Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

intel core i7 9700k batendo 100 graus


Posts recomendados

estava jogando horizon zero dawn (e ja aconteceu com outros jogos) e o processador começou a chegar em 100 graus, deram pouquissimos drop de fps/gargalos, uns 3/4 mas nada grave em questao de umas 2h de gameplay, mas fiquei preocupado com essa elevação de temperatura se esta relacionado com alguma configuração de bios ou outros componentes, se é prejudicial e se tem alguma solução ou preciso fazer algum upgrade 

 

segue imagem dos outros hardwares

 

quando pauso o jogo e dou alt tab pra verificar ai da uma baixadinha mas normalmente fica em 99-100 graus

 

 

image.thumb.png.7a8553953fb3f9b0ec8831a5e41e40ce.png

 

placa de video: rtx 2070

 

image.png.3dbc83f8b5d4bcc2505bba4c5f9f7a1d.png

segue todos os componentes abaixo:

 

Processador Intel Core i7-9700K Coffee Lake LGA1151 3.60GHz Cache 12MB

Water Cooler PCYES Sangue Frio 120mm

placa-mãe Asus PRIME Z370-P, LGA 1151

Memoria Team Group T-Force Delta 8GB (2x8) 2400MHz DDR4 Preta RGB, (16gb)

HD Toshiba 1TB Sata III 3.5 7200RPM

SSD Kingston A400 240GB SATA 3 2.5

Fonte AeroCool KCAS 600W Bronze Full Range 80 Plus

Placa de Video Galax GeForce RTX 2070 8GB GDDR6 1-Click OC EX 256-bit.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Alexandre levando em conta que tá batendo os 100° C, já ta numa zona bem complicada mesmo.

Ai depende do teu orçamento e do teu orçamento também, no mínimo eu recomendaria um watercooler de pelo menos 240 mm ou mesmo 280 mm.

 

Eu até diria que tem que ver a ventilação do teu gabinete, mas pra tua RTX 2070 estar chegando a 61° C até que parece okay, ainda sim, é bom dar uma olhadinha mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Watercooler de 120 mm não dá conta dos Core i7 e Core i9 da nona e décima geração não.

Calma, pera aí. Realmente WCs de 120 não são bom valor e não premitem muito OC, mas também não são tão ruins a ponto de fazer chegar em 100c.

 

@Matheus Alexandre Coloque um print com as tensões que a placa-mãe está utilizando, por favor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Imakuni disse:

Calma, pera aí. Realmente WCs de 120 não são bom valor e não premitem muito OC, mas também não são tão ruins a ponto de fazer chegar em 100c.

 

@Matheus Alexandre Coloque um print com as tensões que a placa-mãe está utilizando, por favor.

image.png.a79f3e07e20d8571f84903146a38446e.png

 

nao sei se muda algo no momento que o jogo esta aberto ou nao, mas esta ai como ta agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Alexandre disse:

 

poderia explicar como eu posso arrumar isso?

Do mesmo jeito que faria overclock, só que ao em vez de aumentar, você vai diminuir a tensão. Você vai na BIOS e procura algo que diga Vcore; mude para o manual e coloque um valor (bem) mais baixo para impedir que a placa-mãe faça o que quiser com a sua tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu me lembro, o Core i7-9700K consegue manter os clocks base e turbo com 1.35V, é o valor "médio" pra esses chips (segundo Reddit e outros fórums), alguns chips melhores fazem com menos, outros com mais, creio que você possa começar por ai e ir testando a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Matheus Alexandre disse:

seria essa opcao? se sim, qual valor devo colocar no manual?

 

Sim. Coloque 1.3, 1.25... quanto menor, mais frio o seu PC roda, mas se baixar de mais, pode ter instabilidade. Não tem muito receita de bolo, é tentativa e erro. Baixe e rode alguns testes de stress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Imakuni disse:

Sim. Coloque 1.3, 1.25... quanto menor, mais frio o seu PC roda, mas se baixar de mais, pode ter instabilidade. Não tem muito receita de bolo, é tentativa e erro. Baixe e rode alguns testes de stress.

 

como eu faço a alteração no valor? quando clico em manual aparece isso

 

image.thumb.png.2a7a126b415299837fa7766e5e411940.pngimage.thumb.png.80d2f9fce613c867430610e7c584d159.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

38 minutos atrás, Imakuni disse:

Pera, depois de dar Enter no modo manual você não consegue apertar a setinha para baixo e selecionar a opção? Tentou usar + e - para mexer?

eu coloquei em 1.300 e ainda assim subiu a temperatura dps (chegou e uns 97)

 

testei em 1.2500 e meu computador travava apos o windows abrir

 

segue print (quando botei 1.300 com o jogo aberto)

image.png.03cc381e6aa1be33ae6636aa7692a046.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Matheus Alexandre disse:

eu coloquei em 1.300 e ainda assim subiu a temperatura dps (chegou e uns 97)

 

testei em 1.2500 e meu computador travava apos o windows abrir

 

segue print (quando botei 1.300 com o jogo aberto)

Veja bem, a parte que diz "voltage" do processador não importa. Importa a parte de tensões é da placa-mãe (a que diz "Vcore").

 

Em todo caso, você já viu uma melhora substancial com 1.3. Se 1.25 não foi, tente 1.29, 1.28... A partir daqui, é tentativa e erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Até onde eu me lembro, o Core i7-9700K consegue manter os clocks base e turbo com 1.35V, é o valor "médio" pra esses chips (segundo Reddit e outros fórums), alguns chips melhores fazem com menos, outros com mais, creio que você possa começar por ai e ir testando a estabilidade.

 

15 minutos atrás, Imakuni disse:

Veja bem, a parte que diz "voltage" do processador não importa. Importa a parte de tensões é da placa-mãe (a que diz "Vcore").

 

Em todo caso, você já viu uma melhora substancial com 1.3. Se 1.25 não foi, tente 1.29, 1.28... A partir daqui, é tentativa e erro.

 

 

1.285 deu tela azul

e o 1.3 foi o que melhorou porém ainda assim atingiu 97, o que eu posso fazer além disso? e rodar jogo nessa temperatura (nunca passando de 100) pode dar problema no processador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A partir de 100° C o processador começa a dar throttling para não sofrer danos por temperatura, mas é sempre bom ficar o mais longe possível dessa faixa de temperatura, até porque o consenso geral é de que temperatura muito alta reduz a vida útil do processador. O quanto, não é possível estimar.

 

A essa altura eu recomendo que você cheque a instalação desse water cooler, o bloco está bem afixado no processador? A aplicação de pasta térmica está okay e foi o bastante ou demais? E por fim, como eu havia dito anteriormente, dá uma checada na ventilação geral do gabinete.

 

Inclusive, em que parte do gabinete você instalou o radiador do water cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...