todos), ou seja, todos os host da rede WIFINET vão concorrer por no maximo 1MB. Se eu quiser que cada host separado ocupe no maximo 1MB, ou seja, cada host tenha exclusivo para si 1MB, tenho que criar uma regra para cada IP, colocando no campo origem o ip que tera seu limite de 1MB e em opções avançadas especificar o limiter.

 

Essa solução de criar uma regra para cada IP fica impraticavel em uma rede com 250 IP pois tenho que criar 250 regras no firewall para aplicar esse limiter.

Gostaria de saber de vcs como faço uma alternativa no traffic shaper pra min limitar em 1mb por host  de forma que eu nao precise criar uma regra para cada IP.

 

OBS: Nao quero controle de banda do squid. Quero traffic shaper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...