Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux ou Windows para desempenho? Linux roda jogos?


Posts recomendados

Boa noite rapaziada, to querendo fazer uns testes com linux no meu note, to usando o win8 por ser o mais leve na minha opinião (e o melhor kk), nao sei muito sobre linux e tenho receio dele nao aceitar alguns jogos e pa.

Mas enfim, queria saber se vale a pena mudar para linux, em questao de performance.

 

ps jogo lol e valorant (um linux que aceite).

 

TMJ!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tenho uma peculiaridade mas não sei se a maioria concorda. Eu uso DUAL BOOT, tenho ambos instalados no meu computador — quando o computador liga eu simplesmente seleciono o qual vou usar, uso pra funções distintas. Trabalho, compras online, programação e funções em geral eu uso Ubuntu 20.04, amo o mundo livre de código aberto, haha. Mas em quesito jogar, eu uso Windows 10 PRO x64, e recomendo pra todo mundo fazer o mesmo, não precisa ser tudo preto no branco, em alguns aspectos prefiro Linux e em outros Windows e está tudo bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@bruno reis monteiro Você pode consultar os jogos da Steam que funcionam através deste site: https://www.protondb.com/. Pode logar na sua conta, ir em "explore" e selecionar "library" e "include native" para ver um por um. Para rodar os jogos de Windows da Steam no GNU/Linux, basta marcar a opção "usar Steam Play para todos os títulos", nas configurações da Steam. 

 

Para outras plataformas, você deverá instalar usando o aplicativo Lutris (o que também é muito fácil). Basta pesquisar, por exemplo, pelas lojas (Origin, Epic Games, uPlay, GOG Galaxy, Bethesda Launcher, Blizzard Battle.net) e já terá um script pronto para instalar para você. Você pode pesquisar se cada jogo funciona individualmente no site do Lutris: https://lutris.net/games?

 

Para instalar programas de Windows no GNU/Linux, você pode usar o próprio Lutris ou o PlayOnLinux, aplicativo que está na loja de apps (e nos repositórios). Pode também configurar o Wine manualmente, mas é mais complicado e não precisa. Tem também o CrossOver, aplicativo superior, mas é pago (importante destacar que software livre não quer dizer, necessariamente, gratuito, ainda mais considerando cada aplicativo individualmente). 

 

Você verá que a maioria dos jogos de Windows funciona normalmente no GNU/Linux, e os que não funcionam geralmente ficam agarrados por conta de um anti-cheat incompatível. Diversos programas também funcionam (eu mesmo uso o Microsoft Office e mais dois aplicativos de Windows como se fossem nativos aqui). 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@bruno reis monteiro Antigamente era mais complicado. Atualmente é bem mais fácil instalar e usar. Ainda há um longo caminho para percorrer, mas as coisas já mudaram muito (e estão avançando bem mais rápido agora):

 

 

Antigamente (uns 5-7 anos atrás), se alguém dissesse para mim que usava Ubuntu como sistema dedicado a jogos, eu iria rir. Com motivos. Atualmente eu uso Ubuntu como sistema dedicado a jogos. Já fui amante de produtos Microsoft e atualmente quase não uso mais (ainda sou obrigado a manter o MS Office por receber muitos documentos em .docx). 

 

 

 

Atualmente eu já indico sistemas como Ubuntu, Mint e Manjaro para quem quer jogar, avisando da limitação de não poder rodar tudo. Já é viável usar dessa forma. Diria que sistema ruim para jogos é só o MacOS agora. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...