Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preço que devo cobrar para uma manutenção e montagem de computadores


Posts recomendados

Peço desculpas se estou postando no tópico errado.

 

Quero saber qual é o preço médio para montagem e/ou manutenção de computadores (gamers à workstations)!

Tenho laboratório, ferramentas, insumos necessários e conhecimento técnico também, mas nunca soube quanto cobrar pelo meu serviço.

Sempre cobrei 50 reais para tudo: montar o computador, sistema operacional, programas do cliente, testes de estabilidade, insumos e afins. Quando, além da manutenção, era necessário trocar algumas peças, eu cobrava o valor das peças mais os 50 reais.

Tenho também ferramentas para conserto de celulares, mas geralmente não o faço.

Então, o que acham que eu devo fazer em relação ao valor do meu serviço?

 

Obrigado desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Gama  Isso depende muito da região onde você mora. Eu já fiz muito serviço de manutenção, formatação, montagem de máquina etc.
Por menos de 80 reais eu nem coloco a mão na máquina, isso apenas pra formatar, se tiver que fazer backup, limpeza etc cobro bem mais, e se tiver que buscar cobro também.

Em servidores por menos de 500 reais eu também nem mexo, dependendo do serviço, pra instalação de sistemas virtalizados por exemplo, configurar Raid etc passa dos 1000 fácil.

Mas preço vai muito do mercado, da oferta desse tipo de serviço, da demanda, da capacitação do profissional e do diferencial que o mesmo oferece.

Recomendo que pesquise na sua região, se existem muitas assistências etc pra ter uma base de quanto pode cobrar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Gama Eu forneço o serviço de consultoria (análise do perfil de uso do cliente, pesquisa de preços e orçamento), montagem, instalação de drivers e sistema (com atualização completa e customização para o windows ficar mais dinâmico), separação dos arquivos de usuário em outra partição para facilitar manutenções futuras (usando a função do próprio windows, onde o usuário salva tudo em outro disco automaticamente), instalação dos programas de uso comum (recomendo ninite.com), instalação de programas especializados fornecidos pelo cliente, criação de GHOST para facilitar manutenções futuras (macrium reflect permite restaurar a partição de sistema em poucos minutos depois, o que me poupa de retrabalho), dentre outras coisinhas (geralmente vou à casa do cliente e instalo, deixo os cabos organizados, faço correções na rede elétrica por vezes).

 

Enfim, forneço um serviço especializado e completo, o máximo que posso de acordo com os gostos e necessidades do cliente associados à minha expertise e boa prática, e por tudo isso cobro 250 reais pelo serviço fechado. Esse preço por sinal está defasado, bastante defasado, mas por eu trabalhar com isso só no meu tempo livre (tenho outro emprego também, horário integral), e só trabalhar por indicações (tenho muitos clientes e não faço propaganda dos meus serviços), acaba que as coisas se encaixam bem.

Acho que a melhor coisa é construir uma relação de confiança e boa comunicação com a clientela, pois assim você nunca fica sem trabalho mesmo sem procurar. A maioria dos meus clientes não permite mais ninguém fazer manutenção nos seus computadores, e esse é o tipo de vínculo de confiança que eu busco.

adicionado 3 minutos depois

Esqueci de falar. Não realizo visitas técnicas nem manutenção in loco. Apenas no meu laboratório. O prazo para a entrega de um PC montado é de no mínimo 3 dias úteis, pois faço tudo com calma e por vezes mais de um PC simultaneamente, inclusive testo bem a máquina antes de entregar. Esse prazo é contado à partir da chegada das peças. Não compro ou estoco componentes por considerar isso restritivo e impeditivo de montar sempre o melhor que o mercado pode oferecer para minha clientela, então tudo que uso é adquirido nas lojas de informática pela internet, com pesquisa de preços e comparativos para aproveitar promoções e evitar gastos desnecessários com fretes adicionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...