Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como diminuir a estática causada pelo Ferro de Solda ?


Posts recomendados

Olá. Recentemente aprendi uma lição com meu próprio erro.Estava treinando soldas em placas sucatas e, em determinado momento, as placas ficaram duras e rígidas, e nada do componente sair.A causa: excesso de estática do Ferro de Solda.Mas como atenuar ? Deve-se passar alcool isopropílico sempre que terminar o trabalho?

Aguardo a resposta

Obd.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, O Pequeno Príncipe disse:

em determinado momento, as placas ficaram duras e rígidas, e nada do componente sair.A causa:

Provavelmente seu ferro esfriou pois dissipou o calor numa placa multicamadas... esta de fato é bem difícil remover componentes. Um ferro mais potente e um preaquecimento ajudam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Entendi. É por isso que os técnicos mandam limpar a placa com Alcool Isopropílico e escova depois de findado o trabalho: a sujeira causada pelo fluxo e estanho é o que na verdade causa estática.

adicionado 5 minutos depois

@alexandre.mbm As placas mesmo. Mas, me tire uma dúvida.Vejo que em algumas assistencias especializadas, o técnico, na hora de soldar, usa uma luva antiestática. A estática, pode, de alguma forma, dificultar a desolda e a solda de componentes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A primeira preocupação que a estática causa é em danificar componentes, especialmente os mais sensíveis. Com a descarga imprevista e mais ou menos intensa.

 

Uma segunda preocupação é com "confusão" no funcionamento do circuito. Uma energia estática descarregando-se lentamente (por motivo aqui irrelevante) é uma DDP alterando a lógica digital ou analógica naquele ponto do circuito.

 

Uma terceira preocupação (mais rara) é com a própria segurança do técnico. Eu não conheço exemplos para bancadas de hobbistas. Carregar um capacitor alto com estática seria uma "proeza"...

 

Mas eu não sou da área. O que está acima foi o que chegou até mim ainda assim. E essas "preocupações" não estão em ordem de importância, além de poder haver outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é bem isso amigo. O fluxo não acumula estática em si em nem atrai. O estanho tampouco. A limpeza é mais pró estética e não anti estática .

Também não, não é possível que a estática atrapalhe a dessolda - leia-se resfria a ponta do soldador.

😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O principal "possível" dano da sujeira em excesso talvez seja conduzir pequenas correntes, confundindo a lógica do circuito. É por isso que às vezes algo volta funcionar mediante uma mera limpeza.

 

Fazer solda e dessolda com sujeira pode estragar "a técnica", no que diz respeito à transferência de calor e à eficácia do fluxo de solda. Mas não tem a ver com estática.

 

E se trilhas estão sujas, praticamente "pintadas", quem olha pra elas não está entendendo coisa com coisa.

 

adicionado 25 minutos depois
Em 21/08/2020 às 13:38, O Pequeno Príncipe disse:

Estava treinando soldas em placas sucatas e, em determinado momento, as placas ficaram duras e rígidas, e nada do componente sair. A causa: excesso de estática do Ferro de Solda.

 

@O Pequeno Príncipe, seu caso permanece um mistério!

 

Placas duras e rígidas? Mas elas eram e deveriam ser moles e flexíveis?

 

Como você percebeu a mudança? Como foi exatamente esse "treino"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...