Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar um projeto de refrigeração para meu gabinete?


Posts recomendados

Montei meu primeiro PC essa semana, mas estou preocupado com a refrigeração interna do gabinete, pois estou notando que a temperatura do meu CPU não está exatamente "normal", mesmo diante das circunstâncias às quais vou me referir a seguir.

 

Estive monitorando a temperatura da GPU e da CPU, e verifiquei os seguintes valores: em idle, a GPU fica na casa dos 40º~42º, e o CPU em 44º~45º; usando aplicativos como o navegador padrão do Windows (esqueci o nome) e assistindo vídeos, a GPU já chega a 50º e o CPU varia entre 48º~55º. No único jogo que testei (Resident Evil 2), a GPU ficou entre 68º~72º, com pico de 75º, e o CPU ficou entre 65º~68º, com pico rápido de 70º. A GPU é esquentada mesmo, então eu já esperava essa temperatura, mas o processador (Ryzen 5 1600 AF) não tem um TDP muito alto, então me deixou um pouco ressabiado em relação às temperaturas alcançadas, especialmente em razão do fato de que, mesmo durante os jogos, o uso máximo dele chegava em 12%, em alguns raros picos (ainda não rodei um teste de estresse completo para saber até onde vai a temperatura).

 

Aqui entra uma observação importante: meu gabinete (ainda) não tem coolers. Tenho plena ciência de que isso influencia nas temperaturas, só não sei se as justifica totalmente. 

 

Dessa forma, considerando que meu parco conhecimento de hardware e quase nulo conhecimento de refrigeração, resolvi criar esse tópico para tirar algumas dúvidas com os colegas a respeito desses temas.

 

Acredito que a instalação dos fans já amenize as temperaturas elevadas que constatei. Caso não obtenha sucesso, vou começar a procurar outras possíveis causas, uma vez que quem montou o PC fui eu mesmo, então posso ter errado em algo.

 

As dúvidas são as seguintes: 1- como funciona a instalação dos fans no que diz respeito à conectores? Sei que minha placa-mãe tem apenas um conector para fans, e eu precisaria instalar alguns diretamente na fonte, mas não sei exatamente como isso funciona (minha fonte tem 4 conectores molex); 2- quantas fans devem ser instaladas no gabinete para uma refrigeração otimizada? E em quais posições?; 3- no que diz respeito à potência, a minha fonte suporta tranquilamente a instalação desses coolers?

 

Agradeço desde já pelas respostas. As pessoas deste forum tem me ajudado bastante desde que decidi montar esse computador.

 

Gabinete Bluecase BG-020

Fonte PCYes! Spark 500w

Placa-mãe AB-350m-DSH3

Processador Ryzen 5 1600 AF

GPU R9 270 2gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a fonte aguenta sim os coolers. O que é necessário para instalar na fonte é um adaptador molex - 3 pinos, custam cerca de 20 reais no ML. Mas você conectando direto na fonte não será possível o controle dos rgbs, nesse caso precisaria de um controlador externo para isso.

 

Outra informação importante é o posicionamento dos coolers, em relação ao fluxo de ar. O ar deve entrar pela frente,e parte baixa do gabinete (quando possível) e deve sair por trás e por cima. Então os fans devem ser instalados na direção correta. Quanto ao temp da gpu, talvez alguma configurações no rpm do cooler da placa baste.

 

Na escolha dos coolers para o gabinete, leve em consideração a RPM das fans e o CFM, os bons são acima de 50 cfm, mas ai depende do tamanho e outros fatores, mas ai é o básico do básico.

adicionado 1 minuto depois

Outra coisa importante é desobstruir a passagem de ar pelo interior do gabinete, então um bom manejo dos cabos é importante. Se possível mande fotos da build. E parabéns pelo postce o bom uso do português.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arierom Agradeço pela resposta, amigo. Eu adquiri esse Cooler FAN Rise Mode Wind W1, 120mm. As RPM e o CFM me pareceram aceitáveis. Você tem alguma opinião sobre ele?

 

Aqui vai uma foto da parte interna do gabinete. Organizei os cabos da melhor maneira que consegui, mas vejo que precisarei melhorar para colocar os fans frontais. O cabo de alimentação 8 pinos infelizmente era muito curto para ser conectado por trás do gabinete.

 

1704B503-A419-4D91-8C2C-1C83D916FD65.thumb.jpeg.ee5d6f3bb44d26ddd32e6eba0b13f851.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ventilação é complicado... você tem que levar em conta alguns fatores, notadamente pressão interna, ventilação e barulho, levando em conta refrigeração e poeira.

 

Sobre pressão, ela pode ser positiva (mais ar entrando do que saindo), neutra ou negativa (mais ar saindo do que entrando). Há quem diga que pressão negativa é sutilmente melhor para refrigeração, mas em contrapartida ela força mais entrada de poeira pelos vãos sem filtro do gabinete. Pressão positiva é sutilmente pior para refrigeração, mas ela força o ar a entrar pelas entradas filtradas, o que diminui o pó dentro do gabinete. Pelo seu desenho você parece ter vários pontos de entrada sem filtro, então eu sugiro pressão positiva para reduzir a quantidade de pó no gabinete.

 

Sobre ventilação e barulho, a ideia é esfriar o máximo possível com o menor barulho possível. Atualmente você só tem uma ventoinha pelo que eu entendi, então suas opções são bem limitadas. Minha sugestão é colocar essa ventoinha na parte de trás do seu gabinete (naquela tela logo acima da sua placa de vídeo), empurrando ar pra dentro. Isso vai soprar bem seu cooler de CPU e ajudar com as temperaturas por lá, sem prejudicar a placa de vídeo.

 

Para colocar a ventoinha empurrando ar pra dentro, se não tiver na própria ventoinha uma setinha indicando a direção de rotação e a direção do vento, em regra o ar entra na ventoinha pelo lado sem nada e sai pelo lado que tem os suportes.

 

Se conseguir mais ventoinhas, aí sim talvez seja o caso de fazer do jeito que o amigo falou acima... Mas, pra uma só, coloca como entrada na parte de trás que vai ser sucesso.  Ah, e mais uma coisa... os fios da sua fonte são estreitos, você pode tentar correr eles por trás de placa-mãe. 

 

Espero que ajude! o/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr. Joe Agradeço pela resposta e pela explicação. Eu desconhecia a importância da pressão neste caso. Sobre as tuas recomendações, eu atualmente não tenho nenhum fan no gabinete, mas adquiri três da marca Rise Mode Wind W1 de 120mm, que devem chegar na semana que vem. A minha ideia era colocar dois na frente, puxando o ar frio, e um atrás, como exaustor; ou ainda, um na frente puxando o ar frio, um atrás e outro na parte superior do gabinete, como exaustores. Tens alguma sugestão sobre esse posicionamento das ventoinhas nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr. Joe Até que enfim vi alguém falando sobre ventilação como tem que ser, a maioria das pessoas acha que  o correto é ir enchendo de ventoinhas em todos os cantos, poucos ou ninguém considera pressão dinâmica, estática, vazão, etc, eu prefiro aquela configuração que crie um equilibrio na vazão de entrada e saida, por isso o ideal é usar cooler sempre em pares e com as mesmas caracteristicas e mesmo assim é difícil o equilíbrio por conta desse pontos ou frestas, para muitos o ideal é encher de ventoinhas cheia de luzes como uma árvore de natal...kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

@Sr. Joe Agradeço pela resposta e pela explicação. Eu desconhecia a importância da pressão neste caso. Sobre as tuas recomendações, eu atualmente não tenho nenhum fan no gabinete, mas adquiri três da marca Rise Mode Wind W1 de 120mm, que devem chegar na semana que vem. A minha ideia era colocar dois na frente, puxando o ar frio, e um atrás, como exaustor; ou ainda, um na frente puxando o ar frio, um atrás e outro na parte superior do gabinete, como exaustores. Tens alguma sugestão sobre esse posicionamento das ventoinhas nesse caso?

 

A configuração mais comum para 3 ventoinhas é essa primeira que você sugeriu, dois como entrada na frente e um como exaustão atrás ou em cima. Pessoalmente acho que atrás é melhor do que em cima, porque forma quase que um "túnel de vento" entre a ventoinha mais alta da frente, o cooler da CPU e a ventoinha de exaustão. Aí a terceira ventoinha você coloca na frente, mais pra baixo, pra soprar ar pra sua GPU e sucesso!

adicionado 51 minutos depois
1 hora atrás, misterjohn disse:

@Sr. Joe Até que enfim vi alguém falando sobre ventilação como tem que ser, a maioria das pessoas acha que  o correto é ir enchendo de ventoinhas em todos os cantos, poucos ou ninguém considera pressão dinâmica, estática, vazão, etc, eu prefiro aquela configuração que crie um equilibrio na vazão de entrada e saida, por isso o ideal é usar cooler sempre em pares e com as mesmas caracteristicas e mesmo assim é difícil o equilíbrio por conta desse pontos ou frestas, para muitos o ideal é encher de ventoinhas cheia de luzes como uma árvore de natal...kkkkkk

Obrigado pelo comentário! O meu, particularmente, é cheio de luzes como uma árvore de natal HEHEHEHE

 

No meu setup eu coloquei 7 ventoinhas... 3 de pressão estática na frente como entrada, uma de pressão estática como saída acoplada ao radiador do watercooler, mais 2 de pressão dinâmica em cima como saída e, por fim, uma de pressão estática como saída na parte de trás. Daí, só pra fazer uma graça, coloquei duas na lateral, que ficam inclusive desligadas, mas estão lá só pra luzinha XD

Aí regulei manualmente a potência delas para ter certeza que a entrada é mais forte do que a saída, pra diminuir um pouco o pó... pelo menos, na teoria deve diminuir um pouco o pó!

 

Vou colocar no post um gifzinho da minha arvorezinha quadrada de natal o/

Side Panel.gif

Front_Panel.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr. Joe voce é um artista...mas eu me refiro aqueles que priorizam o visual iluminado em detrimento do técnico, agora se o cara faz um projeto bacana e enche de "luzinhas" é outro papo. Eu não curto esse barato, isso porque só olho para o meu gabinete quando ligo o pc, depois ele fica "invisível", eu não gosto mas até posso apreciar, como o seu por exemplo, parece um luminoso da Brodoway...😆

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

@Sr. Joe voce é um artista...mas eu me refiro aqueles que priorizam o visual iluminado em detrimento do técnico, agora se o cara faz um projeto bacana e enche de "luzinhas" é outro papo. Eu não curto esse barato, isso porque só olho para o meu gabinete quando ligo o pc, depois ele fica "invisível", eu não gosto mas até posso apreciar, como o seu por exemplo, parece um luminoso da Brodoway...😆

Artista foi bondade sua, e eu ri pacas do "luminoso da Brodoway" HEHEHE Mas muito obrigado pelo elogio! O perfil que eu uso é o DOOM Eternal, do Alex Kastrev (r/RGBProfiles).

 

Mas sim, eu entendo o que você quer dizer... galera não ta nem aí, só vomita colorido no PC e depois reclama do desempenho -_- Por isso quando vi alguém com uma dúvida coerente e interessado em fazer o certo, eu fiz questão de fazer uma conta e responder... Agora, porque o Big Data mostrou esse post pra mim no discover do Google, isso eu não sei explicar hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Sr. Joe @Arierom @misterjohn Passando pra dar um feedback aos colegas sobre a questão discutida no tópico: instalei dois fans no gabinete (o terceiro infelizmente não pude instalar, devido à falta de mais um conector molex na minha fonte) e segui a sugestão do @Sr. Joe acoplando um cooler frontal e um traseiro, criando o tal "túnel de vento". O resultado foi bom e atendeu minhas expectativas, uma vez que a temperatura do CPU foi reduzida entre 5º e 8º. A GPU também perdeu cerca de 3º enquanto trabalha. 

 

Agradeço aos amigos pela atenção e pelas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

@Sr. Joe @Arierom @misterjohn Passando pra dar um feedback aos colegas sobre a questão discutida no tópico: instalei dois fans no gabinete (o terceiro infelizmente não pude instalar, devido à falta de mais um conector molex na minha fonte) e segui a sugestão do @Sr. Joe acoplando um cooler frontal e um traseiro, criando o tal "túnel de vento". O resultado foi bom e atendeu minhas expectativas, uma vez que a temperatura do CPU foi reduzida entre 5º e 8º. A GPU também perdeu cerca de 3º enquanto trabalha. 

 

Agradeço aos amigos pela atenção e pelas sugestões.

Disponha! E obrigado pelo feedback, fico feliz que tenha dado certo!

 

Agora... tem certeza que não consegue ligar um molex no outro? Geralmente eles aceitam esse tipo de ligação... E outra, adaptador molex pra sata tem bastante por aí e costumam ser baratinhos, da uma pesquisada! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr. Joe Não sei se compreendi bem o que seria ligar um molex no outro. Conectar um molex do fan com outro molex do fan e atrás deles o molex da fonte? 

 

Sobre o adaptador SATA-Molex, fiquei interessado e busquei algumas informações na internet a respeito, mas li alguns relatos e artigos no sentido de que usar o adaptador não é exatamente seguro, então me deixou meio receoso. O que tu achas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, L. Ribeiro disse:

@Sr. Joe Não sei se compreendi bem o que seria ligar um molex no outro. Conectar um molex do fan com outro molex do fan e atrás deles o molex da fonte? 

 

Sobre o adaptador SATA-Molex, fiquei interessado e busquei algumas informações na internet a respeito, mas li alguns relatos e artigos no sentido de que usar o adaptador não é exatamente seguro, então me deixou meio receoso. O que tu achas?

Exatamente, um molex no outro e, na ponta, o conector da fonte. Não é todo conector Molex que permite isso, mas eu procurei um video do seu modelo de ventoinha aqui e PARECE que elas permitem.

 

Agora, sobre o adaptador... depende do adaptador. O ideal era ligar direto o fio da fonte com a saída molex, mas é aquela coisa... Não é como se o seu PC fosse pegar fogo, e você tb não ta ligando nada muito assim, é só uma ventoinha. Perigo teria se fosse ligar um aparelho que puxa mais ou algo do tipo. Agora, se conseguir ligar elas em corrente, sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...