Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC básico queimou a placa-mãe-processador integrado. Troco peça ou compro novo?


Posts recomendados

Boa tarde.

 

Temos um PC em casa que é bem básico e essa semana deu pau. A marca é SpaceBR (SpaceTech). Mandaram pro suporte pois ele não ligava, a fonte foi testada e está funcionando e o diagnóstico deu que a placa-mãe (pelo que pude identificar, uma Biostar NM70I-847) com processador integrado é que está estragada.

As especificações, de acordo com a etiqueta interna:

> Processador: Intel-CELERON - 847

> Memória: 4gb

> HD: 320gb ST3320820SCE 7200RPM 8MB CACHE SATA 3.0GB/s 3.5" IMP
# A fonte, que não diz nas especificações, é de 300W genérica (Tem um CNPJ da Positivo nela).

Um orçamento de substituição girou em torno de R$ 1.500,00 sob a alegação de que a placa é DDR3 e só vem DDR4, pelo que entendi precisaria comprar a placa e o processador separado.
Minha experiência com computador não é grande, quase-leigo, recentemente montei um gamer pré-pronto, com a ajuda do pessoal daqui, então fui pesquisar uma solução para esse PC.

Não encontrei uma Biostar igual e nova para venda, apenas usadas, no ML, entre R$ 180 até R$ 800 (algumas ultrapassavam longe).
Encontrei uma placa que entendi ser semelhante, uma Asus J1800I-C/BR e ela gira em torno de R$ 450 ~ R$ 600.

https://www.asus.com/br/Motherboards/J1800I-C-BR/

Falei com quem mais usa esse PC e 90% do uso vai em Office, Chrome (navegadores em geral), Spotify, assistir Netflix ou filmes em mídia física, Adobe Acrobat Reader, os outros 10% vai num The Sims 4 que jogam as vezes (roda no low). Pelas vezes que usei, a inicialização dele demorava uns 15 minutos (não sei se por estar meio obsoleto, pouca RAM ou se por outro motivo). Usam bastante mídia física, então por enquanto o drive para cd/dvd é necessário.

Então, fiquei na dúvida se valeria a pena comprar um novo que cumprisse essas funções mais básicas com maior fôlego, que fosse com arquitetura mais recente e com uma sobrevida maior logo ou se valeria comprar uma placa usada dessas ou uma nova e compatível para quebrar um galho até trocar o computador inteiro. Na verdade, "se esperava" desse PC mais um ano de uso até poder trocar por um melhor mas ele estragou num momento inoportuno pois estavam usando e precisando bastante dele agora.

Desde já agradeço pela ajuda.

foto2.jpg

foto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compensa muito mais trocar por inteiro. Recomendo essa configuração básica:

 

Ryzen 3200G

A320

4 ou 8GB RAM

SSD 120 ou 240GB

Fonte Seasonic 300W

Gabinete qualquer um

 

Tudo gira em torno de R$1700/1800 com os melhores preços. Não sai muito do orçamento e com certeza será muito superior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho pra você esse kit e mais dois pentes de 4GB 3000MHz: 

 

KIT: https://www.pichau.com.br/kit-upgrade/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-3-3200g-asrock-a320m-hd-ddr4

Memória: https://www.pichau.com.br/hardware/memoria-corsair-vengeance-lpx-preto-8gb-2x4-3000mhz-ddr4-cmk8gx4m2c3000c16

 

Passa um pouco de R$1500 mas não encontrará nada melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por ser um modelo antigo, o preço que ira gastar no conserto não vai compensar o uso logo em breve 

pós a placa tem uma construção muito baixa o que não compensa pra nossa atualidade pós caso queira investir em algo custo benefício recomendo investir no kit de 3 geração da Intel.

 

o kit você encontra de até 600 reais.

 

os processadores pentium são baratos e dá um caldo tranquilo pra quem quer apenas navegar e trabalhar...pra jogos é recomendável investir no i5 3570

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2020 às 16:09, rastafaripai disse:

Boa tarde.

 

Temos um PC em casa que é bem básico e essa semana deu pau. A marca é SpaceBR (SpaceTech). Mandaram pro suporte pois ele não ligava, a fonte foi testada e está funcionando e o diagnóstico deu que a placa-mãe (pelo que pude identificar, uma Biostar NM70I-847) com processador integrado é que está estragada.

As especificações, de acordo com a etiqueta interna:

> Processador: Intel-CELERON - 847

> Memória: 4gb

> HD: 320gb ST3320820SCE 7200RPM 8MB CACHE SATA 3.0GB/s 3.5" IMP
# A fonte, que não diz nas especificações, é de 300W genérica (Tem um CNPJ da Positivo nela).

Um orçamento de substituição girou em torno de R$ 1.500,00 sob a alegação de que a placa é DDR3 e só vem DDR4, pelo que entendi precisaria comprar a placa e o processador separado.
Minha experiência com computador não é grande, quase-leigo, recentemente montei um gamer pré-pronto, com a ajuda do pessoal daqui, então fui pesquisar uma solução para esse PC.

Não encontrei uma Biostar igual e nova para venda, apenas usadas, no ML, entre R$ 180 até R$ 800 (algumas ultrapassavam longe).
Encontrei uma placa que entendi ser semelhante, uma Asus J1800I-C/BR e ela gira em torno de R$ 450 ~ R$ 600.

https://www.asus.com/br/Motherboards/J1800I-C-BR/

Falei com quem mais usa esse PC e 90% do uso vai em Office, Chrome (navegadores em geral), Spotify, assistir Netflix ou filmes em mídia física, Adobe Acrobat Reader, os outros 10% vai num The Sims 4 que jogam as vezes (roda no low). Pelas vezes que usei, a inicialização dele demorava uns 15 minutos (não sei se por estar meio obsoleto, pouca RAM ou se por outro motivo). Usam bastante mídia física, então por enquanto o drive para cd/dvd é necessário.

Então, fiquei na dúvida se valeria a pena comprar um novo que cumprisse essas funções mais básicas com maior fôlego, que fosse com arquitetura mais recente e com uma sobrevida maior logo ou se valeria comprar uma placa usada dessas ou uma nova e compatível para quebrar um galho até trocar o computador inteiro. Na verdade, "se esperava" desse PC mais um ano de uso até poder trocar por um melhor mas ele estragou num momento inoportuno pois estavam usando e precisando bastante dele agora.

Desde já agradeço pela ajuda.

foto2.jpg

foto.jpg

Eu sugiro que você Import um ryzen 5 da China, eu acabei de importar dois já estão aqui em casa, foi tudo muito rápido.

Eu comprei esse nessa loja:

https://pt.aliexpress.com/item/33033041286.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.7be0b90arJ1ZuS

Você pode comprar as memórias o SSD e a placa-mãe nos Estados Unidos e usar uma empresa chamada uscloser para redirecionar os seus produtos ( assista no YouTube)

https://www.bhphotovideo.com/c/search?q=B450 motherboard&sort=PRICE_LOW_TO_HIGH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Muito obrigado pelo retorno de vocês. Passei as informações que me deram aqui e, apesar de acharem uma boa ideia a troca total, me falaram que o dinheiro está curto e com essas questões de aulas virtuais estão precisando meio urgentemente.

Passei a informação do Kit 3 Geração da Intel como mais acessível e gostaram da ideia. Eu dei uma procurada e encontrei alguns assim:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-984884923-kit-placa-me-hdmi-core-i3-cooler-promoco-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI_q6M2uy56wIVQQ6RCh2hPQo_EAQYBCABEgKNzvD_BwE&quantity=1&variation=32718419763

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1451909987-kit-i3-3220-33-placa-me-h61-1155-4-gb-ddr3-cooler-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI_q6M2uy56wIVQQ6RCh2hPQo_EAQYASABEgI0qvD_BwE&quantity=1&variation=51462903132

 

Não sei se estou certo, mas a placa-mãe parece ser semelhante a que havia no computador. Estão um pouco mais caros, seriam esses kits?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabendo que 99,9 % dos defeitos de queima é na placa-mãe e não no processador, quem inventou essa de processador soldado deveria ser preso por isso e por venda casada...,😀 mas agora falando sério, fuja desses caras que vendem placas e omitem a marca e ainda diz que pode entregar qualquer uma, depende da ocasião, você está comprando tem o direito de saber o que vai receber, ele tem que informar no anúncio e criar um anúncio para cada marca de placa; eu tive um problema recente sobre isso, queria montar um pc com um i7 que estava aqui à toa, procurei uma placa boa, como estavam muito caras (eles se aproveitam pela raridade) resolvi comprar uma baratinha mas nem tanto, quaser R$ 400,00 já que o pc não valia o investimento, foi um dor de cabeça danada, tanto é que troquei ela por um ssd já que ia montar outro pc, então comprei outra no ml mesmo, da Asus, com 6 portas sata, mil vezes melhor, e essa que comprei não tinha processador integrado, investa um pouco  mais e compre uma Asus, Gigabyte, etc, o barato sai caro, mesmo para o básico, veja o post abaixo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...