Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações de Upgrade (Várias componentes)


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Pessoal, desde a compra do meu pc, ate alguns upgrades que fiz, vocês sempre me ajudaram, e preciso de novo de vocês kkkkkk Estou querendo fazer alguns upgrades no meu pc, e não sei o que seria melhor no momento. O primeiro componente que preciso trocar (e já vou trocar então descarto desta lista) é o cpu. Vou listar os componentes aqui e continuo logo abaixo.

 

CPU: Ryzen 3 2200G 

GPU: GTX 1660 Super da Gigabyte GV-N166SOC-6GD

HD E SSD: HD Toshiba 1TB e SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe

RAM: 1 Kingston 8GB 2400mhz e 1 Mushkin 8GB 2400mhz

MOBA: Asus Prime B350M-K

Fonte: Fonte Corsair Series CX 450W 80 Plus Bronze Semi Moldular 

Gabinete: Gabinete Gamer Mid Tower AERO-500 WINDOW

 

Vamos as dúvidas:

- Eu sempre fiquei na dúvida quanto a minha fonte, mas o que vocês acham, da conta do recado? Se for necessário e recomendado trocar, qual seria o melhor para aguentar o que tenho no pc?

- Meu gabinete esta tendo que ficar com a tampa aberta (a gpu tem esquentado muito quando fechado). Fico na dúvida se eu compro ventoinhas pra colocar na frontal e na parte superior (veio somente uma traseira de fábrica), ou se compro já um novo gabinete que vem com ventoinhas na frontal instalada (tendo que instalar somente as superiores). Caso a opção de comprar as ventoinhas pro gabinete que já possuo seja mais fácil, eu não sei exatamente nada do que preciso kkkkk Sobre controladores que a galera cita e etc.

- Comprar um watercooler ajuda muito no pc? Sei que ele é diretamente para o cpu, mas ele ajuda também no resto da tempetura dos outros componentes? 

- E por último, me incomoda o fato desta placa-mãe ter somente 2 slots de ram, e sempre fico ná duvida se a quantidade de ram que tenho já é o suficiente. E me incomoda também o fato de que ele fica um pouco apertado, o cooler do processador fica colado ne uma dos slots.

 

Caso seja interessante, sobre o processador que vou comprar ainda estou em dúvida. Ou vou optar por um ryzen 5 3600 ou um 7 3700x. Sei que há uma diferença de preço considerável entre os 2, mas não decidi ainda porque o mercado está péssimo como todos nós sabemos. Então quero gastar com os upgrades, por volta de R$1.500,00. Fico aberto a correção se falei algo muito leigo (não conheço muitooo do assunto), e caso não tenha sido claro quanto as dúvidas e aos problemas que acho que tenho neste setup, estou a disposição pra responder. Agradeço desde já por cada resposta.

Edit: Sei que R$1500 não é muito nesse mercado atual, então seria julgar o que é mais necessário e urgente no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Fabricio Matheus disse:

- Eu sempre fiquei na dúvida quanto a minha fonte, mas o que vocês acham, da conta do recado? Se for necessário e recomendado trocar, qual seria o melhor para aguentar o que tenho no pc?

O único defeito da CX450 é só ter 1 cabo para placa de vídeo. Fora isso, é uma boa fonte.

 

38 minutos atrás, Fabricio Matheus disse:

- Meu gabinete esta tendo que ficar com a tampa aberta (a gpu tem esquentado muito quando fechado).

Defina "esquentado muito" em termos de "chega até quantos gráus".

 

39 minutos atrás, Fabricio Matheus disse:

Fico na dúvida se eu compro ventoinhas pra colocar na frontal e na parte superior (veio somente uma traseira de fábrica), ou se compro já um novo gabinete que vem com ventoinhas na frontal instalada (tendo que instalar somente as superiores). Caso a opção de comprar as ventoinhas pro gabinete que já possuo seja mais fácil, eu não sei exatamente nada do que preciso kkkkk Sobre controladores que a galera cita e etc.

Você pode comprar mais fans sim...

 

...OU, compra um Watercooler de 240mm junto com o processador novo para poder fazer o OC com folga e de brinde você já ganha 2 fans para ajudar com o airflow.

 

40 minutos atrás, Fabricio Matheus disse:

- Comprar um watercooler ajuda muito no pc? Sei que ele é diretamente para o cpu, mas ele ajuda também no resto da tempetura dos outros componentes? 

A principal vantagem é dar conta de resfriar o processador e ficar silencioso. Fora isso, não ajuda muito não. Aliás, é até pior para sua placa-mãe sem dissipador nos VRM, então considere comprar um fan para grudar em cima dela e resolver esse problema no design.

 

42 minutos atrás, Fabricio Matheus disse:

- E por último, me incomoda o fato desta placa-mãe ter somente 2 slots de ram, e sempre fico ná duvida se a quantidade de ram que tenho já é o suficiente. E me incomoda também o fato de que ele fica um pouco apertado, o cooler do processador fica colado ne uma dos slots.

Pode ficar tranquilo, 16 é bastante hoje em dia. Quanto a ficar tudo colado, também não é um problema do ponto de vista técnico, o máximo que pode afetar é a estética, mas isso é subjetivo.

 

43 minutos atrás, Fabricio Matheus disse:

Caso seja interessante, sobre o processador que vou comprar ainda estou em dúvida. Ou vou optar por um ryzen 5 3600 ou um 7 3700x.

A pergunta que vai ditar a compra é: o que você vai fazer com seu PC? Apenas jogar? Então pegue o 3600 que é mais barato. Agora, se vai fazer stream ou alguma outra coisa que precise de mais, aí sim o 3700x começa a fazer sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Agradeço demais pelas dicas. A gpu normalmente fica de 50 graus, e quando estressa vai ate uns 65 a 70. Mas com a tampa fechada, ela fica passando de 70 fácil, podendo bater ate 80 graus. 

 

Uso bastante para jogar, mas também tem um uso em programas de render 3d (vray, sketch up), porque meu irmão é arquiteto. Então pensei que os cores a mais do ryzen 7 podem ser úteis nestas tarefas.

 

E quanto ao water cooler, fico feliz em saber. Seria interessante então comprar ele e colocar mais fans ne? Eu só não faço a minima ideia do que preciso pra instalar as fans sabe kkkkk Em questão de slots, controle delas e tudo, não sei nada sobre isso. Mas é só pesquisar também (não da pra pedir tudo na mão) kkkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Fabricio Matheus disse:

@Imakuni Agradeço demais pelas dicas. A gpu normalmente fica de 50 graus, e quando estressa vai ate uns 65 a 70. Mas com a tampa fechada, ela fica passando de 70 fácil, podendo bater ate 80 graus. 

Isso é normal, ainda mais considerando que você está com airflow ruim pela falta de fans.

 

23 minutos atrás, Fabricio Matheus disse:

E quanto ao water cooler, fico feliz em saber. Seria interessante então comprar ele e colocar mais fans ne? Eu só não faço a minima ideia do que preciso pra instalar as fans sabe kkkkk Em questão de slots, controle delas e tudo, não sei nada sobre isso. Mas é só pesquisar também (não da pra pedir tudo na mão) kkkkkk 

Sim, ele equivale por 2. Daí precisaria só de um segundo para ficar com 2 de entrada e 2 de saída e mais um adicional (possivelmente menor) para resolver o problema da placa-mãe.

 

Quanto às conexões, você pode usar um controlador sim, mas é mais fácil (e barato) usar um splitter desses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni  Cara, se você conseguir me dar uma última ajuda. Pesquisei em vários lugares, mas não consegui encontrar em certeza quanto a ligação do watercooler no meu pc. Vou anexar a foto da moba (retirada do site da asus), e será que você consegue me explicar sobre a ligação do watercooler? Toda essa questão de 3 pinos ou 4 pinos, de ligar o cabo para ligar mais outras 3 fans, onde tudo vai ser ligado. E se algo for ligado direto na fonte também, seria bom saber.

Não precisa responder se for algo muito complicado, e peço desculpa se estiver pedindo demais. 

MOBA.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Os fans e a bomba do WC ligam no CPU fan; se a placa-mãe tivesse mais portas, ligaria a bomba em um local separado, mas não é o caso. De qualquer forma, você pluga o splitter que vem com o WC no CPU e liga tudo nele.

 

E o resto do gabinete você liga em CHA_Fan. De novo, se tivesse mais portas, não precisaria ficar comprando coisas extras, mas fazer o que.

 

Não há nada que você tenha que ligar na fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...