Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação para quedas de energia


Posts recomendados

Olá, boa tarde.

 

Gostaria de uma recomendação, pois na minha região as quedas de energia tem sido constantes, a energia acaba e volta em poucos segundos/minutos, sendo que em alguns casos já  aconteceu da energia desligar e ligar algumas vezes (pelo menos duas) o pc em intervalos pequenos. Não sei se o nobreak seria a melhor opção ou apenas um filtro de linha, no caso vi que os da marca clamper são os melhores, não sei até onde isso é verdade. Enfim, gostaria que me indicassem um modelo de filtro de linha ou nobreak que não permitisse que meu pc/monitor queimasse, quando as quedas de energia acontecessem. Desde já agradeço a ajuda.

 

OBS.: atualmente uso um filtro de linha da forceline (não sei o modelo), neste filtro eu ligo o meu pc (fonte da Corsair CX500), um monitor benq XL 2411 e um ventilador de chão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@404nicknotfound Boa tarde. Quedas de energias em si não causam danos e sim os surtos que as acompanham, e aí um bom filtro como Clamper (recomendo o Multiproteção) protegeria seus equipamentos, porém não impede  de que os mesmos desliguem numa queda de energia, já que não possui baterias.

Se quer manter seu PC ligado numa queda de energia, daí pode comprar um no break, porém é muito caro e dependendo da situação não vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Frib 2K4 disse:

@404nicknotfound Boa tarde. Quedas de energias em si não causam danos e sim os surtos que as acompanham, e aí um bom filtro como Clamper (recomendo o Multiproteção) protegeria seus equipamentos, porém não impede  de que os mesmos desliguem numa queda de energia, já que não possui baterias.

Se quer manter seu PC ligado numa queda de energia, daí pode comprar um no break, porém é muito caro e dependendo da situação não vale a pena.

Olá, obrigado pela resposta.

 

No caso do multiproteção, teria um modelo específico? Pesquisei aqui e vi estes dois modelos: 

 

https://www.amazon.com.br/Filtro-linha-tomadas-iClamper-Energia/dp/B0763VCVYD/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=29LMTOSK7ULGR&dchild=1&keywords=filtro+de+linha+clamper&qid=1597081457&s=electronics&sprefix=filtro+de+linha+c%2Celectronics%2C264&sr=1-1

 

https://www.amazon.com.br/DPS-tomadas-Clamper-Multi-Energia/dp/B076H9WMH5/ref=asc_df_B076H9WMH5/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379787187599&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=12274663209249038156&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1032056&hvtargid=pla-828331279410&psc=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@404nicknotfound Se sua prioridade é proteger seu PC, a primeira coisa que você deve observar é o modelo de fonte que utiliza. Fontes de má qualidade não terão circuitos de proteção adequados (sobrepotência, sobrevoltagem, surtos, subpotência, subvoltagem, etc.). Algumas até tem, mas não são eficazes o bastante para proteger um PC adequadamente. 

A título de exemplo, meu PC antigo usava uma fonte Antec 750, de alta qualidade e com todas as proteções. Em pequenas quedas elétricas o PC nunca foi afetado, sequer desligando mesmo quando outros equipamentos desligavam. Durante mais de 8 anos de uso não houve perda de nenhum componente, atestando que ela realmente protegeu em todas as situações. Atualmente uso uma XFX XTR2, que também é de excelente qualidade. Já montei PCs com fontes corsair que sobreviveram em cenários de stress como o que você tem ou até pior, como raios em mais de um caso. Um cliente perdeu geladeira, DVD, televisor e outras coisas com um surto, mas do PC só perdeu a fonte, mais nada, pois a Corsair dele segurou o surto.

 

O filtro de linha clamper, no caso, teria evitado a perda da fonte, mas surtos são apenas um tipo de anomalia elétrica, sendo que muitas das demais quem protegerá melhor será a fonte, se de qualidade claro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@404nicknotfound Complementando: no-break só presta se for online, senoidal e de dupla conversão. Custam, geralmente, mais de R$ 1.200,00. Essas "coisas" baratinhas sendo chamadas de no-break por aí são, na verdade, short-breaks de onda retangular com estabilizador integrado, do tipo off-line ou de linha interativa, verdadeiras bombas para fontes com PFC ativo. 

 

Para proteger de surtos você quer, sem dúvidas, um filtro DPS Clamper.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou em situação parecida. A empresa que fornece a eletricidade aqui está falida e a qualidade do serviço piorando. Qualquer ventania ou temporal, mesmo que rápidos, é queda de luz na certa. Para esses casos emergenciais, em que as constantes quedas atrapalham nosso fluxo de trabalho, sou da opinião que mesmo UPS fajuto (line interactive) serve, desde que o inversor gere onda senoidal. O cálculo ganho/malefício ainda compensa nessa situação.

 

@KairanD UPS online senoidal está custando muito mais. Esse valor de 1200 é justamente o que se encontra de modelos line interactive com inversor senoidal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
15 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Para esses casos emergenciais, em que as constantes quedas atrapalham nosso fluxo de trabalho, sou da opinião que mesmo UPS fajuto (line interactive) serve, desde que o inversor gere onda senoidal. O cálculo ganho/malefício ainda compensa nessa situação.

Importante destacar que, na balança, tem que colocar todos os impactos negativos provocados pelo estabilizador integrado, podendo danificar os equipamentos ao longo do tempo (esse é o maior problema desses equipamentos). 

 

16 minutos atrás, Marcos FRM disse:

UPS online senoidal está custando muito mais. Esse valor de 1200 é justamente o que se encontra de modelos line interactive com inversor senoidal.

É, dei uma olhada e os preços subiram mesmo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD e @Marcos FRM pela resposta, num futuro próximo eu vou pesquisar mais sobre um nobreak porque acho a ideia de desligar o pc após a falta de energia bem útil, até porque também faço home office. Mas agora as minhas economias não me permitem, vide o preço. Haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...