Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 chegando a 84ºC com o Wraith


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Gostaria de uma ajudinha. Estou com um "problema" em relação ao superaquecimento do meu 3600.

Eu comprei ele recentemente e vi que ele trabalhava com uma temperatura um pouco mais alta que meu antigo i5 4440, então eu já imagina que ele chegaria a números maiores, porém, eu me assustei ao jogar o Remnant e notar que 30-35% de utilização dele, ele estava chegando a 77-78º e com um pico de 84ºC. Gostaria de sugestões de Coolers que aguentam ele e dão uma margem legal pra ele.

 

Eu estava vendo o DeepCool Gammaxx GTE V2
https://www.kabum.com.br/produto/114974/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-amd-intel-dp-mch4-gmx-gte-v2bk

Por volta dessa faixa de preço de R$150,00-R$200,00.
Se passar um pouco não tem problema.


Apenas para maiores detalhes, eu fiz o cable management do meu gabinete (Xigmatek Mach III) e o airflow está excelente, o meu fan frontal de 120mm está na altura certinha da minha 970 e o mais próximo possível do 3600.

Abaixar as voltagens não é uma opção, pois como eu não entendo dessa parte de overclock e downclock eu prefiro manter ele em stock para evitar dor de cabeça.

Edit: Esqueci de mencionar que as voltagens estavam batendo 1.41V ou algo próximo disso. Se realmente ajudar e não prejudicar a vida útil do processador fazer o ajuste nelas eu posso tentar, porém gostaria de saber onde posso ver e entender melhor como aplicar essa mudança e como ela funcionaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Diegolera disse:

Olá pessoal,

 

Gostaria de uma ajudinha. Estou com um "problema" em relação ao superaquecimento do meu 3600.

Eu comprei ele recentemente e vi que ele trabalhava com uma temperatura um pouco mais alta que meu antigo i5 4440, então eu já imagina que ele chegaria a números maiores, porém, eu me assustei ao jogar o Remnant e notar que 30-35% de utilização dele, ele estava chegando a 77-78º e com um pico de 84ºC. Gostaria de sugestões de Coolers que aguentam ele e dão uma margem legal pra ele.

 

Eu estava vendo o DeepCool Gammaxx GTE V2
https://www.kabum.com.br/produto/114974/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-amd-intel-dp-mch4-gmx-gte-v2bk

Por volta dessa faixa de preço de R$150,00-R$200,00.
Se passar um pouco não tem problema.


Apenas para maiores detalhes, eu fiz o cable management do meu gabinete (Xigmatek Mach III) e o airflow está excelente, o meu fan frontal de 120mm está na altura certinha da minha 970 e o mais próximo possível do 3600.

Abaixar as voltagens não é uma opção, pois como eu não entendo dessa parte de overclock e downclock eu prefiro manter ele em stock para evitar dor de cabeça.

Edit: Esqueci de mencionar que as voltagens estavam batendo 1.41V ou algo próximo disso. Se realmente ajudar e não prejudicar a vida útil do processador fazer o ajuste nelas eu posso tentar, porém gostaria de saber onde posso ver e entender melhor como aplicar essa mudança e como ela funcionaria.

Rapaz o que eu procurei nas lojas um water cooler nessa faixa de preço agora pra te responder, e ví que pela alta do dólar não existe!!!Um desses resolveria pra você, uso um deepcool maelstron de 120mm, que paguei 160 reais antes da pandemia, mas não tem mais!!!Nem ele e nem de outra marca, o mais barato é o coolermaster de 289 reais, fiquei surpreso...

 

Agora o wraith spire deveria dar conta, 85° é muito, embora o limite do seu processador seja 90+.

 

Já usei no meu 3500X o wraith em overclock(4400MHZ 1.47v) e não passou de 80, no Water cooler fica a 58-65°,  fora o silêncio.

Tem esse coolermaster que falei, é mais caro, mas talvez ajude, eu particularmente não gosto mais de air cooler depois que experimentei o water!!!!abraços

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/7485/water-cooler-cooler-master-masterliquid-lite-120-mlw-d12m-a20pw-r1

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, D3NSEGR disse:

Rapaz o que eu procurei nas lojas um water cooler nessa faixa de preço agora pra te responder, e ví que pela alta do dólar não existe!!!Um desses resolveria pra você, uso um deepcool maelstron de 120mm, que paguei 160 reais antes da pandemia, mas não tem mais!!!Nem ele e nem de outra marca, o mais barato é o coolermaster de 289 reais, fiquei surpreso...

 

Agora o wraith spire deveria dar conta, 85° é muito, embora o limite do seu processador seja 90+.

 

Já usei no meu 3500X o wraith em overclock(4400MHZ 1.47v) e não passou de 80, no Water cooler fica a 58-65°,  fora o silêncio.

Tem esse coolermaster que falei, é mais caro, mas talvez ajude, eu particularmente não gosto mais de air cooler depois que experimentei o water!!!!abraços

 

Opa, então, eu tenho um pouco de receio de Water Cooler, meu medo é o negócio vazar e levar o PC inteirinho com ele, isso que eu fico com o pé atrás.

Referente ao Wraith Spire dar conta, eu acho que o 3600 vem com o Wraith Stealth, e não com o Spire.

Outro problema que eu notei, foi que eu estava usando o HWMonitor e pelo que eu vi ele anda meio apresentando problemas, instalei o HWINFO aqui pra ver e aparentemente as informações estão diferentes (as temperaturas estão um pouco menor).

 

Em questão de eficiência, um Water Cooler é tão mais poderoso que um bom Air cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Diegolera disse:

Edit: Esqueci de mencionar que as voltagens estavam batendo 1.41V ou algo próximo disso.

Mas é exatamente por isso que você está com temperatura alta. Se eu que estou com um WC de 240 e rodando a 1.3 já chego em 90 no pior caso, quem dirá você em 1.4 com um cooler bem mais fraco. Controle a tensão manualmente que você vai resolver o problema. Passe um tempo vendo uns vídeos de OC, gaste um sabadão nisso que não é tão complicado.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas é exatamente por isso que você está com temperatura alta. Se eu que estou com um WC de 240 e rodando a 1.3 já chego em 90 no pior caso, quem dirá você em 1.4 com um cooler bem mais fraco. Controle a tensão manualmente que você vai resolver o problema. Passe um tempo vendo uns vídeos de OC, gaste um sabadão nisso que não é tão complicado.

Brother, como consigo 4400mhz, com 1,46v e ainda fico nos 65-70 graus com uma water cooler metade do seu?

Desculpa discordar, mas no caso do amigo acima, a tensão de 1,40-1,41v, é perfeitamente normal, não tem nada a ver com a temperatura elevada, que pode estar acontecendo por falta de competência do cooler box.

 

A informação da tensão citada por você não procede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diegolera disse:

Gostaria de sugestões de Coolers que aguentam ele e dão uma margem legal pra ele.

Antes de mais nada explique o sistema de circulação de ar no gabinete.

A princípio, se for para indicar eu compraria o cooler Gammax 400, mas antes verifique a questão da circulação porque o 3600 não esquenta tanto.Tem VGA?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, D3NSEGR disse:

Brother, como consigo 4400mhz, com 1,46v e ainda fico nos 65-70 graus com uma water cooler metade do seu?

Desculpa discordar, mas no caso do amigo acima, a tensão de 1,40-1,41v, é perfeitamente normal, não tem nada a ver com a temperatura elevada, que pode estar acontecendo por falta de competência do cooler box.

 

A informação da tensão citada por você não procede.

Porque eu faço a minha medição rodando Prime95 128k (o teste mais quente para ryzen) em um dia de 30C. Além disso, 1.3 é a minha tensão efetiva; na real, eu seto em 1.35 e tenho queda para 1.3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, PedraX disse:

Antes de mais nada explique o sistema de circulação de ar no gabinete.

A princípio, se for para indicar eu compraria o cooler Gammax 400, mas antes verifique a questão da circulação porque o 3600 não esquenta tanto.Tem VGA?

 

Meu gabinete é um Xigmatek Mach III que possui um fan frontal de 120mm puxando ar gelado, e um exaustor no fundo de 120mm.
Possuo uma 970 Strix da Asus. Ela chega a uns 77º-80º Full load.

 

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Porque eu faço a minha medição rodando Prime95 128k (o teste mais quente para ryzen) em um dia de 30C. Além disso, 1.3 é a minha tensão efetiva; na real, eu seto em 1.35 e tenho queda para 1.3.


Estava dando uma olhada na questão de fazer undervolt mas eu tenho receio de danificar o processador com isso por não fornecer a quantidade de energia necessária e ele pifar. Gostaria de saber se eu fizer undervolt, as frequencias diminuem junto com ele? (não tenho muito problema em sacrificar a performance para manter uma boa temperatura)?
Precisa ficar testando a configuração de undervolt para achar o sweet spot similar ao overclock ou basta eu diminuir que ele vai definir um novo limite para as voltagens e trabalhar com o que tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Diegolera disse:

Meu gabinete é um Xigmatek Mach III que possui um fan frontal de 120mm puxando ar gelado, e um exaustor no fundo de 120mm.
Possuo uma 970 Strix da Asus. Ela chega a uns 77º-80º Full load.

Compre o Gammax400.Mas advirto que esse gabinete XIGMATEC não é muito ideal, se possível instale mais um FAN tirando ar de topo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Diegolera disse:

Estava dando uma olhada na questão de fazer undervolt mas eu tenho receio de danificar o processador com isso por não fornecer a quantidade de energia necessária e ele pifar.

Isso não é problema. Se não tiver suficiente, você só vai ter instabilidade, mas isso não é permanente e jamais vai danificar o processador. É só com o excesso que você tem que se preocupar.

 

9 minutos atrás, Diegolera disse:

Gostaria de saber se eu fizer undervolt, as frequencias diminuem junto com ele? (não tenho muito problema em sacrificar a performance para manter uma boa temperatura)?

Em tese, não.

 

10 minutos atrás, Diegolera disse:

Precisa ficar testando a configuração de undervolt para achar o sweet spot similar ao overclock ou basta eu diminuir que ele vai definir um novo limite para as voltagens e trabalhar com o que tem?

É exatamente o mesmo que overclock: você testa para ver se fica estável. Se não ficar, você tem duas opções: aumentar a tensão (ou seja, não diminuir tanto) ou diminuir a frequência (ou seja, sacrificar desempenho). 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, PedraX disse:

Compre o Gammax400.Mas advirto que esse gabinete XIGMATEC não é muito ideal, se possível instale mais um FAN tirando ar de topo.

 

@D3NSEGR

 

O 400 está indisponível nas lojas, será que um DeepCool Gammaxx GTE V2 serviria? aparentemente ele é um pouco melhor que o 400.

E eu estava pensando também em pegar uns fans adicionais, porém não acho um padrão de 4 pinos ou molex, são quase todos 3 pinos e quando eu acho um que serviria, o CFM dele é bem faixo.

adicionado 31 minutos depois

Entendi. Eu creio que o cooler é bem fraquinho ainda. Vou fazer o seguinte, vou comprar um cooler novo para ele, se eu ver que ele vai segurar legal, ai eu nem me preocupo com a tensão do processador, caso ele ainda fique bem quente, ai eu parto para o undervolt.

Mas eu já andei dando uma pesquisada referente a isso e como funciona, e graças a sua explicação e de mais alguns sites/youtubers eu fiquei um pouco mais tranquilo, pois o máximo que acontece nesses casos de undervolt é uma BSOD, ai é só voltar para tensão maior e assim vai. (Creio que meu chip não é dos melhores, pois ele está precisando de 1.42 para chegar a 4.2Ghz, mas não custa tentar caso as outras coisas não derem certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

22 minutos atrás, Diegolera disse:

 DeepCool Gammaxx GTE V2 serviria?

Sim, é práticamente o mesmo.

Se puder coloque com 4 pinos e PWM, mas pode ser de 3 pinos, eles já vem com molex normalmente para ligar direto no fonte.

adicionado 3 minutos depois

Seu gabinete permite 3 FAN e o FAN do cooler já pode ser considerado um quarto FAN(vai tirar ar por trás).Não precisa mais que um adicional.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, apenas para dar um retorno.

Essas foram as temperaturas do Ryzen com o Stealth após 4 horas e meia de jogo (Remnant).

Acredite, esse jogo foi o que tinha me preocupado, pois nem GTA V ou GW2 tinha batido essa temp.

 

Aparentemente as temperaturas estavam baixas desde o inicio e não era possível de validar pelo HWMonitor por não fazer a média, apenas passar o atual, minima e máxima, das quais eu vi a máxima e me gerou preocupações.
Pelo que eu notei através do Afterburner, realmente as temperaturas ficavam bem próximas do 67-68º e repentinamente iam para 77, só que caiam em questão de segundo para a temperatura normal. A máxima eu consegui monitorar e foi na tela de carregamento e a CPU foi para 32%, creio que pelo fato da fan estar rodando com baixa RPM, isso foi contabilizado e logo após a temperatura começou a cair.

 

Resumindo: não precisava me preocupar e comprar um cooler, as temperaturas estão bem oks para jogos. Mas eu comprei apenas para melhorar a ventilação em geral e poder dar uma folga ainda maior.
Ressaltando que estou usando o cooler padrão (Stealth), a pasta termica pré aplicada do cooler e uma gtx 970º logo embaixo a 99% de uso, então creio que está bem tranquilo.

Com a vinda do cooler novo, irei colocar uma Artic Silver 5 que tenho aqui e os fans adicionais, sanando todas as questões de temperatura.

 

As informações foram extraídas pelo HWINFO, sendo a ordem das colunas Temp atual, minima, máxima e média, respectivamente.

image.png.5b0ccb1c16a25d6fd918f7e019b4adac.png

 

Obrigado @PedraX @Imakuni @D3NSEGR pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Diegolera disse:

Pessoal, apenas para dar um retorno.

Essas foram as temperaturas do Ryzen com o Stealth após 4 horas e meia de jogo (Remnant).

Acredite, esse jogo foi o que tinha me preocupado, pois nem GTA V ou GW2 tinha batido essa temp.

 

Aparentemente as temperaturas estavam baixas desde o inicio e não era possível de validar pelo HWMonitor por não fazer a média, apenas passar o atual, minima e máxima, das quais eu vi a máxima e me gerou preocupações.
Pelo que eu notei através do Afterburner, realmente as temperaturas ficavam bem próximas do 67-68º e repentinamente iam para 77, só que caiam em questão de segundo para a temperatura normal. A máxima eu consegui monitorar e foi na tela de carregamento e a CPU foi para 32%, creio que pelo fato da fan estar rodando com baixa RPM, isso foi contabilizado e logo após a temperatura começou a cair.

 

Resumindo: não precisava me preocupar e comprar um cooler, as temperaturas estão bem oks para jogos. Mas eu comprei apenas para melhorar a ventilação em geral e poder dar uma folga ainda maior.
Ressaltando que estou usando o cooler padrão (Stealth), a pasta termica pré aplicada do cooler e uma gtx 970º logo embaixo a 99% de uso, então creio que está bem tranquilo.

Com a vinda do cooler novo, irei colocar uma Artic Silver 5 que tenho aqui e os fans adicionais, sanando todas as questões de temperatura.

 

As informações foram extraídas pelo HWINFO, sendo a ordem das colunas Temp atual, minima, máxima e média, respectivamente.

image.png.5b0ccb1c16a25d6fd918f7e019b4adac.png

 

Obrigado @PedraX @Imakuni @D3NSEGR pela ajuda.

Perfeito, ótima escolha com o cooler, até o nome é bacana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...