Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo mais fixar o IP do meu Desktop (Oi Velox)


Posts recomendados

Oi pessoal, estou tendo um problema de conexão na minha rede cabeada e não consigo constatar se o erro foi alguma atualização do meu Windows 10 ou é da minha Operadora de internet Oi Velox de 15 mega aqui em Curitiba/PR.

 

Tudo vinha funcionando normalmente até que comecei a ter problemas para entrar em sites como Samsung, Amazon, IP do modem technicolor 192.168.1.1 e a própria Microsoft como Outlook, Suporte, enfim alguns sites ele entra e outros não, então imaginei ser problema de DNS.

 

Entrei em contato com o suporte da operador Oi Velox e eles não conseguiram resolver o problema, e ai me passaram para outro setor e vieram com uma pérola que meu contrato não contempla o suporte àquele setor e que cobrariam para fazer o serviço on-line, o que achei um absurdo, e acredito eu que deve ser algo bobo ou a operadora mudou alguma coisa no meu modem para querer cobrar agora por este serviço, não sei o certo do que se trata.

 

Como meu windows 10 20H2 foi atualizado recentemente temo que posso também ser alguma coisa relacionada a isso e por isso estou aqui tentando resolver este problema.

Porque preciso fixar o IP do meu desktop? Porque tenho a TV Smart Samsung que a minha mãe comprou e para acessar automaticamente ele não consegue e preciso de um IP fixo (entrada manual de IP), para não ter que mudar cada vez que ligar meu desktop e ele pegar um IP diferente, além de ter dois media players conectados na rede que tem programas que pedem IP Fixo na configuração.

 

Bom aqui estão todas as informações que colhi para facilitar a solução do meu problema, que a anos eu uso o IP fixo e nunca tive este problema.

 

1. Quando eu deixo que o modem (TechnicolorTD5130v2) escolha o IP do meu Desktop (e outros equipamentos) quando ligo ele, ele funciona sem problemas mas o IP é variável, o que não me interessa, ao entrar na configuração da rede do meu Windows 10 Enterprise Versão 20H2 (Compilação do Sistema Operacional 19042.388) para fixar meu IP em 192.168.1.100 (como eu vinha usando e funcionando normalmente) gateway 192.168.1.1 e DNS primário 8.8.8.8 e secundário 8.8.4.4, começa a dar erros nos sites acima citados. o Erro que aparece é DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN nas páginas que ele não consegue alcançar.

 

2. Então mudei o DNS para os sugeridos pela Microsoft sendo o primário para 208.67.222.222 e o secundário para 208.67.220.220, mesmo assim com o IP fixado ele continuar a dar o erro, só para de dar erro quando eu tiro o IP FIXO.

 

3. Ao ir para o prompt de comando eu me deparei com algo estranho que nunca tinha visto no ipconfig, ele atribui um IP diferente do IP FIXO que incluí, ou seja em vez de 192.168.1.100 aparece 169.254.21.178 (Preferencial)  com máscara de sub-rede 255.255.0.0 e mostra como endereço IPv4 de configuração automática (dá onde veio isso?).

 

4. Ai digitei ipconfig /all, e percebi que o meu IP FIXO está lá mas como endereço IPv4 192.168.1.100 (Duplicado) com máscara de rede 255.255.255.0.

 

Imagino que a solução seja algo bem bobo, mas como não tenho conhecimento de suporte em redes fico vendido e não encontrei a solução uma vez que busquei no google por tudo que pude imaginar para poder solucionar meu problema e agora estou aqui na esperança de que alguém tenha a solução de que tanto preciso, seja técnico de suporte em TI, graduado em produtos Microsoft ou mesmo quem já tenha passado por este problema e solucionado ele.

Agradeço a atenção de todos.

 

Att.

 

José Roberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, caio.pm disse:

A distriuição de IP é feita pelo serviço de DHCP do seu roteador, [na maioria dos casos]. Ao entrar na configuração do seu roteador, o que consta na categoria DHCP?

 

 

É isso aqui:

 

 

DHCPDoModemTechnicolor.jpg

 

Por isso que eu pergunto: Dá onde veio isso?

 

169.254.21.178 (Preferencial)  com máscara de sub-rede 255.255.0.0 e mostra como endereço IPv4 de configuração automática

 

Att.

 

José Roberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, caio.pm disse:

Poderia compartilhar o output do seu ipconfig/all? E José, você tá conectado atualmente por wifi ou cabo? Em qualquer dos casos, é possível realizar uma troca[se estiver conectado por wifi, tentar conectar por cabo]caso não seja trabalhoso.

 

Opa o Wi-Fi funciona sem problemas, tanto que para acompanhar o técnico da Oi eu precisar acessar o modem via HTTP pelo me celular.

 

Aqui está o print do Config /All

 

 

 

Att.

 

José Roberto.

ErroAoFixarIPnoWindows10_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O IP preferencial que foi atribuído se deve ao fato da máquina não encontrar um DHCP[seu roteador]. Acredito que  a existência de ambos os IP seja consequência das configurações de rede estarem simultaneamente atendendo ao IP fixo e em busca de um DHCP. 

   Venho lembrá-lo que é possível reter um IP fixo enquanto funciona sobre influencia do DHCP, pra isso:

  • dê uma olhada no "MAC FILTER" ou algo simliar em configurações avançadas,
  • aumentar ou retirar o tempo de licença[lease time] de uso do IP disponibilizado pelo DHCP pode solucionar, caso não haja configuração direta.

IMPORTANTE verificar se o firmware do modem e roteador estão devidamente atualizados, por questões de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, caio.pm disse:

O IP preferencial que foi atribuído se deve ao fato da máquina não encontrar um DHCP[seu roteador].

 

OK, primeiro eu gostaria de saber porque estando funcionando de boa com o IP FIXO 192.168.1.100, ele começou a não encontrar o DHCP do Modem quando eu não mais conseguia entrar em muitas páginas da internet, ao tirar o IP FIXO ele aciona o DHCP e traz um valor como hoje de 192.168.1.7?

 

1. Gostaria de saber porque isso ocorreu e de quem provavelmente é a culpa tipo: atualização do Windows 10, algum programa que eu tenha instalado ou da operadora de serviços de internet da Oi Velox aqui de Curitiba/PR, mesmo porque coincidentemente o problema ocorreu dias depois deles terem deito na minha rua o cabeamento Oi Fibra e eu ter ficado dois dias sem internet e telefone fixo da Oi.

 

2. Aqui estão as especificações do firmware

 

Firmware Version:    OI_Fw_v7a
Modem Type:    TD5137
Modem Vendor:    Technicolor
Modem Serial Number:    ED527630200461
Uptime:    12:10
Current Time: 2020/Aug/09

 

Temo que se eu buscar um novo firmware para atualizar eu não conseguir voltar atrás (caso de algum problema), uma vez que não tem opção de backup do firmware e como você pode perceber me parece que ele tem alterações feitas pela operadora Oi Velox e ai com certeza ela irá cobrar pelo serviço de manutenção porque fui eu quem c@gou com o firmware deles, provavelmente são só aqueles valores que indicam a operadora no firmware, mas não quero arriscar logo nem pensar em atualizar o firmware.

 

Att.

 

José Roberto.

 

P.S. Eu só queria saber se existe alguma forma (comando) de eu excluir este IP que pegou sei lá de onde, com outra máscara, e tornar o meu IP 192.168.1.100 como PREFERENCIAL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo  @caio.pm, ao responder seu post acima, me ocorreu que o tempo todo eu tenho insistido em fixar o IP do meu desktop em 192.168.1.100, e me ocorreu então de usar ou 192.168.1.200 e/ou 192.168.1.50, já que o DHCP do modem está atribuindo valores baixos para os equipamentos que entram na minha rede, então testei dos dois e eles não deram erro, o meu Windows 10 Enterprise aceitou ambos e não deu o erro acima citado setando o IPv4 169.254.21.178 (Preferencial) com máscara de sub-rede 255.255.0.0 e IPv4 192.168.1.100 (Duplicado) com máscara de su-rede 255.255.255.0.

 

Enfim acredito que tenha resolvido o problema, vamos ver nos dias que irão se seguir se ele fixa este IP que não conflita com meu modem Oi Velox, vou deixar como 192.168.1.50, uma vez que o DHCP está atribuindo valores acima de 192.168.1.2 e os equipamentos simultâneos que terei não irão ultrapassar 10 no máximo.

 

Talvez este IP 192.168.1.100 esteja atualmente sendo usado pelo modem ou pela operadora Oi Velox para meu modem, não sei, isto é uma grande incógnita para mim, e talvez nunca tenha uma reposta para o mesmo.

 

Obrigado pela ajuda e espero ter sanado de vez este problema.

 

Att.

 

Druid®.

 

P.S. Terei que mudar os parâmetros de alguns programas que tenho aqui que usam o IP fixo do meu desktop, para acesso via rede, de 192.168.1.100 para 192.168.1.50 e rezar para que não venha a entrar em conflito novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/08/2020 às 22:57, Druid disse:

traz um valor como hoje de 192.168.1.7

Seu DHCP colocou esse IP, pois anteriormente foi colocado em outros dispositivos, números menores(ao ser instalado o primeiro dispositivo a se conectar recebeu o ip x.x.x.2, o segundo ficou com x.x.x.3, e assim por diante. Portanto esse seria o IP da sua máquina, caso aceitasse o serviço de DHCP gerenciando o IP da sua Máquina. 
Todavia, espero ter ajudado a chegar a alguma conclusão, ou no mínimo ter aprendido um pouco mais sobre redes.

 

Vida Longa e Próspera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...