Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reparo Super Nintendo - Trilha do capacitor SMD arrancada


Posts recomendados

Comprei um Super NES, o abri para fazer o famoso RECAP, para isso tive que retirar aqueles malditos capacitores SMD.

 

Retirei todos eles com sucesso usando um alicate e forçando para eles caírem... até que um deles eu arranquei aquela parte da solda junto com a perninha 😪. Como faço para reparar isso?

 

-Posso estanhar no lugar arrancado e por outro capacitor?

-Posso fazer um Jumper usando um fio?

 

Ajudem o iniciante aqui, e desde já agradeço.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Didigo Moreira    você tem uma imagem dessa placa onde quebrou ? ,  e se for apenas a trilha  , você pode sim fazer a conexão com um fio , vai funcionar normal , pois o que importa é que a eletricidade chegará aos outros componentes ,  ou se você quiser também pode usar aquela tinta condutiva , que conduz eletricidade  , e fazer a ligação também , e funcionará bem .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, devair1010 disse:

@Didigo Moreira    você tem uma imagem dessa placa onde quebrou ? ,  e se for apenas a trilha  , você pode sim fazer a conexão com um fio , vai funcionar normal , pois o que importa é que a eletricidade chegará aos outros componentes ,  ou se você quiser também pode usar aquela tinta condutiva , que conduz eletricidade  , e fazer a ligação também , e funcionará bem .

 

E a Conexão com 1 fio seria de onde pra onde?

 

Aqui amigo.

 

thumbnail-20200808-101126.jpg

 

thumbnail-20200808-094602.jpg

 

No polo Negativo do C15.

 

Placa SNS-01-1 CHIP

 

 

Você diz aquela Tinta condutiva de prata? Tipo posso preencher esse vazio com ela e em seguida aplicar o estanho?

 

 

 

adicionado 3 minutos depois
52 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

... e na próxima, deixe a ponta do ferro + tempo e faça pouca força com a própria ponta. Ou use estação de ar quente e pinça...: o+ correto.

 

Entendi, infelizmente não tenho estação de ar quente.

 

No YT eles dizem que é PIOR usar o ferro que o alicate. Nnunca entendi isso sempre achei (em teoria) mais seguro o ferro quente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo pra este caso a tinta não atende. Neste daí, basta raspar o cobre, estanhar e fazer uma ponte entre o cobre e o terminal do cap. Desloque-o 1 pouco 'pra cima'.

Não entendi o lance do alicate. Deu a entender que você usou só ele sem ferro. É um alicate especial que esquenta a ponta é isso? Não conheço mas vislumbro um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo pra este caso a tinta não atende. Neste daí, basta raspar o cobre, estanhar e fazer uma ponte entre o cobre e o terminal do cap. Desloque-o 1 pouco 'pra cima'.

Não entendi o lance do alicate. Deu a entender que você usou só ele sem ferro. É um alicate especial que esquenta a ponta é isso? Não conheço mas vislumbro um.

 

Não foi um alicate comum mesmo, daquele alicate grande esmaguei os capacitores e eles iam saindo. Até que esse saiu junto com a trilha.

 

Eu teria que raspas onde, no meio? Ou nas trilhas laterias?

 

Eu poderia tipo soldar a perninha positiva do capacitor na que está estanhada e a perna negativa  do capacitor (a que saiu a solda) direto no circuito onde termina a trilha?

 

EDIT

 

thumbnail-20200808-094602.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nas laterais - ou em cima. No meio não tem cobre (uma camada metálica), percebes?

7 minutos atrás, Didigo Moreira disse:

alicate grande esmaguei os capacitores e eles iam saindo. Até que esse saiu junto com a trilha.

Isso era de se esperar. Nem mesmo quem tem alguma experiência faria algo assim. E nem sei o que motivou a fazer tal procedimento. Que não se repita 😠

😁

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Nas laterais - ou em cima. No meio não tem cobre (uma camada metálica), percebes?

 

Poderia pegar a imagem, desenhar com o Paint os lugares e UPar aqui por favor?

adicionado 1 minuto depois
31 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

E nem sei o que motivou a fazer tal procedimento.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou tentando bolar um comentário sobre o video mas todos são tão 'doloridos' quanto o próprio video. Me restrinjo a não o recomendar. Mas achei engraçadinho o guri espremer o cap e falar que ele já tava vazado. afff.

 

4 horas atrás, Didigo Moreira disse:

pegar a imagem, desenhar com o Paint os lugares

Acho que nem precisa... Olha...

thumbnail-20200808-094602.jpg&key=2d4421

raspe a área verde escura em cima do -, aplique solda e ponteira do ferro simultaneamente. Pronto: sua nova ilha. Pode soldar um fiozinho ou tentar o que lhe disse. E se você raspar de ladinho, dá até pra colocar o cap direto meio inclinado

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Estou tentando bolar um comentário sobre o video mas todos são tão 'doloridos' quanto o próprio video. Me restrinjo a não o recomendar. Mas achei engraçadinho o guri espremer o cap e falar que ele já tava vazado. afff.

 

Acho que nem precisa... Olha...

thumbnail-20200808-094602.jpg&key=2d4421

raspe a área verde escura em cima do -, aplique solda e ponteira do ferro simultaneamente. Pronto: sua nova ilha. Pode soldar um fiozinho ou tentar o que lhe disse. E se você raspar de ladinho, dá até pra colocar o cap direto meio inclinado

 

Tipo tem que ser SÓ na verde-escura ou pode ser na verde-clara também?

 

Pergunto isso pois fiz isso na verde-CLARA até o cobre aparecer e soldei lá. Mas estou esperando chegar a fonte de Snes pra testar.

 

P.S - Sim, ele me bota um esmagador triturando o capacitor e ainda disse que ele estava vazando 🤣 no meu caso eu fiz o mesmo mas todos eles estavam secos, ocos parecia que não tinha nada.

 

Vou fazer o que você me pediu na trilha volto aqui e conto o resultado.

adicionado 0 minutos depois
agora, Didigo Moreira disse:

 

Tipo tem que ser SÓ na verde-escura ou pode ser na verde-clara também?

 

Pergunto isso pois fiz isso na verde-CLARA da ESQUERDA até o cobre aparecer e soldei lá. Mas estou esperando chegar a fonte de Snes pra testar.

 

P.S - Sim, ele me bota um esmagador triturando o capacitor e ainda disse que ele estava vazando 🤣 no meu caso eu fiz o mesmo mas todos eles estavam secos, ocos parecia que não tinha nada.

 

Vou fazer o que você me pediu na trilha volto aqui e conto o resultado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico, eu conversei com um amigo meu que manja muito de eletrônica, ele conserta PCs, levei o console nele e ele refez as trilhas pra mim.

 

Já que eu não manjo muito foi melhor deixar nas mãos de quem sabe para eu não poder piorar mais as coisas. Ao menos os capacitores que eu troquei deram certo!

 

Muito obrigado aqueles que ajudaram, o console já está funcionando perfeitamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...