Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade B360 ou Z390


Posts recomendados

Olá, estou pensando em fazer um upgrade do meu i5 9400f para um i7 9700f / 9700 (ou 10700). Estou em dúvida se uma B360 (ou B460 caso for o 10700) suporta de boa um i7 9700f, 9700 ou 10700. Não vou comprar um modelo K porque além de estar mais caro, não estou interessado em overclock, por isso acredito que uma B360 possa ser suficiente para aguentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Atualmente só to encontrando 3700x para vender, que está praticamente o mesmo preço do 9700 / 10700. Além disso, tanto as B450 e B360 / B460 estão praticamente o mesmo preço entre os mil reais. Nos testes que vi, o 10700 leva vantagem de até 20 fps do 3700x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, other2w disse:

@GuilhermeGB Atualmente só to encontrando 3700x para vender, que está praticamente o mesmo preço do 9700 / 10700. Além disso, tanto as B450 e B360 / B460 estão praticamente o mesmo preço entre os mil reais. Nos testes que vi, o 10700 leva vantagem de até 20 fps do 3700x.

O 3700X está R$2170 na promoção: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102436

A placa-mãe que eu citei, B450M Steel Legend, é encontrada por R$820: https://www.kabum.com.br/produto/100672/placa-mãe-asrock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-ddr4-90-mxb9y0-a0bayz

 


O i7 9700K está R$2460: https://www.kabum.com.br/produto/102522/processador-intel-core-i7-9700kf-coffee-lake-refresh-cache-12mb-3-6ghz-4-9ghz-max-turbo-lga-1151-sem-v-deo-bx80684i79700kf

Uma placa-mãe mais ou menos equivalente à B450M Steel Legend é essa B360M Aorus Gaming 3, por R$740 na promoção: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96610

 

O i7 10700K está indisponível, mas estava R$2835: https://www.kabum.com.br/produto/112996/processador-intel-core-i7-10700k-cache-16mb-3-8ghz-lga-1200-bx8070110700k

Uma placa-mãe equivalente às anteriores, R$999: https://www.kabum.com.br/produto/115062/placa-m-e-asus-tuf-gaming-b460m-plus-intel-lga1200-matx-

 

Agora, nenhuma das duas configurações Intel te permitirão fazer OC no processador ou nas memórias, já a configuração AMD, sim, claro que é uma placa-mãe pra OC leve, mas você tem a possibilidade. Tire suas conclusões.

 

Se seu foco é jogos, investir num Core i7 ou Ryzen 7 pode ser um erro caso não tenha uma placa de vídeo bastante potente e um monitor 144Hz para acompanhar.

adicionado 5 minutos depois

Outra informação importante: para os processadores Intel, você precisará adquirir um cooler, pois eles não vem com esse acessório.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem memorias de alta velocidade, você provavelmente não vai ver essas margens no 10700.

 

2 horas atrás, other2w disse:

@GuilhermeGB Atualmente só to encontrando 3700x para vender, que está praticamente o mesmo preço do 9700 / 10700. Além disso, tanto as B450 e B360 / B460 estão praticamente o mesmo preço entre os mil reais. Nos testes que vi, o 10700 leva vantagem de até 20 fps do 3700x.

 

Aqui tem uma comparação do 10400 vs o 3600, para usar memorias de alta velocidade você precisa de uma mobo Z490 para Intel, você perde uns 15% de performance usando memorias mais lentas.

 

 

Você provavelmente poderia pegar até o 3600 como upgrade, ja que te colocaria no nivel do i7-8700K.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

Sem memorias de alta velocidade, você provavelmente não vai ver essas margens no 10700.

 

 

Aqui tem uma comparação do 10400 vs o 3600, para usar memorias de alta velocidade você precisa de uma mobo Z490 para Intel, você perde uns 15% de performance usando memorias mais lentas.

 

 

Você provavelmente poderia pegar até o 3600 como upgrade, ja que te colocaria no nivel do i7-8700K.

 

Tenho que discordar, pois meu i5 9400F já faz melhor que o 3600. Estou buscando o patamar acima do que os i5 e os R5 entregam.

 

E para o outro amigo, talvez não tenha ficado claro, meu foco é em jogos e fps. 

 

A Intel consegue extrair melhor performance nos jogos enquanto os Ryzen ganham nos testes sintéticos. Além disso um Ryzen não ia se dar bem com meus pentes de 2400mhz já que eles exigem muito da memória RAM.

 

O i7 9700K é mais caro pois também é superior ao 3700X, porém não é meu foco fazer OC, vou usar e jogar sempre em stock. Como não estou confiante num Ryzen, eu creio que a melhor opção seja o i7 9700F já que o R7 3700 não é atraente e nem está disponível no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, other2w disse:

Além disso um Ryzen não ia se dar bem com meus pentes de 2400mhz já que eles exigem muito da memória RAM.

Eles não exigem muito da memória, na verdade até Intel trabalha melhor com memórias rápidas, mas as placas-mãe simples não possibilitam o overclock e limitam a memória na frequência padrão do processador, diferente dos Ryzen.

 

Lembre-se que nós recém saímos de uma geração de jogos onde um quad-core era suficiente, e o threads virtuais não eram usados corretamente (até prejudicava alguns jogos). Mas hoje a história já está começando a mudar, e não se esqueça que agora até os novos consoles vão possuir uma CPU equivalente ao Ryzen 7, com 8 núcleos e 16 threads, e nós veremos se os processadores de 9ª geração vão continuar indo bem por muito tempo. Profissionalmente os Ryzen já se dão melhor que os Intel Core até a 9ª geração, tanto que a Intel teve que colocar hyper-threading em todos os Core na 10ª geração para conseguir competir. Mas aí vai de cada um, se você acha que vale a pena investir numa plataforma defasada, é com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Meu foco é somente jogos, não uso meu PC para outra coisa. Quais jogos que se beneficiaram do SMT dos Ryzen? O que eu vejo é todos os Core 9000 ganhando dos Ryzen 3000 praticamente em todos os jogos com os seus semelhantes. A Intel tirou o HT nos 9000 e ganhou performance, colocaram novamente agora sobre pressão de marketing, mas os threads a mais continua não sendo interessante pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, other2w disse:

@GuilhermeGB Meu foco é somente jogos, não uso meu PC para outra coisa. Quais jogos que se beneficiaram do SMT dos Ryzen? O que eu vejo é todos os Core 9000 ganhando dos Ryzen 3000 praticamente em todos os jogos com os seus semelhantes. A Intel tirou o HT nos 9000 e ganhou performance, colocaram novamente agora sobre pressão de marketing, mas os threads a mais continua não sendo interessante pra mim.

Amigo, estou apenas dizendo que antigamente os jogos perdiam desempenho com hyper-threading, na época que quad-core era suficiente, no melhor dos casos, um i5 e i7 tinham o mesmo desempenho. Hoje já existem jogos que não rodam tão bem num i5 quad-core e rodam melhor num i7 com hyper-threading, The Division é um bom exemplo, só pesquisar vídeos no Youtube. Agora que os consoles vão ter SMT, os desenvolvedores obrigatoriamente vão ter que otimizar os jogos pra fazer uso dessa tecnologia, então a tendência é só melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, other2w disse:

 

Tenho que discordar, pois meu i5 9400F já faz melhor que o 3600. Estou buscando o patamar acima do que os i5 e os R5 entregam.

 

Nao é o que os testes em jogos mostram.

 

Seu 9400F ta mais perto de um 2600X ou um 2600 com OC do que do 3600

 

adicionado 41 minutos depois
1 hora atrás, other2w disse:

A Intel tirou o HT nos 9000 e ganhou performance, colocaram novamente agora sobre pressão de marketing, mas os threads a mais continua não sendo interessante pra mim.

Errr...Errado

 

A Intel tirou HT para segmentar mais e poder vender mais caro as coisas. Ganhou performance porque da mesma forma que vem fazendo desde a 6a geração, lançaram a mesma coisa aumentando o clock. O unico ganho de performance que Intel vem tendo a 5 anos é aumento de clock.

 

E SMT/HT dão melhor consistência de FPS, por permitir que os processadores rodem com mais folga. Processador a 100% normalmente entregam frametimes ruins.

 

Neste teste fica bem aparente

 

Em muitos testes você pode ver que os processadores sem HT com 6 ou menos núcleos sofrem com frametimes inferiores tambem. Como o 9600K tendo frametimes inferiores ao R5 3600, ou o 9400F tendo frametimes inferiores ao R5 2600 stock.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...