Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha 3 pinos em placa-mãe 4 pinos - como fazer?


Posts recomendados

Bom dia pessoal. Minha placa-mãe possui um conector para fan de 4 pinos, mas as ventoinhas que comprei possuem apenas 3 pinos, um deles é "fechado". Parece que tem algo a ver com fan endereçável, mas na minha ignorância não soube distinguir na hora da compra dos fans (primeiro pc que monto). Como paguei barato nas fans e gostei do visual quero mantê-las. Existe uma forma de conectar essas fans na placa-mãe, com algum adaptado? Caso negativo, o que eu perco não conectando? Notei que elas estão sempre na mesma velocidade, mas o pc está com boa temperatura.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Lima Limão Eu penso que se fosse para ligar os fans de modo que pudesse controlar a rpm deles, teria que ser através de um dispositivo eletrônico que ajustasse a velocidade de acordo com a temperatura do momento, não adianta o pc estar "fervendo" mas o usuário quer baixar a rpm para diminuir o barulho, se elas foram instaladas para refrigerar o pc não me parece viável "interferir" nesse processo usando com parâmetro o ruido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn não entendi sua resposta... são 3 fans conectadas no controlador, a controladora por sua vez está conectado na fonte, mas ainda há outra conexão de 3 pinos que não encaixa na placa-mãe. Parece assim que as fans estão sempre a 100% e não posso alterar sua velocidade pelo pc, apesar de conseguir desligar as fans com o controle remoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Lima Limão cara minha fan traseira era 3 pinos e minha mobo era 4 pinos, nao sei se e seu caso mas a minha era uma fan padrão do gabinete sem led ou rgb ai por isso eu acho que nao tem os 4 pinos. Eu conectei e funciona normalmente, so olhar o local correto de encaixe e por lá. Um amigo meu me falou q 4 pinos é p rgb e controle da fan ent se você ja tem isso ta de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DGMbr mas seus 3 pinos devem ser em sequência né.

 

A placa-mãe são 4 pinos assim: * * * *

 

Meu fan tem 3 pinos assim: * * X *

 

O seu deve ser assim: * * * X

 

Para conectar meu sonho 3 pinos eu teria que quebrar a m pino na placa-mãe porque o terceiro soquete e fechado na minha controladora, e já pesquisei que isso não adianta (além de ser uma gambiarra irresponsável).

adicionado 1 minuto depois

Quando chegar em casa eu mando foto, acho que não consegui explicar muito bem, mesmo porque me falta conhecimento para fazer as referência corretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Lima Limão Eu quis dizer, independente da pinagem, que ao meu ver, o ideal seria não controlar a velocidade das ventoinhas do gabinete, isso porque tudo dentro dele produz caloria, principalmente hds, então penso que você deve priorizar seu equipamento e não o ruido.

Tenho dois pcs um ao lado do outro que funcionam juntos, mesmo tarde da noite, onde reina o silêncio, quase não se houve barulho de ventoinhas seja do gabinete ou processador, e são várias instaladas.

Existem conectores de 4 e 3 pinos para ventiladores. O primeiro tem controle de velocidade e o segundo não, dai eles girarem no máximo o tempo todo.

Obs: Cada soquete de fan da placa-mãe controla apenas uma fan, por isso existem adaptadores para multiplas ventoinhas onde o conectado na placa-mãe tem 4 pinos e apenas um deles na saida tem 4 pinos, os demais apenas 3

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-917481231-cabo-multi-fan-p-3-cooler-fan-4-pinos-splitter-pwm-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=EAIaIQobChMIk9nGrMKn6wIVpiCtBh1SfwOHEAQYBSABEgIUsfD_BwE&quantity=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...