Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque o Windows 10 complica tanto com a configurações de rede?


Posts recomendados

No Windows XP montava-se a rede com o dvd em todas as máquinas, se algo desse errado era só  deletar a rede e recriar de novo; no windows 7 havia o grupo doméstico, criava-se redes com incrível facilidade, ai veio o windows 10 e pelo jeito facilitou mais ainda, em parte, e digo isso porque já instalei o windows em um computador da minha rede e sem mexer absolutamente nada, ele foi identificado e ficou operacional, mas tem vezes que não acontece isso, como no caso agora.

Eu tenho uma rede doméstica com 4 pcs e 1 notebook, no momento apenas dois pcs, estando um ao lado do outro, ambos na conexão cabeada, estando o roteador praticamente no mesmo cômodo, então não tem o porque não funcionar.

Vamos aos fatos, abri uma pasta no pc A e tentei copiar no pc B, até ai correu normal, cliquei em explorador de arquivo, selecionei o disco e a pasta em questão, cliquei em rede e abriu a caixa com todos os dois pcs conforme imagem 1, selecionei o disco destino cliquei em copiar e surgiu a imagem 2, então cliquei no pc B (JRUTQPT) e surgiu a imagem 3.

Já tentei de tudo, as configurações dos discos, pastas, estão todos configurados com permissão total para todos, as permissões dos computadores foram todas configuradas para compartilhamento total e sem senha de acesso, no entanto acontece isso, porque o windows 10 complica tanto?

Obs: Eu sou o único usuário e administrador, então porque eu tenho que pedir permissão para eu mesmo? Como se faz isso?

Os hds são novos, estão vazios, não existe  uma pasta apenas sem permissão para bloquear tudo...porque tanta complicação torno a dizer? 

Geralmente quando há algum erro não chega nem a abrir a primeira imagem.

 

BFJP2hy.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde o windows XP que as permissões de rede são gerenciadas basicamente da mesma maneira. Recomendo que revise as configurações de compartilhamento, bem como reinicie os computadores após fazer os ajustes nas configurações. É muito comum que as pessoas esqueçam de reiniciar e algumas configurações só podem ser aplicadas após isso. Observe também as propriedades de segurança das pastas, se as pastas estão com permissão de acesso adequadas. Para facilitar você pode optar por mudar na central de rede e compartilhamento a forma que as pastas são acessadas também.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Porque o Windows 10 complica tanto com a configurações de rede?

 

Seu post já vem com uma conclusão então é difícil comentar. A "configuração de rede" usada em geral em redes domésticas caiu para praticamente zero no Windows 10. Não há muito para o usuário comum configurar. E para os casos em que de fato alguma configuração é necessária tudo ficou mais simples com o "novo" Windows que já tem 5 aninhos de idade.

 

De modo geral o que mudou desde os anos '90 é que o protocolo de compartilhamento de antes, um 🚝 chamada NETBIOS ---  e suas tecnologias associadas -- foi de certo modo incluído no protocolo TCP/IP, o que se usa na internet. E tudo ficou mais simples e não mais complicado.

 

As permissões de acesso a pastas não mudaram. Existe o grupo de trabalho e a conta e a senha. E isso é o que controla o acesso a recursos compartilhados usando alguma das muitas maneiras de compartilhar coisas no Windows, como
 

image.png.66b0f9fe78ef079f76254951dc84907f.png

 

Com o estabelecimento do Office 365 e do OneDrive --- sucessor do Live Mesh --- apareceu uma outra camada em que se pode compartilhar a pasta através de uma versão online dela, e apareceram novos ícones na tela e tal. Mas ficou de novo mais simples e não mais complicado
 

image.png.cd2d2146386e300a6850557dc49d6bc0.png

 

Esses ícones verdinhos por exemplo indicam que a pasta disponível aqui também tem uma versão online acessível, e ela está atualizada.

 

De volta ao seu caso

 

Agora tem uma coisa que vai e volta que é o conceito de "grupo doméstico". Fuja disso. Outra é um assistente para detecção de problemas de rede: fuja disso também. Apenas faça o simples.

 

image.png.d76b6ae00d0a4ac734a45697547556d4.png

 

Essa é a maneira mais simples de controlar o compartilhamento.

 

image.png.8c59ad66f59e4ca42afb9f8cdbab3c6f.png

 

Só preencher esse formulário. E mantenha ao menos uma conta em comum entre TODOS seus computadores com a mesma senha. Isso torna sua vida mais simples.

 

Note que há uma conta 
 

image.png.2d4539bf76eb3ce9661f81dfe6b18040.png

 

"Todos" ou "EVERYONE" em toda máquina e pode tentar isso também. 

 

1 hora atrás, misterjohn disse:

Obs: Eu sou o único usuário e administrador, então porque eu tenho que pedir permissão para eu mesmo? Como se faz isso?

 

Não existe essa noção de único usuário. O compartilhamento não requer sessão aberta. Mas para se autenticar na máquina onde quer acessar algo precisa de algum tipo de credencial, usuário e senha, e isso é bom e não ruim. 

 

adicionado 7 minutos depois

No fundo até existe uma configuração de rede e um lance de perfis de rede e tal, mas não há razão para mexer nisso. Quando há razão ela aparece em casos em que a razão vem junto com alguém que criou a necessidade e conhece a maneira. Para uma rede doméstica não há razão para mudar nada. 

 

É como as configurações avançadas das placas de rede: muita gente vai lá e muda coisas seguindo sugestões de terceiros ou palpites para resolver problemas. É um convite para o desastre. Uma vez que mudou algo importante está por sua conta, e como não sabia o que era...

adicionado 11 minutos depois
1 hora atrás, misterjohn disse:

as permissões dos computadores foram todas configuradas para compartilhamento total e sem senha de acesso

 

Isso não existe mais. No fundo desde o Windows 98. 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom o que eu fiz foi exatamente o que foi sugerido, inclusive reiniciei os dois pcs, mas quando há problemas de compartilhamento tipo autorizar isso e aquilo, já surge logo a mensagem número 2 que consta no post original, agora se chega ao computador, consegue acesso ao disco e pasta e só estas que complicam, não sei o que fazer, até falei para o arfeneto da última vez que formatei o notebook, comentei com ele: "que legal, não precisei fazer nada, acabou de instalar tava tudo funcionando" e agora deveria ser o mesmo, instalação nova, ssd novo, com outros discos novos, em tese não teria o que dar xabú..vou ter que sair agora, à noite tento fazer o que foi instruido caso a situação persista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...