Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Gigabyte GA-AB350M e AMD Ryzen 5 3400G


Posts recomendados

Bom dia pessoal, sou novo no fórum e no mundo de computadores gamers.

 

estou montando um pc com uma placa-mãe Gigabyte GA-AB350M + AMD Ryzen 5 3400G + Memória HyperX Fury, 8GB, 2400MHz, DDR4. No momento estou somente com um pente mas ja visando pegar outro 8gb de ram, porém meu orçamento esta curto para os dois próximos meses, pretendo usar o video integrado do 3400g e no momento esta pendente algumas peças. indo direto a questão, alguma recomendação de uma fonte bem em custo que consiga aguentar este setup ? sei que mais pra frente irei trocar pois pretendo adicionar uma placa e outros componentes, porém de inicio gostaria de saber a fonte mais economica que suporte isso vi algumas com valores de 200 R$ mas como não conheço de hardware tenho medo.

agradeço desde já pela ajuda !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gastar agora 200 reais para comprar novamente depois é jogar dinheiro fora. Recomendo que espere então para fazer sua montagem ou que compre parcelado. Os modelos que nós indicamos são o mínimo que eu recomendaria, sendo que esses já não são as melhores opções. O que eu indicaria mesmo seria uma XFX TS ou XTR, mas ambas custam mais de 600 reais.

 

Vai de você se quiser comprar algo abaixo disso. Geralmente as pessoas fazem isso e depois vem aqui no fórum reclamar que o PC está desligando sozinho, ou travando, ou queimando peças... 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Saulo Cara, seu PC, com as especificações atuais, não vai consumir mal mal 300W. Se quer comprar bem, compre uma de 450 ou de 550, não precisa passar disso. 

adicionado 0 minutos depois

https://outervision.com/power-supply-calculator

adicionado 0 minutos depois

Se a fonte for de qualidade, a potência é o que menos importará.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Saulo provavelmente tu vai comprar uma placa de vídeo (futuramente) correto? investe pensando que é o coração do pc que tu ta comprando. agora pra tu ter uma boa sobra uma fonte de 600w 80 plus dá e sobra pra futuros upgrades (de placa de video intermediarias) mais memória, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcus Biondi As máquinas mais potentes hoje não consomem mais do que 450W. 600W eu recomendo apenas para quem pretende fazer OC ou usar SLI/CF (que são tecnologias mortas por sinal). para o resto de nós, mortais, 500 a 550 é toda a folga necessária. Lembrando que potência não é o mais importante e 80+ é uma mentira, um engodo. O importante é observar se a fonte foi testada e se saiu bem nos testes, se a filtragem é de qualidade e se ela fornece a potência rotulada com eficiência.

 

Para esta finalidade recomendo sempre que se procure reviews e testes do produto que se intenciona comprar. Esta lista é de categorias de fontes, sendo que para qualquer PC hoje eu recomendo no mínimo "tier C", de preferência B ou superior: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

 

Para calcular consumo, recomendo este site: https://outervision.com/power-supply-calculator

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods   "hoje não consomem mais do que 450W " concordo plenamente, mas se tu pegar o fato de que o pfc da maior parte das placas hoje é "ativo" mas não manda mais do que 91-92% de eficencia se for uma fonte muito parruda. no geral trabalhos com 80% de eficiencia (do 80 plus) ou seja uma fonte de 550w  com 80% de eficiencia em carga maxima vai entregar 440w e transformar o excesso em calor.... e já foi comprovado em testes que a eficiencia energética das fontes que trabalham com cargas de 40~70 por cento é muito maior do que fontes  que utilizam carga próximo ao seu limite de potência.

"80+ é uma mentira, um engodo" pode até ter muita falcatrua no  meio do sistema, mas ainda é uma forma de saber que uma fonte é ou não confiável.

"O importante é observar se a fonte foi testada e se saiu bem nos testes, se a filtragem é de qualidade e se ela fornece a potência rotulada com eficiência." sim obviamente os testes em sites são mais importantes do que reviews tendenciosos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Marcus Biondi disse:

"80+ é uma mentira, um engodo" pode até ter muita falcatrua no  meio do sistema, mas ainda é uma forma de saber que uma fonte é ou não confiável.

Que? Como vai saber se é confiavel se os relatorios só mostram a eficiencia e as tensões nas linhas de saida?

 

34 minutos atrás, Marcus Biondi disse:

ou seja uma fonte de 550w  com 80% de eficiencia em carga maxima vai entregar 440w e transformar o excesso em calor.

Não amigo, tás confundindo multiplicação com divisão, não é assim. Se a fonte é de 550W de confiança "real", ela vai entregar 550 e pronto. Vamos fazer os calculos SÃO: 550/0,80= 687.5W que ela irá puxar da tomada, e o resto será dissipado na forma de calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

37 minutos atrás, Marcus Biondi disse:

"80+ é uma mentira, um engodo" pode até ter muita falcatrua no  meio do sistema, mas ainda é uma forma de saber que uma fonte é ou não confiável.

"O importante é observar se a fonte foi testada e se saiu bem nos testes, se a filtragem é de qualidade e se ela fornece a potência rotulada com eficiência." sim obviamente os testes em sites são mais importantes do que reviews tendenciosos.

Não, não é uma forma de saber se a fonte é confiável. Pesquise e verá a quantidade de fontes que tem esse selo sem sequer atender a seus requisitos. Tem artigos sobre o assunto em todas as revistas de informática de qualidade, incluindo o próprio CDH, Tom's Hardware, Gamer's Nexus, guru3d, anandtech, etc. Realmente esse é um assunto, inclusive, bem antigo. 80+ não significa quase nada hoje.

Reviews, em inglês, é o mesmo que avaliação. Quando se procura artigos em inglês, deve-se procurar a palavra review. Claro que não falo de youtube, mas sim de revistas como as que citei acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Marcus Biondi Seu conceito de eficiência e qualidade de fonte estão incorretos. Esqueçam o 80 Plus: entenda porque a Certificação é questionável! leia este tópico que irá entender que esse selo não quer dizer nada sobre a qualidade da fonte, eles apenas medem a eficiência e nem isso fazem direito.

Sobre eficiência o amigo @Felipe Barbosa Melo  já falou sobre:

14 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Vamos fazer os calculos SÃO: 550/0,80= 687.5W que ela irá puxar da tomada, e o resto será dissipado na forma de calor.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcus Biondi Acho que você está confundindo potencia com eficiencia, é IMPOSSIVEL ter alguma maquina com 100% de rendimento, vai contra as leis da termodinamica, Carnot... portanto uma fonte nunca baterá os 100% de eficiencia. 

A questão de puxar da tomada vai depender da eficiencia, quando menor a eficiencia mais a fonte puxará da tomada.

Em questão de POTÊNCIA toda fonte que se preze por ser uma fonte deve entregar o prometido e as vezes até mais, veja o exemplo da XPG Core Reactor que aguentou até 915W ou seja, mais do que o prometido de 750W.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @WOZ Dods @WOZ Dods Bom dia ! 

pensando no que tinha me dito, pesquisei algumas fontes e dei de cara com essa corsair de 600w (http://www.infoteceletronicos.com.br/loja/produto/FONTE-ATX-600W-REAL-%2d-CX600-%2d-80-PLUS-BRONZE-%2d-CP%2d9020048%2dWW-%2d-CORSAIR.html) mas procurando por reviews, vi que é uma fonte antiga de 2016 e não se acha ainda no mercado, meu pé atras seria se ela daria conta ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...