Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível q um único dígito torne uma RAM incompatível?


Ir à solução Resolvido por Romualdo Neto,

Posts recomendados

Olha só, pessoal: adquiri novos uma placa-mãe (b450 aorus m da Gigabyte), um processador (amd ryzen 5 3600)  e uma RAM (hyperX Fury). O restante (placa de vídeo nvidia, teclado, mouse, monitor samsung e gabinete) aproveitei de um micro anterior em que o processador "abriu o bico" por tempo de uso bem instenso.

 

O fato é que quando eu ligo o computador não inicia (não dá nem o setup). As ventoinhas funcionam normalmente (quatro mais a do processador) mas fica um led aceso avisando sobre possível "problema" na CPU (o que não acredito. cpu novinha adquirida de vendedor de excelente reputação).

 

Estou desconfiado da RAM pois encomendei uma hyperX Fury na Amazon com a seguinte especificação: HX424C15FB2/8 (que está na lista de memórias compatíveis com a minha placa. Entretanto, o vendedor enviou uma HX424C15FB3/8. Ou seja, um único algarismo final de diferença (3 ao invés de 2) mas que não aparece listada como compatível no manual da placa. Será que este único algarismo final pode ser o responsável por toda essa lambança???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Romualdo Neto disse:

Olha só, pessoal: adquiri novos uma placa-mãe (b450 aorus m da Gigabyte), um processador (amd ryzen 5 3600)  e uma RAM (hyperX Fury). O restante (placa de vídeo nvidia, teclado, mouse, monitor samsung e gabinete) aproveitei de um micro anterior em que o processador "abriu o bico" por tempo de uso bem instenso.

 

O fato é que quando eu ligo o computador não inicia (não dá nem o setup). As ventoinhas funcionam normalmente (quatro mais a do processador) mas fica um led aceso avisando sobre possível "problema" na CPU (o que não acredito. cpu novinha adquirida de vendedor de excelente reputação).

 

Estou desconfiado da RAM pois encomendei uma hyperX Fury na Amazon com a seguinte especificação: HX424C15FB2/8 (que está na lista de memórias compatíveis com a minha placa. Entretanto, o vendedor enviou uma HX424C15FB3/8. Ou seja, um único algarismo final de diferença (3 ao invés de 2) mas que não aparece listada como compatível no manual da placa. Será que este único algarismo final pode ser o responsável por toda essa lambança???

 

O número é apenas uma representação, logo ele não quer dizer nada, porém mudando a numeração muda-se o lote. Isso é normal, comigo já aconteceu o mesmo (Inclusive com as mesmas HyperX)
A simples atualização da BIOS deve resolver o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL  Obrigado pela resposta. Pensei nesta possibilidade (bios desatualizada). O problema é que não consigo nem iniciar o computador e, muito menos, acessar a bios. Só que tenho medo de desfazer a compra da RAM e o problema não ser ela ou a falta de atualização da BIOS com relação a compatibilidade com a mesma.

Mas, se puder ter certeza de que é o caso, terei como exigir a troca por uma memória compatível de acordo com o manual da placa-mãe ou eles me restituíram o valor pago.

Posso ter essa certeza, amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Romualdo Neto disse:

Olha só, pessoal: adquiri novos uma placa-mãe (b450 aorus m da Gigabyte), um processador (amd ryzen 5 3600)  e uma RAM (hyperX Fury). O restante (placa de vídeo nvidia, teclado, mouse, monitor samsung e gabinete) aproveitei de um micro anterior em que o processador "abriu o bico" por tempo de uso bem instenso.

 

O fato é que quando eu ligo o computador não inicia (não dá nem o setup). As ventoinhas funcionam normalmente (quatro mais a do processador) mas fica um led aceso avisando sobre possível "problema" na CPU (o que não acredito. cpu novinha adquirida de vendedor de excelente reputação).

 

Estou desconfiado da RAM pois encomendei uma hyperX Fury na Amazon com a seguinte especificação: HX424C15FB2/8 (que está na lista de memórias compatíveis com a minha placa. Entretanto, o vendedor enviou uma HX424C15FB3/8. Ou seja, um único algarismo final de diferença (3 ao invés de 2) mas que não aparece listada como compatível no manual da placa. Será que este único algarismo final pode ser o responsável por toda essa lambança???

Pouco provável ser só por isso, mais provável um defeito na memória, ou a bios não ter reconhecido o processador.

Tentou usar um pente por vez?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Romualdo Neto disse:

@NIGHT FALL  Obrigado pela resposta. Pensei nesta possibilidade (bios desatualizada). O problema é que não consigo nem iniciar o computador e, muito menos, acessar a bios. Só que tenho medo de desfazer a compra da RAM e o problema não ser ela ou a falta de atualização da BIOS com relação a compatibilidade com a mesma.

Mas, se puder ter certeza de que é o caso, terei como exigir a troca por uma memória compatível de acordo com o manual da placa-mãe ou eles me restituíram o valor pago.

Posso ter essa certeza, amigo?

 

Impossível te dar certeza de algo apenas embasado no seu relato, até porque são inúmeras as possibilidades. No seu lugar eu tentaria conseguir uma DDR4 emprestada pra atualizar a bios e fazer o teste, da muito menos trabalho que ter que enviar de volta pro vendedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Boa tarde,

 

Difícil ser este o problema.

 

Nos informe as configurações completas do computador, inclino a fonte.

BIOS atualizada?

Obrigado pela resposta Mr. Caio e boa tarde. Vamos lá:

placa-mãe: B450 AORUS M Soquete AM4.  Segundo o selo impresso na caixa: AMD RYZEN 3000 DESKTOP READY (suponho que signifique BIOS atualizada;

Processador: AMD Ryzen 5 3600 (consta da lista de processadores compatíveis com a placa-mãe, segundo o manual da mesma);

Memória: conforme disse, hyperX Fury HX424C15FB3/8. Só que eu havia pedido HX424C15FB2/8;

Placa de vídeo: nvidia EVGA GeForce GT 610 1GB 01G-P3-2615-KR;

Teclado: Microsoft;Wired Keyboard 600;

Monitor: Samsung S19C301F;

Mouse: Logitech M100.

ah, havia esquecido Fonte:  OCZ Stealth Stream2 de 500 Watts

Bom, acho que é isso...

Alguma luz...

adicionado 5 minutos depois
26 minutos atrás, Wal SJC disse:

Pouco provável ser só por isso, mais provável um defeito na memória, ou a bios não ter reconhecido o processador.

Tentou usar um pente por vez?

Obrigado pela resposta Wal SJC. Só adquiri um pende ddr 4 de 8 GB. No meu comp anterior era ddr3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Romualdo Neto disse:

Obrigado pela resposta Mr. Caio e boa tarde. Vamos lá:

placa-mãe: B450 AORUS M Soquete AM4.  Segundo o selo impresso na caixa: AMD RYZEN 3000 DESKTOP READY (suponho que signifique BIOS atualizada;

Processador: AMD Ryzen 5 3600 (consta da lista de processadores compatíveis com a placa-mãe, segundo o manual da mesma);

Memória: conforme disse, hyperX Fury HX424C15FB3/8. Só que eu havia pedido HX424C15FB2/8;

Placa de vídeo: nvidia EVGA GeForce GT 610 1GB 01G-P3-2615-KR;

Teclado: Microsoft;Wired Keyboard 600;

Monitor: Samsung S19C301F;

Mouse: Logitech M100.

ah, havia esquecido Fonte:  OCZ Stealth Stream2 de 500 Watts

Bom, acho que é isso...

Alguma luz...

adicionado 5 minutos depois

Obrigado pela resposta Wal SJC. Só adquiri um pende ddr 4 de 8 GB. No meu comp anterior era ddr3.

Então teste essa memória em outro PC, aquela numeração refere-se a mudanças cosméticas, como cor e design do dissipador, mas é a mesma memória da outra. O que pode ter acontecido é você não ter dado sorte e pegado um pente defeituoso, para saber só testando em outro pc funcional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2020 às 15:51, Romualdo Neto disse:

O fato é que quando eu ligo o computador não inicia (não dá nem o setup). As ventoinhas funcionam normalmente (quatro mais a do processador) mas fica um led aceso avisando sobre possível "problema" na CPU (o que não acredito. cpu novinha adquirida de vendedor de excelente reputação).

Pode acontecer do processador vir com defeito de fábrica, eu não descartaria isso.
Isso não depende da reputação do vendedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, fabkinder disse:

Pode acontecer do processador vir com defeito de fábrica, eu não descartaria isso.
Isso não depende da reputação do vendedor.

Sem dúvida, mas a chance de dar "defeito" em processadores é meio remota.

Ou funciona, ou não funciona.

Só se o processador já veio "queimado", mas ele falou que o vendedor tem excelente reputação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Wal SJC disse:

Sem dúvida, mas a chance de dar "defeito" em processadores é meio remota.

Ou funciona, ou não funciona.

Só se o processador já veio "queimado", mas ele falou que o vendedor tem excelente reputação.

Mas como ele disse, o computador nem inicia, então acho que não deve ser descartado.
Mas sim, provavelmente seja a memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2020 às 10:32, fabkinder disse:

Mas como ele disse, o computador nem inicia, então acho que não deve ser descartado.
Mas sim, provavelmente seja a memória.

Obrigado Wal SJC e fabkinder. Bom, o computador não inicia mas dá "sinal de vida" (ventoinhas e led). No caso, é seguro que posso descartar defeito na placa-mãe (nova)? E como eu faria para descobrir se o processador está queimado? Tem como avaliar isso só com um multímetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Romualdo Neto disse:

Obrigado Wal SJC e fabkinder. Bom, o computador não inicia mas dá "sinal de vida" (ventoinhas e led). No caso, é seguro que posso descartar defeito na placa-mãe (nova)? E como eu faria para descobrir se o processador está queimado? Tem como avaliar isso só com um multímetro?

Impossível, salvo um laboratório especializado, com recursos sofisticados, não há como verificar se um processador está funcionando corretamente, a não ser instalando-o em uma placa-mãe compatível.

No caso, o tira-teima seria instalá-lo em outra placa-mãe, para teste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2020 às 23:34, Wal SJC disse:

Impossível, salvo um laboratório especializado, com recursos sofisticados, não há como verificar se um processador está funcionando corretamente, a não ser instalando-o em uma placa-mãe compatível.

No caso, o tira-teima seria instalá-lo em outra placa-mãe, para teste.

Bom, valeu. O jeito é mesmo esperar passar a pandemia para eu correr atrás. De qq forma, obrigado pelo esforço de me ajudar. Só uma dica: devo sinalizar este meu tópico como resolvido, ainda que não, ou deixo em aberto para o caso de ser possível alguma outra sugestão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2020 às 10:59, Romualdo Neto disse:

Bom, valeu. O jeito é mesmo esperar passar a pandemia para eu correr atrás. De qq forma, obrigado pelo esforço de me ajudar. Só uma dica: devo sinalizar este meu tópico como resolvido, ainda que não, ou deixo em aberto para o caso de ser possível alguma outra sugestão?

A escolha é sua, pode deixar este aberto, ou pode fechar este e abrir outro novo, depois.

Mas se este ficar aberto e parado, durante muito tempo, a tendência é cair no esquecimento, pois dificilmente alguém irá responder tópicos antigos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...