Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A respeito do FAN da Rx 550


Posts recomendados

Então meus caros, eu gostaria de saber a opinião de vocês a respeito. 

Comprei meu pc de um amigo meu, e o pc não fazia uso da FAN da Placa de Video, somente quando estava em uso. Mas depois que eu comprei, estou tentando jogar e meu computador congela e perde o sinal de video. Fiz uma sequência de testes, troquei monitor, HD, e por fim coloquei a FAN pra girar direto. E o problema parou!

 

Existe alguma configuração para fazer com que a placa gire somente em uso? Ou posso deixa-la girando integral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre aconselho a deixar de lado esse lance de Fan Stop, onde a fan da GPU só começa a girar a partir de determinada temperatura. Aconselho a você entrar no Radeon Software e desativar esse recurso. Assim, quando você ligar o Pc a fan da GPU ira rodar normalmente. Segue um anexo mostrando onde desligar o recurso

 

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Davi Furlan disse:

Eu sempre aconselho a deixar de lado esse lance de Fan Stop, onde a fan da GPU só começa a girar a partir de determinada temperatura. Aconselho a você entrar no Radeon Software e desativar esse recurso. Assim, quando você ligar o Pc a fan da GPU ira rodar normalmente. Segue um anexo mostrando onde desligar o recurso

 

Sem título.png

 

Então, confesso que foi a primeira vez que vi isso, mas como meu amigo havia me dito que era normal, que era pra economizar energia, deixei quieto. Mas começou a me apresentar problemas.

Mas vou deixar girando então, mais tarde coloco aqui no post uma print do meu Radeon Software, pra ver se alguem me auxilia a configurar a velocidade adequada para a FAN.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, EliSabino disse:

Então meus caros, eu gostaria de saber a opinião de vocês a respeito. 

Comprei meu pc de um amigo meu, e o pc não fazia uso da FAN da Placa de Video, somente quando estava em uso. Mas depois que eu comprei, estou tentando jogar e meu computador congela e perde o sinal de video. Fiz uma sequência de testes, troquei monitor, HD, e por fim coloquei a FAN pra girar direto. E o problema parou!

 

Existe alguma configuração para fazer com que a placa gire somente em uso? Ou posso deixa-la girando integral?

Bom dia.

Existe um porque de o fan não ficar ligado direto e não é só por economia de energia (até porque o consumo de um fan é ridículo 🤨), se quiser posso explicar melhor isso.
O problema de congelamento ter parado com o acionamento constante do fan da sua placa de vídeo pode ser uma coincidência (talvez um mal contato que se resolveu ao mexer nas peças, como você disse) ou um sinal de algo a mais, pasta térmica ruim ou mal aplicada na GPU que está ineficiente mesmo com o fan ligado.
Precisando de ajuda dá um toque.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Diabox disse:

Bom dia.

Existe um porque de o fan não ficar ligado direto e não é só por economia de energia (até porque o consumo de um fan é ridículo 🤨), se quiser posso explicar melhor isso.
O problema de congelamento ter parado com o acionamento constante do fan da sua placa de vídeo pode ser uma coincidência (talvez um mal contato que se resolveu ao mexer nas peças, como você disse) ou um sinal de algo a mais, pasta térmica ruim ou mal aplicada na GPU que está ineficiente mesmo com o fan ligado.
Precisando de ajuda dá um toque.

Mas depois que eu deixei o Fan ligado, esse problema parou. O PC não congela mais por conta do Fan da GPU estar ligado. 

Deixar ligado pode gerar problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, EliSabino disse:

Mas depois que eu deixei o Fan ligado, esse problema parou. O PC não congela mais por conta do Fan da GPU estar ligado. 

Deixar ligado pode gerar problemas?

Como eu disse Eli, pode ser coincidência, já tentou deixar o fan normal novamente? (só ligando quando tem demanda e temperatura).

O problema de deixar ligado é que as soldas atuais da maioria das placas, de vídeo ou mãe e qualquer outra, não tem mais chumbo na composição, geralmente você vê na PCB um "Pb" num círculo cortado indicando essa ausência, o fato é que quando as placas são descartadas o chumbo é muito poluente e por normas ecológicas ele foi retirado da solda, o porém disso é que o restante da composição da solda não tem a mesma maleabilidade do chumbo e não se dão muito bem com a oscilação constante de temperatura (na física estudamos que qualquer matéria tem massa diferente quando esfriada e aquecida, lembra?!), aí que acontece o famigerado do problema de BGA, com esses metais mais "duros" da solda "racham", pois expandem quando aquecem em uso, o que é normal até certo ponto, e encolhem demais quando o fan está ligado direto (imagine que com o fan ligado o tempo todo num dia frio, sua placa de vídeo varia de uns 20°C até 70~80°C, é uma variação muito grande, enquanto quando liga apenas na demanda ela varia de 40~50°C até os mesmos 70~80°C, que são temperaturas seguras para o silício, e claro existem muitas variáveis como temperatura ambiente a própria solução de refrigeração da placa e etc), então, chegando ao ponto de o fan não ficar ligado direto, é para manter uma temperatura constante e uniforme, até porque se você monitorar as temperaturas e clocks da placa verá que quando não está em demanda elas não estão tão quentes, isso é paranoia de pessoal mais antigo, quando mesmo parada as placas ainda geravam calor, faça o monitoramento e veja, recomendo usar o HWinfo, e o outro ponto para não ficarem ligadas direto é para preservar o próprio fan, que se em uso constante com certeza se desgasta mais rapidamente e nisso uma parada repentina é pior, assim como dano da BGA é pior do que manter o chip em temperatura equilibrada.

Bom ficou grande, mas acho que está bem explicado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Diabox disse:

Como eu disse Eli, pode ser coincidência, já tentou deixar o fan normal novamente? (só ligando quando tem demanda e temperatura).

O problema de deixar ligado é que as soldas atuais da maioria das placas, de vídeo ou mãe e qualquer outra, não tem mais chumbo na composição, geralmente você vê na PCB um "Pb" num círculo cortado indicando essa ausência, o fato é que quando as placas são descartadas o chumbo é muito poluente e por normas ecológicas ele foi retirado da solda, o porém disso é que o restante da composição da solda não tem a mesma maleabilidade do chumbo e não se dão muito bem com a oscilação constante de temperatura (na física estudamos que qualquer matéria tem massa diferente quando esfriada e aquecida, lembra?!), aí que acontece o famigerado do problema de BGA, com esses metais mais "duros" da solda "racham", pois expandem quando aquecem em uso, o que é normal até certo ponto, e encolhem demais quando o fan está ligado direto (imagine que com o fan ligado o tempo todo num dia frio, sua placa de vídeo varia de uns 20°C até 70~80°C, é uma variação muito grande, enquanto quando liga apenas na demanda ela varia de 40~50°C até os mesmos 70~80°C, que são temperaturas seguras para o silício, e claro existem muitas variáveis como temperatura ambiente a própria solução de refrigeração da placa e etc), então, chegando ao ponto de o fan não ficar ligado direto, é para manter uma temperatura constante e uniforme, até porque se você monitorar as temperaturas e clocks da placa verá que quando não está em demanda elas não estão tão quentes, isso é paranoia de pessoal mais antigo, quando mesmo parada as placas ainda geravam calor, faça o monitoramento e veja, recomendo usar o HWinfo, e o outro ponto para não ficarem ligadas direto é para preservar o próprio fan, que se em uso constante com certeza se desgasta mais rapidamente e nisso uma parada repentina é pior, assim como dano da BGA é pior do que manter o chip em temperatura equilibrada.

Bom ficou grande, mas acho que está bem explicado.

Gostei bastante da sua explicação, mas me diga o seguinte, o que fazer agora? Visto que fiz um teste agora pela manhã com o fan parado, e o pc congelou e perdeu video, mas com o cooler ligado funcionou perfeitamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diabox Achei sua teoria bem explicada, mas não é condizente com o que conheço. Se puder compartilhar alguma matéria ou material técnico que a confirme, agradecerei.

 

O que sei, por leitura e trabalho na área, é que ventoinhas que desligam quando não há demanda geralmente o fazem com o único propósito, qual é de reduzir a produção de ruído do computador. Este mesmo recurso é utilizado em fontes e outros componentes. Minha fonte mesmo tem o modo silent onde a ventoinha desliga abaixo de certa temperatura.

 

Sobre a questão de soldagem, não faz sentido deixar uma GPU chegar a 50º, por exemplo, e somente então ligar a ventoinha, se o objetivo é manter uma curva de temperatura mais suave. O mero ligar e desligar da ventoinha terá mais impacto elétrico e térmico do que deixá-la constantemente ligada a uma velocidade estável e com uma configuração de curva de arrefecimento adequada. Nisso sua explicação foi completamente surreal, na minha opinião.

A questão de desgaste da ventoinha, que normalmente são fabricadas para durar anos a fio, não considero importante. Ventoinhas com o mínimo de qualidade, hoje, vão durar a vida útil inteira do produto. O mesmo vale para pasta térmica, que nunca recomendo que seja substituída em GPUs a menos que haja superaquecimento não justificável por outros fatores (como gabinete mal ventilado, que é bem mais comum).

 

@EliSabino Recomendo que deixe a ventoinha constantemente ligada. Configure uma curva de acionamento da ventoinha que lhe agrade. Pessoalmente a que utilizo sempre é de 50% de velocidade a 50º, 100% de velocidade a 70 ou 80º, sem pontos intermediários. Sobre o que o @Diabox de que seu problema pode "coincidentemente" ter parado com o acionamento forçado das ventoinhas, eu concordo em parte. As radeon ultimamente tem vindo com alguns problemas de perfil de arrefecimento, desde a RX 550 até a 5700 XT, tenho visto relatos do tipo. Vale observar o funcionamento e temperaturas constantemente. Se detectar algo mais sério, poderia também acionar a garantia. Não troque pasta térmica, isso não trará qualquer benefício real e aumenta o risco de danos à placa. A pasta térmica original foi feita para durar toda a vida útil do produto.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Diabox Achei sua teoria bem explicada, mas não é condizente com o que conheço. Se puder compartilhar alguma matéria ou material técnico que a confirme, agradecerei.

 

O que sei, por leitura e trabalho na área, é que ventoinhas que desligam quando não há demanda geralmente o fazem com o único propósito, qual é de reduzir a produção de ruído do computador. Este mesmo recurso é utilizado em fontes e outros componentes. Minha fonte mesmo tem o modo silent onde a ventoinha desliga abaixo de certa temperatura.

 

Sobre a questão de soldagem, não faz sentido deixar uma GPU chegar a 50º, por exemplo, e somente então ligar a ventoinha, se o objetivo é manter uma curva de temperatura mais suave. O mero ligar e desligar da ventoinha terá mais impacto elétrico e térmico do que deixá-la constantemente ligada a uma velocidade estável e com uma configuração de curva de arrefecimento adequada. Nisso sua explicação foi completamente surreal, na minha opinião.

A questão de desgaste da ventoinha, que normalmente são fabricadas para durar anos a fio, não considero importante. Ventoinhas com o mínimo de qualidade, hoje, vão durar a vida útil inteira do produto. O mesmo vale para pasta térmica, que nunca recomendo que seja substituída em GPUs a menos que haja superaquecimento não justificável por outros fatores (como gabinete mal ventilado, que é bem mais comum).

 

@EliSabino Recomendo que deixe a ventoinha constantemente ligada. Configure uma curva de acionamento da ventoinha que lhe agrade. Pessoalmente a que utilizo sempre é de 50% de velocidade a 50º, 100% de velocidade a 70 ou 80º, sem pontos intermediários. Sobre o que o @Diabox de que seu problema pode "coincidentemente" ter parado com o acionamento forçado das ventoinhas, eu concordo em parte. As radeon ultimamente tem vindo com alguns problemas de perfil de arrefecimento, desde a RX 550 até a 5700 XT, tenho visto relatos do tipo. Vale observar o funcionamento e temperaturas constantemente. Se detectar algo mais sério, poderia também acionar a garantia. Não troque pasta térmica, isso não trará qualquer benefício real e aumenta o risco de danos à placa. A pasta térmica original foi feita para durar toda a vida útil do produto.

Sim meu amigo, confesso que fiquei um pouco confuso em relação ao funcionamento da ventoinha. Porque foi o único modo que encontrei para não gerar problemas no meu pc e continuar executando as funções normalmente. Eu curso eletrônica também, e até onde eu sei as soldas ainda possuem chumbo em sua composição, em baixa quantidade mas possui. Farei dessa maneira pois foi o que melhor se adaptou com minha máquina.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EliSabino O MSI afterburner permite configurar o monitoramento em tempo real das temperaturas, exibindo-as na tela do jogo via overlay. Alguns jogos terão perda de desempenho e/ou frame drops por causa disso, mas compensa pelo menos para elucidar o problema. Você pode configurar a exibição de basicamente todo tipo de informação de monitoramento na tela, e é bem fácil de fazer. Experimente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diabox Perfeito. Concordo 100%. Antigamente as soldas BGA eram feitas de chumbo, mas por questões ambientais, saúde, foi retirada para usar uma solda lead free, o problema é que ela não é tão maleavel quanto o chumbo, por isso hoje em dia se tornou bem mais comum os problemas de solda BGA..

@WOZ Dods o que ele falou tem sentido, uma temperatura abaixo de 60 graus para um microchip não tem relevancia, a variação termica abaixo disso não irá prejudicar, por isso as placas hoje em dia só acionam com 60 graus. 

@EliSabino Como falei anteriormente, não precisa mexer na curva de temperaturas do fan, deixe no padrão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, EliSabino disse:

Gostei bastante da sua explicação, mas me diga o seguinte, o que fazer agora? Visto que fiz um teste agora pela manhã com o fan parado, e o pc congelou e perdeu video, mas com o cooler ligado funcionou perfeitamente.

Então Eli, faz o monitoramento pra ver quais temperaturas ele está atingindo, qualquer coisa posta aqui. Pois como você comprou usada não tem como saber exatamente o que essa placa passou, por vezes já foi desmontada e colocaram pasta térmica ruim ou sem limpar direito, sem fixar o cooler direito e por aí vai, se for o caso procura alguém que especializado nesse tipo de manutenção e usar uma pasta térmica de qualidade, é um investimento que vale a pena para manter a placa boa por mais tempo, até porque uma rx 550 não deve ser das mais complexas de se fazer isso e pelo desempenho dela não deve aquecer muito.

E eu não sou engenheiro de hardware, trabalho com manutenção em informática desde o início dos anos 2000, e acompanho a evolução do mercado e exponho do conhecimento que obtive ao longo desses anos com bases cientificas de sites conceituados, logo eu não acreditaria que a engenharia aplicada nas placas seja falha (embora isso às vezes aconteça), já que a grande maioria das placas de vídeo funcionam dessa forma atualmente, e no caso quando é feito um BGA corretivo o pessoal usa solda com chumbo novamente, mas na fabricação não se usa mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Diabox disse:

Então Eli, faz o monitoramento pra ver quais temperaturas ele está atingindo, qualquer coisa posta aqui. Pois como você comprou usada não tem como saber exatamente o que essa placa passou, por vezes já foi desmontada e colocaram pasta térmica ruim ou sem limpar direito, sem fixar o cooler direito e por aí vai, se for o caso procura alguém que especializado nesse tipo de manutenção e usar uma pasta térmica de qualidade, é um investimento que vale a pena para manter a placa boa por mais tempo, até porque uma rx 550 não deve ser das mais complexas de se fazer isso e pelo desempenho dela não deve aquecer muito.

E eu não sou engenheiro de hardware, trabalho com manutenção em informática desde o início dos anos 2000, e acompanho a evolução do mercado e exponho do conhecimento que obtive ao longo desses anos com bases cientificas de sites conceituados, logo eu não acreditaria que a engenharia aplicada nas placas seja falha (embora isso às vezes aconteça), já que a grande maioria das placas de vídeo funcionam dessa forma atualmente, e no caso quando é feito um BGA corretivo o pessoal usa solda com chumbo novamente, mas na fabricação não se usa mais.

 

No caso então não devo deixar o fan ligado? Mesmo apresentando problemas de desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EliSabino disse:

 

No caso então não devo deixar o fan ligado? Mesmo apresentando problemas de desempenho?

Sim, o projeto por padrão não precisa do fan ligado em tempo integral, tem que funcionar normalmente, e se isso não está acontecendo você precisa saber o porque, eu não tenho como dizer exatamente o que fazer sem ter algumas análises, eu já sugeri monitorar a temperatura usando algum software de monitoramento que já falaram aqui (hwinfo, afterburn, aida, etc), isso pra você detectar em que momento está ocorrendo o problema, se possível acompanhe tudo. E também sugiro estar com todo o sistema atualizado (windows, drivers, etc) e descrever todo o seu setup e quais as condições em que está acontecendo o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Diabox disse:

Sim, o projeto por padrão não precisa do fan ligado em tempo integral, tem que funcionar normalmente, e se isso não está acontecendo você precisa saber o porque, eu não tenho como dizer exatamente o que fazer sem ter algumas análises, eu já sugeri monitorar a temperatura usando algum software de monitoramento que já falaram aqui (hwinfo, afterburn, aida, etc), isso pra você detectar em que momento está ocorrendo o problema, se possível acompanhe tudo. E também sugiro estar com todo o sistema atualizado (windows, drivers, etc) e descrever todo o seu setup e quais as condições em que está acontecendo o problema.

Eu posso utilizar o afterburner pra fazer uma linha de funcionamento da fan? Ex: Quando atingir 40ºC girar o Fan a 50%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EliSabino disse:

Eu posso utilizar o afterburner pra fazer uma linha de funcionamento da fan? Ex: Quando atingir 40ºC girar o Fan a 50%

Eli, vou exemplificar pra ver se você entende a situação:

João está com febre e pergunta a um médico o que pode ser, o médico dirá que a causa pode ser infecção, virose, etc, mas para ter certeza disso ele requer de você exames de sangue, urina, etc, para ter o diagnóstico certo e remediar, pois não adianta só tratar a febre com antitérmicos, e depois de ouvir tudo isso João ainda continua a perguntar se pode tomar antitérmicos para a febre. Entendeu?

Faz os exames da sua máquina primeiro, depois será possível resolver a causa do problema e não só a consequência. Porque fan ligada o tempo todo definitivamente não é o funcionamento padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EliSabino Se com a ventoinha ligada seu PC funciona normalmente, eu manteria ligado. Simples assim. Não há nenhum problema em fazê-lo, não é contraindicado em nenhum sentido. Vai aumentar um centavo no seu consumo elétrico ao longo de meses, talvez, se muito. Vai reduzir a vida útil das ventoinhas em 1%, talvez, mas danificar seu equipamento posso garantir que não vai. Trabalho na área de manutenção de computadores especificamente há tanto tempo quanto o colega @Diabox , discordo do posicionamento de preocupação desnecessária com coisas que um usuário não precisa ter. O que importa para o usuário é que funcione, o que acontece quando você liga as ventoinhas, e que não estrague porque algo está configurado ou funcionando errado, que não é seu caso. Como disse antes, alguns modelos de GPUs AMD apresentam sim falha de perfil de arrefecimento, notoriamente as 5700, e isso é conhecido e debatido amplamente na comunidade internacional. Pode procurar aqui no fórum mesmo e encontrará algo. Não vou recomendar que você faça uma atualização do firmware da sua GPU, que poderia solucionar seu problema melhor, por se tratar de um procedimento arriscado que pode facilmente inutilizar a placa se você cometer qualquer engano. Com isso em mente, faça o que funciona para você e resolve efetivamente seu problema. Diagnóstico para descobrir se o problema é por causa do firmware ou por alguma anomalia de sistema não é necessário se você já tem a solução imediata na mão.

adicionado 2 minutos depois

@Davi Furlan Muitos modelos ainda são assim. Não interfere em nada a não ser que a pessoa se preocupe com durabilidade das ventoinhas quase ao ponto da paranoia, pois ventoinhas duram muitos anos mesmo ligadas 24 horas por dia, foram feitas para isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei o motivo de não participar mais desses fóruns: muitos especialistas mais qualificados do que os engenheiros dos fabricantes, esses perderam tempo da sua vida com anos de estudos e experiência para serem desmistificados por técnicos de "horas vagas". Mas enfim, eu não teria coragem nunca de dizer para um cliente meu "o que importa é que funcione", sabendo que possivelmente, no caso do tópico principalmente, o fan ligado em tempo integral deve estar apenas mascarando um problema mais grave. Mas boa sorte, eu tentei ajudar, se ainda assim a minha lógica parece mais absurda do que o achismo de alguns, sintam-se a vontade para fazer o que bem entenderem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diabox Desqualificar o colega não leva ninguém a lugar algum. Questionei sua lógica, qual considero extremamente qualificada, mas similarmente paranoica, de que precisamos preservar cada minuto de vida útil de cada produto e parte de cada equipamento. Não considero justo, tampouco correto, taxar um leigo com conceitos além das necessidades imediatas que ele tem, mais ainda se estivermos sendo preciosistas, só para provar um conceito ou ponto de vista. 

O objetivo da comunidade é ajudar, objetivamente, com simplicidade e praticidade. Se você for ficar ofendido toda vez que alguém lhe propor um outro ponto de vista, talvez precise rever seus conceitos de comunidade. Sinceramente gostei muito da sua contribuição, mas não achei adequada para o contexto. Sua referência é extremamente bem vinda, mas descartar a minha, ou de qualquer outra pessoa, não é nada agradável. Não que você tenha a mínima obrigação de agradar a ninguém... 

Vai de você, contribuir e ser produtivo na comunidade dentro do que lhe é possível, ou simplesmente sentir-se ofendido porque foi questionado e virar as costas. Acredito piamente que você é melhor que ambas as perspectivas.

adicionado 2 minutos depois
agora, WOZ Dods disse:

Questionei sua lógica, qual considero extremamente qualificada, mas similarmente paranoica, de que precisamos preservar cada minuto de vida útil de cada produto e parte de cada equipamento.

Detalhe, eu sou considerado paranoico para a maioria da comunidade, pois considero que qualquer componente rodando a mais do que 60º EM LOAD como sofrendo de superaquecimento. Cada um tem suas perspectivas, e a minha como técnico de manutenção certamente será diferente da sua, e diferente da de um leigo. Quem decide qual vai levar em consideração é o colega do tópico, e isso depende unicamente do crivo e bom senso dele, não dos nossos.

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, Diabox disse:

horas vagas

Exatamente, gasto mais de 8 horas por dia fazendo manutenção de computadores de clientes pelos últimos bons 20 anos só para preencher meu tempo. Obrigado.

adicionado 3 minutos depois

Sem ofensas. Entendi sua perspectiva.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...