Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como adaptar saída de fone de ouvido em TV CRT 21 polegadas


Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Olá a todos.

Eu tenho uma TV CRT Semp modelo TV2122(O)FS U-19, como a da foto a seguir (não é a minha):

image.thumb.png.7c83cd314ed092c5accd18ce1774ca16.png

Eu gostaria de saber se dá pra colocar uma saída de fone de ouvido nesta TV, ela só tem entradas de sinal (RCA para áudio e vídeo e de vídeo componente e de antena), sem nenhuma saída. A saída pode ser P2 ou P10. Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marciorocker Se você não ligar com a cara de "gambiarra" daria pra abrir a TV e ligar um  jack plug P2 ou P10 estéreo para painel internamente, o jack vai ligado nos fios que vão para o alto-falante, apenas se atentado que no fio que vai para o jack do fone deve ter um resistor entre 47 e 220 ohms ligado em serie em cada canal, isso serve pra limitar o volume e não estourar o fone de ouvido, porém só com essa ligação o som sairia pelo fone e pelo alto-falante ao mesmo tempo...

 

Outra opção seria usar uma Chave H-H pra selecionar a saída alto falante/fone, nesse caso tem, 2 possibilidades:

 

Se a TV for estéreo (2 alto-falantes), você usaria uma chave H-H com 6 pinos (polos) e 2 posições, no fio que via para os alto falantes você interromperia o fio positivo (+) de cada alto-falante e ligaria ambos aos 2 pinos do meio da chave, e a outra ponta que vai para o alto-falante voce liga nos 2 pinos de um dos lados da chave, os 2 pinos que sobrarem você liga a saída de fone, dessa forma dependendo da posição da chave o audio vai para o fone ou para o alto-falante...

 

O negativo do conector P2 ou P10 voce liga no negativo de um dos alto-falantes, com essa configuração a chave fara a seleção do audio para o fone ou para o alto-falante...

 

Se a TV for mono bastaria uma chave H-H com 3 pinos e 2 posições, o fio positivo que vai para o alto-falante seria interrompido, e ligado ao terminal central da chave, o fio restante do alto falante em um dos lado da chave e do outro lado você liga os 2 fios dos canais esquerdo/direito juntos no pino da chave, com isso o som fica nos 2 lados do fone, não esqueça dos 2 resistores em serie com cada canal do fone pra não estourar o fone

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 nem se preocupe com a cara de gambiarra, sou gambiarreiro mesmo rsrsrsrs. Eu vi neste post um jack com interrupção que faria o papel dessa chave H-H. No meu caso a TV é estéreo. É preciso mesmo um resistor? Não dá pra controlar o volume pelo controle remoto, como se fossem os alto-falantes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marciorocker Ate da pra controlar o som só pela TV, o problema é que se a TV estiver com volume alto e você conectar o fone sem abaixar o volume, adeus fone...  Alto falantes trabalham com watts enquanto fones de ouvido trabalham com mili-watt...

 

Outra opção mais comoda seria usar um headset de PC que já tem controle de volume no cabo, também tomando o cuidado de não aumentar muito o volume da TV ou o controle de volume do headset pode virar fumaça.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O jack mais simples de entender o funcionamento que eu achei seria esse Jack P10:

 

jack-j10-estereo-circuito-fechado-para-p

 

Só de olhar da pra entender, quando o plugue P10 é inserido ele levanta essas laminas e interrompe o som de ir para o outro lado, nesse caso você interromperia apenas os fios positivos dos alto falantes, a ponta que vem da placa seria ligado no pino com a lamina mais alta, e a ponta que vai para o alto falante seria ligada no pino do lado oposto, dessa forma com o conector vazio o som passa direto para o alto falante, isso seria feito nos 2 alto falantes, com cada canal sendo interrompido por uma das chaves do conector...

 

O terra do alto falante seria ligado obrigatoriamente no pino da ponta com rosca, e não precisa chavear o terra dos falantes, basta emendar um fio e soldar no conector.

 

Com uma gambiarra dessar uma precaução que você terá que ter é nunca usar um Plug P10 mono nessa entrada, sob risco de queimar uma das saídas de som da TV, alem da precaução de abaixar o volume antes de conectar o fone...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...