Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu notebook Samsung ATIV Book desliga sozinho


Ir à solução Resolvido por Viny,

Posts recomendados

Boa noite, estou com um problema muito chato que faz meu notebook desligar sozinho enquanto uso e ainda não consegui identificar o que pode ser, acontece mais especificamente quando eu jogo, vem acontecendo depois que foi feita uma manutenção necessária nele pois antes ele nem rodava os jogos e agora roda mas está com esse problema. Entrei em contato com o suporte do jogo e eles falaram que pode ser o processador o que já achei um pouco ilógico já que o mesmo jogo roda em processadores mais fracos de amigos que conheço. Meu notebook é um Samsung ATIV Book de 2013, seguindo as especificações nos prints.

 

Queria saber se alguém já passou por um problema parecido, se tem alguma ideia do que possa ser e oferecer alguma solução. Estou tendo muita dor de cabeça com isso, hoje mesmo troquei a memória (que antes era 6GB) pra ver se resolvia o caso (porque segundo um amigo, ele falou que o problema seria nas memórias estarem trabalhando em frequências diferentes), e assim que cheguei em casa e fui jogar, pra minha surpresa, o problema aconteceu de novo. 

 

Alguém faz ideia do que possa estar acontecendo?

print1.png

print2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yamaguchi-san Você utiliza ele diretamente no carregador ? Já observou se ele apresenta algum travamento ou aquecimento? geralmente desligamentos assim,estão relacionados talvez a algum aquecimento ou algo do tipo.

Quando ele desliga,você consegue liga-lo novamente na mesma hora,ou não ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza Sim, ele fica carregando direto

ele não costuma 'travar' mas tem horas que ele é meio lento pra abrir alguns programas e carregar algumas páginas do navegador, e ele só aquece mais quando eu to jogando, mas nem tanto, já verifiquei quando ele desliga e ele não está quente

e sim, quando ele desliga eu consigo ligar ele logo em seguida (o boot é rápido já que foi inserido um ssd)

 

Meu professor é da área e também cogitou que poderia ser um superaquecimento, mas se for o caso, deve ser instantâneo porque ele desliga do nada, não é nem em momentos de pico do jogo, é completamente aleatório (antes era assim que o jogo iniciava). Ele também me disse que o problema poderia estar no Heat Pipe dele mas não sei onde vende essa peça nem como troca e até se é possível mesmo troca-lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yamaguchi-san é um pouco estranho esses sintomas,em atividades normais por exemplo se você usa-lo apenas para navegar na internet ele não desliga ? 

Seria interessante leva-lo na assistência pra verificar,ou até mesmo poder verificar um possível problema na sua placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza Não, enquanto eu uso só o navegador é tranquilo, isso acontece sempre quando estou jogando (pelo menos eu não lembro de nenhum caso de desligamento enquanto eu só navegava na internet)

 

Certo, irei leva-lo numa assistência técnica.

Não havia decidido isso antes porque faço uso diário dele para várias coisas como para trabalho também, mas como se trata de um problema mais sério aparentemente, não tenho escolha... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yamaguchi-san Seja bem vindo ao fórum!

 

Para fazer esse diagnóstico, é necessário tentar buscar logs do erro.

 

Acesse o Visualizador de eventos do Windows (botão direito no Menu Iniciar > Visualizador de eventos), e após vá até Logs do Windows > Sistema. Verifique se existem logs do erro no horário em que ocorreu. Ele pode indicar o driver ou dispositivo que está com problemas.

 

Desative também o reinício automático:

 

• Tecla Windows + R;

• Digite sysdm.cpl e clique em ok;

• Na janela de propriedades, vá até a aba Avançado > Inicialização e Recuperação > Configurações;

• Em falha do sistema, desabilitar "reiniciar automaticamente" e aplicar as alterações.

Verifique se no próximo erro ocorrerá o desligamento automático ou se irá travar em alguma tela de erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viny Certo, fiz os procedimentos já, obrigado.

 

mandei um print sobre o erro que você pediu para que eu verificasse no visualizador de eventos

não lembro a hora exata que aconteceu mas o erro mais crítico que achei foi esse, e pela descrição acho que tem alguma relação com o "Kernel-Power" qual aponta ser a fonte do erro

 

sobre o desligamento, a máquina não reinicia e sim desliga abruptamente inclusive fazendo um certo barulho como um "clock" que faz quando liga e geralmente quando eu abro algum programa ou de maneira aleatória também, daí eu mesmo ligo de novo, manualmente.

erro.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente o seguinte:

 

1) Acessar a BIOS e redefinir para os ajustes padrão (default);

 

2) Acessar Painel de Controle > Editar planos de energia > Configurações avançadas > Definir "desligar disco rígido após" para Nunca;

 

3) Atualize os drivers.

 

Caso o problema continue, como teste final:

 

4) Inicie em modo de segurança e verifique se o problema irá ocorrer. Se sim, será necessário avaliar o hardware com maior precisão, com testes de tensão elétrica e temperatura. Se o problema não ocorrer em modo de segurança, pode indicar problemas na instalação do Windows, como drivers corrompidos ou programas que estejam interferindo no uso. Uma instalação limpa seria uma boa tentativa neste caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viny Como você pediu, testei todos os 3 procedimentos iniciais e não funcionaram, então fui para o modo de segurança, fiz alguns testes nos jogos e modos de jogo que costuma desligar (foi bem tenso jogar com 4 de fps, mas enfim), o notebook não desligou. E da última vez que ele desligou, ele fez um "beep" bem agudo (não sei se essa informação pode ser relevante, mas fica ai, as vezes ele faz um som assim e outras não quando ele desliga).

 

Então você acredita que possa ser algum driver corrompido ou programa que esteja interferindo? Eu costumo jogar com o discord que é um programa de chat de voz e o google chrome abertos, mas acredito que o notebook já desligou mesmo com esses programas fechados e só o jogo aberto. O que eu devo fazer agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Yamaguchi-san

 

Pelo que me parece, está havendo alguma sobrecarga no sistema durante a execução de jogos. Pode ser que as temperaturas estejam fora do padrão e o sistema "desarma" o hardware para evitar queima de componentes. Somente com um teste de estresse (benchmark) usando um software como Aida64, acompanhando a temperatura passo a passo, seria possível maior precisão.

 

Recomendo este teste de verificação das temperaturas e uma revisão no Notebook, incluindo troca da pasta térmica por uma de boa qualidade e condutividade. Talvez antes desta etapa queira realizar uma instalação limpa do Windows e reinstalar todos os drivers, seria interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

ai pessoal, só querendo atualizar vocês

acho que consegui resolver o problema, eu troquei a pasta térmica e o notebook não desligou sozinho desde então. O jogo que eu costumo jogar no mapa que desligava, agora tá bem estável e não desliga mais, aparentemente era a temperatura, de modo quase imperceptível, mas fazia desligar

a pasta que foi trocada já estava bem desgastada, então foi provavelmente isso

não testei os outros jogos que desligava também porque nem costumo jogar, mas caso aconteça novamente, eu aviso

 

obrigado pela ajuda de vocês, eu só demorei pra postar porque estive ocupado recentemente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...