Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vou ganhar uma CX 550, minha vó só deixa eu usar fonte ligada no estabilizador


Posts recomendados

Continuando o que eu disse no titulo, eu disse para minha vó que não pode usar estabilizador em fonte de 80 plus, certo gente? pois é uma cx 550 80 plus bronze, pra usar numa configuração aqui: i3 4160 3.60ghz 4gb ram drr3 1333mhz+4gb ram ddr3 1600mhz,total de 8gb de ram,placa-mãe positivo,uso uma gtx 1650 4gb oc gigabyte, como peguei essa placa de vídeo gtx 1650 4gb recentemente, vou por essa cx 550, estou desconfiando que com essa fonte possa sobrar muito energia, e também tenho duvida se essa fonte pode estragar a minha placa-mãe antiga da positivo, não sei como vou convencer minha vó de usar o filtro de linha, o filtro de linha aqui em casa é daqueles menos caros possíveis que vende por ai, tenho um estabilizador aqui usando nesse pc que é muito antigo, vou por a foto dele, malz pelos erros de gramáticas e vírgulas.

Edit:a fonte que estou usando atualmente é uma HOOPSON FNT-500W, quando eu ganhar a cx 550w mudarei para a cx 550w neste setup que citei no tópico.

foto01.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... dale uma martelada no estabilizar pra quebrar e ter que usar na tomada... é o jeito... zoeira

 

se for usar filtro de linha, recomendo pegar os da marca CLAMPER, que são os melhores que tem no mercado...

se a casa ter aterramento, creio que nem seja necessario.

 

Se continuar usando com o estabilizador, vai ser basicamente a mesma fonte, o que vai mudar é eficiencia... voce estará pegando uma fonte de qualidade, e entregando uma energia ruim, nao deixando ela trabalhar como deveria. Se livre desses estabilizadores, só vão piorar a situaçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Seja bem vindo Vitor.

 

Vamos por partes, você acabou embolando toda a conversa e fica difícil de entender. 

Qual sua idade?

 

Sua fonte é nova? Comprou recentemente? Eu lhe pergunto pois estamos enfrentando problemas com estas fontes da Corsair.

 

Sim, sua logica esta correta, não se pode utilizar estabilizador de tensão nestas fontes, sugiro que peça que sua avo leia alguns comentários, inclusive o video do gabriel torres sobre estabilizadores.

 

Não existe essa de sobrar energia. isso nao existe. você pode pegar um onte de 1000w que nao tera problemas, so sera subdmensionaa (muita coisa pra sua configuraçãO)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Matheus Lopes Marques disse:

Rapaz... dale uma martelada no estabilizar pra quebrar e ter que usar na tomada... é o jeito... zoeira

 

se for usar filtro de linha, recomendo pegar os da marca CLAMPER, que são os melhores que tem no mercado...

se a casa ter aterramento, creio que nem seja necessario.

 

Se continuar usando com o estabilizador, vai ser basicamente a mesma fonte, o que vai mudar é eficiencia... voce estará pegando uma fonte de qualidade, e entregando uma energia ruim, nao deixando ela trabalhar como deveria. Se livre desses estabilizadores, só vão piorar a situaçao

nao temos condições agora de comprar quaisquer filtros de linhas etc, ligar na tomada aqui de casa é meio perigoso,n sei se é aterracao dos fios que se chama,mas sei que os fios aqui de casa estão ruim pois não mudaram desde que a casa foi construída,no caso apartamento, vou mandar foto do filtro de linha que usa com o estabilizador que tirei foto, esse filtro de linha aqui tá em casa a anos, é bem antigo.

1596936502725188235431666905791.jpg

adicionado 6 minutos depois
52 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Seja bem vindo Vitor.

 

Vamos por partes, você acabou embolando toda a conversa e fica difícil de entender. 

Qual sua idade?

 

Sua fonte é nova? Comprou recentemente? Eu lhe pergunto pois estamos enfrentando problemas com estas fontes da Corsair.

 

Sim, sua logica esta correta, não se pode utilizar estabilizador de tensão nestas fontes, sugiro que peça que sua avo leia alguns comentários, inclusive o video do gabriel torres sobre estabilizadores.

 

Não existe essa de sobrar energia. isso nao existe. você pode pegar um onte de 1000w que nao tera problemas, so sera subdmensionaa (muita coisa pra sua configuraçãO)

tenho 19 anos,comprou hoje na kabum, a placa-mãe é antiga da positivo aí tenho medo dessa fonte dar MT energia pra placa-mãe antiga, esqueci de citar que uso um ssd de 240gb no pc também, os clocks dessa gtx 1650 que tenho  chega na casa dos 1900 coloquei no power supply calculator a gtx 1650 com esse clock  e as outras peças, deu uma fonte de 600w recomendada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vitor, é melhor ligar a fonte nessa regua (não é filtro) do que ligar no estabilizador. Eles vão danificar sua fonte com PFC ok. Ate ligar tireto na tomada é melhor.

 

Não existe isso da fonte dar muita energia Vitor, as tensões são padrões ATX. você pode comprar uma de 1000w que não tera problemas

 

So uma situação que é importante que saiba

 

 

adicionado 1 minuto depois

Certifique-se que não venha com o lote defeituoso. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor H É, apesar que provavelmente isso é apenas uma extensão comum de tomadas, não deve ser realmente um protetor de surtos. Mesmo se ele for um bom filtro, sem o aterramento ele apenas funcionará como uma extensão comum... Mostre esse video a sua avó, ela deve mudar de ideia:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 horas atrás, Vitor H disse:

essa régua que tirei foto é menos ruim doq usar a fonte no estabilizador? aqui ocorre queda de energia as vezes ent n e seguro ligar direto pela tomada certo?.@Mr. Caio Augusto

Pode ligar na extensão mesmo, não tem problema nenhum. Melhor na extensão do que no estabilizador. Inclusive eu mesmo ligo minha VS400 num "filtro" que é só uma extensão e nunca tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
18 minutos atrás, Vitor H disse:

o que vocês acham de um filtro de linha de 20-30 reais? qualquer um que eu ache por ai vendendo vai ser melhor que essa régua que tirei foto?

Provavelmente vai ser somente uma extensão igual ao da foto. Se quiser proteção, compre um Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Vitor H Fonte nenhuma deve ser usada com estabilizador, ainda mais se tiver PFC ativo:

 

 

 

image.png

 

16 horas atrás, Vitor H disse:

acho que com o video ela mude de ideia, ela falou que antigamente trabalhou numa empresa etc e fez curso etc que la aprendeu que deve ser usar estabilizador pra evitar que os aparelhos não queime.

A maioria dos "técnicos" por aí nesses cursos são meros apertadores de parafusos, sem qualquer nível de conhecimento aprofundado. Já faz décadas que não se deve utilizar estabilizador. Envie todo o material citado neste tópico para ela.

 

16 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

É, apesar que provavelmente isso é apenas uma extensão comum de tomadas, não deve ser realmente um protetor de surtos. Mesmo se ele for um bom filtro, sem o aterramento ele apenas funcionará como uma extensão comum... 

Bons protetores de surtos como os da Clamper operam em modo diferencial na ausência de aterramento. Adicionam sim uma camada de proteção, mesmo nessas condições...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipe Barbosa Melo Aterramento é essencial. Eu não disse que é dispensável. Apenas ressaltei o fato de que não é certo dizer que sem aterramento ele opera como extensão comum, já que continua funcionando em modo diferencial:

 

Em 06/03/2020 às 18:06, faller disse:

Surtos de tensão podem aparecer na rede elétrica de dois modos distintos.

Modo diferencial: Isto é, entre fase e neutro dessa rede elétrica. Esses surtos são originados pelas diferentes máquinas elétricas que passam pelo simples liquidificador até o motor do elevador de seu prédio ou a máquina de solda elétrica da serralheria da esquina..  Para eliminação desses surtos basta atacar com bons supressores, centelhadores ou dispersores a gás entre o fase e o neutro da rede.

 

Modo comum: Isto é, quando esses surtos de tensão se estabelecem entre os fios da rede elétrica e o aterramento ou massa. Geralmente derivados de descargas elétricas (raios) eles necessitam do aporte de aterramento para absorver os mesmos.

 

Sorte a nossa que a probabilidade da agressão por surtos em modo diferencial é muito mais frequente que aquela em modo comum.  Desse modo uma proteção contra surtos é bastante efetiva e em grande parte do tempo mesmo sem o aporte de aterramento..

 

Ou seja, o filtro protege contra a maioria dos surtos do dia a dia mesmo que não exista aterramento. A parte mais importante dele continua operando...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, KairanD disse:

@Felipe Barbosa Melo Aterramento é essencial. Eu não disse que é dispensável. Apenas ressaltei o fato de que não é certo dizer que sem aterramento ele opera como extensão comum, já que continua funcionando em modo diferencial:

 

 

Ou seja, o filtro protege contra a maioria dos surtos do dia a dia mesmo que não exista aterramento. A parte mais importante dele continua operando...

 

Exatamente, Eu cheguei a falar com a equipe da clamper sobre isso.

Ele funciona, o ideal seria aterramento, mas nao tendo ele desvia o surto para o neutro que é aterrado no padrão. isso por TDP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Vitor H Pode vir ou não. Acho que depende da loja. Acho que bastam as centenas de fotos disso na Internet, não? Você enviou todo o material que citamos para ela? E ela sabe quem é Gabriel Torres? Não tem como ter dúvidas depois de ver tudo isso...

 

@Mr. Caio Augusto Essa ideia de que o filtro DPS só funciona com aterramento é muito difundida... 

 

11 horas atrás, Matheus Lopes Marques disse:

leve sua avó e a fonte em um técnico(que realmente saiba o que esteja falando) perto de sua casa... 

Well, eu diria que isso é quase impossível. Encontrar um técnico de bairro que realmente entenda alguma coisa é mais difícil que encontrar aquele parafusinho do dissipador do notebook que caiu no chão embaixo do armário e viajou para Nárnia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...