Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1600AF suporta RXT 2060?


Posts recomendados

Galera eu tenho uma dúvida, eu tenho essa config (meu primeiro PC) abaixo se me surgir a oportunidade de comprar um processador mais potente ou placa de vídeo mais potente eu compro mesmo tendo ciência do fator gargalo ? O gargalo é o mesmo quando a placa de vídeo é forte e o processador é fraco e vice-versa ?

PC: AMD Ryzen 5 1600 AF placa-mãe: B450m steel legend GPU: RTX 2060 Galax Memórias: Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 (2 x8GB) SSD Crucial P1, 500GB, M.2 NVMe, HD Seagate BarraCuda, 2TB Fonte CX 550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Desempregado disse:

O gargalo é o mesmo quando a placa de vídeo é forte e o processador é fraco e vice-versa ?

Na verdade qualquer componente  pode gerar gargalo, sendo que "gargalo" é um termo genérico e abertos a interpretações.

No geral, gargalo é quando uma peça já oferece tudo que pode e devido a isto não deixa o restante das peças trabalhar mais do que poderia na situação. Contudo, os gargalos mais comuns são entre processador e placa de vídeo.

Como existe vários tipos combinações a gerar gargalo, os sintomas podem variar. Por minha experiência, quando o processador gera o gargalo (no caso, usando 100%), pode ocorrer travamentos, quedas de FPS. Quando a placa de vídeo gera o gargalo, normalmente pode acontecer também quedas de FPS, limitação gráficas e outros detalhes que lhe forçam a diminuir qualidade e resolução para tentar atingir os FPS que procura. Claro, são apenas alguns exemplos.

 

Em relação a especificação do PC que citou, está bem equilibrado até, o que na prática gargalo não é uma coisa a se preocupar no momento. Aliás, não se desespere se uma peças atingir 100%, pois é algo normal, sendo que se importar com gargalo é quando você sente que sua meta não foi atingida ou então está afetando e muito de forma negativa sua experiência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu setup tá top. forçando a barra, a única coisa que "vale a pena" trocar é o processador por um 3600/3600XT se você é jogador de competitivo. sobre a questão de "gargalo", os colegas já passaram todas as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira beleza, se do nada (um milagre mesmo) eu tenho a opção de escolher entre uma placa de vídeo mais forte ou processador mais forte qual vocês escolheriam ? Pergunta só à título de curiosidade mesmo, por exemplo entre um Ryzen 3600 ou uma RTX 2080TI.Ah, @Caio Ferreira Quanto em FPS eu ganharia adicionando esse Ryzen 5 3600 em jogos como o último COD que foi lançado até agora ? (que infelizmente eu queria jogar, mas não tenho grana no momento pra compra-lo e minha internet demoraria bastante pra baixa-lo, acho que hoje ele pesa uns 220GB se fosse uns 40 Megas à mais daria para baixar em um tempo ao meu agrado) OBS: Minha internet atual é 20 megas, se fosse 40 (igual quando eu estava empregado daria pra baixar em um tempo do meu agrado) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Desempregado disse:

Se eu colocar um Ryzen 5 3600 e outra placa de video por exemplo uma 2070 Super, vou ter que trocar a fonte pra uma CX 650 ?

não precisa trocar a fonte, 550W aguenta o tranco sim, tranquilo.

 

26 minutos atrás, Desempregado disse:

Apesar que mesmo eu adquirindo uma 2080TI, nesse caso a fonte CX 550 que eu tenho não ia dar conta dela, né ?

em teoria não precisa, mas se você vai gastar 10k numa placa de vídeo, no mínimo tem que gastar numa fonte ***** também, é uma placa completamente fora da realidade. espere a nova geração que sai em setembro e veja se algo interessante chama a sua atenção.

adicionado 0 minutos depois

@Metaler_guy atualmente sai bem menos caro trocar cpu/mobo/ram, placa de vídeo tá absurdo o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Cara, reparei que tu tem uma 2060 Ex white 6GB da galax, qual a temperatura dela em full load ? A minha chega a 77°C em full load só que o meu é esse modelo aqui https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100235&gclid=Cj0KCQjwhIP6BRCMARIsALu9Lfn7gW5cA4Pt3qX02Q8cvjaq67ytP0o5utJ6SHiTkH4QxFEmv7BhRWAaAjkEEALw_wcB 

Fico até com medo dela ir pro saco jogando nessa temperatura constantemente, cara à titulo de curiosidade, só compra determinada "marca" de placa de vídeo só pelo RMA ? Na época eu tinha duas opções essa que eu to agora e a https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=109805&gclid=Cj0KCQjwhIP6BRCMARIsALu9LfkSMk_8I0kuLl2vJBCysS7gw_WE7OAX4HA54YsPv57WEoJvHKY9SzwaAo3rEALw_wcB

comprei bem no inicio da pandemia os preços estavam começando a ficar absurdo (montei bem quando a doença estava começando a se alastrar) OBS: Se a temperatura da placa de vídeo não é um problema, o barulho que as fans fazem por uns 30% à mais se assemelha à uma turbina de avião kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Metaler_guy disse:

Estou em um dilema semelhante ao do OP. Fico em dúvida entre trocar minha VGA e manter minha CPU 'velharia', ou trocar a CPU e esperar até ter bom desempenho nos games que eu procuro.

Depende das peças que já tem e qual seu objetivo a longo prazo.

 

@Desempregado @Metaler_guy

Não da para pensar em upgrade antes de ter uma meta de satisfação.

  • Qual resolução que deseja usar?
  • Qual a média de FPS que pretende obter?
  • Qual é o cenário que você achar ruim a ponto de necessitar realmente da troca de peças?
  • Por quanto tempo pretende ficar sem fazer upgrades?

Sem saber estas informações fica difícil criar um perfil de peças mais adequadas.

 

Nem sempre as peças mais caras são melhores a longo prazo. Algumas delas você paga o dobro do preço de uma com desempenho não tão distante, mas não vai obter o dobro de desempenho e provavelmente nem irá também durar o dobro de uso a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Não sei qual é a resolução/fps do OP, mas no meu caso seria 1080p@60fps. Fiz um tópico aqui, mas como ele e eu estamos com 'dilemas' parecidos, resolvi dar um pulinho aqui também. Quem sabe podemos ter a mesma resposta. Apesar de que o setup dele é muito melhor que o meu! rs

 

Mas não quero ficar ocupando tópico de outra pessoa, então já peço desculpas desde já. 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Bom eu tenho reposta para duas da sua pergunta que é a resolução e a média de FPS, que seria 1080p 144FPS em jogos como cod warzone, é obvio que eu não vou comprar nada agora com corona e esse dólar alto (pelo menos na questão de hardware) prefiro comprar uma cadeira confortável que vai me trazer muito mais beneficio agora, a pergunta é só à titulo de curiosidade. A RTX 2070 super tem desempenho semelhante à uma 1080 TI ? 

37 minutos atrás, Lost Byte disse:

Depende das peças que já tem e qual seu objetivo a longo prazo.

 

@Desempregado @Metaler_guy

Não da para pensar em upgrade antes de ter uma meta de satisfação.

  • Qual resolução que deseja usar?
  • Qual a média de FPS que pretende obter?
  • Qual é o cenário que você achar ruim a ponto de necessitar realmente da troca de peças?
  • Por quanto tempo pretende ficar sem fazer upgrades?

Sem saber estas informações fica difícil criar um perfil de peças mais adequadas.

 

Nem sempre as peças mais caras são melhores a longo prazo. Algumas delas você paga o dobro do preço de uma com desempenho não tão distante, mas não vai obter o dobro de desempenho e provavelmente nem irá também durar o dobro de uso a longo prazo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Desempregado disse:

A RTX 2070 super tem desempenho semelhante à uma 1080 TI ? 

Eu diria que até mais.

Mas se já tem uma 2060, não vale a pena trocar no momento.

 

agora, Desempregado disse:

resolução e a média de FPS, que seria 1080p 144FPS em jogos como cod warzone

Neste caso, se pretende ir no competitivo, seria legal focar primeiro no processador. Processador normalmente pesa muito se a média é de 144 FPS, já que a placa de vídeo é mais maleável para manter os FPS, pois pode reduzir alguns efeitos.

Processador não tem muito o que fazer quando emperra no FPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Quanto ao barulho que ela emite não precisa se preocupar ? Quando eu fizer a troca do processador é bom eu formatar o pc ? O cooler box da amd da conta do Ryzen 5 3600 ? Qual jogo é bom pra levar uma 2060 ao seu limite ? Pretendo trocar o processador a placa de vídeo não (ainda mais placa de vídeo que mesmo sem dólar caro e sem corona já é cara por si só...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Desempregado barulho de fan não é problema, só causa incomodo se for muito grande, aí depende de como você curte, se quer algo mais silencioso pode personalizar e baixar um pouco a rotação. sobre o 3600, se puder, eu recomendo sim comprar um air cooler melhor pra ele poder trabalhar rendendo o máximo que pode, te recomendo o Gammaxx 400 V2, é excelente! comprei ele pra mim há poucos dias inclusive. jogos tipo Battlefield V e Cod Warzone no ultra em 1080p você consegue levar ela até o talo com o 3600. esse tipo de benchmark você pode conferir nos comparativos disponíveis no youtube, mas se não conseguir usar 100% a placa isso não é algo ruim se está jogando perfeitamente bem, significa que ela vai durar bastante na sua mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira @Lost Byte Acabo de descobrir que placa de vídeo também vai pasta térmica, como eu adquiri tanto o processador quanto a placa de vídeo esse ano, de quanto em quanto tempo vocês aconselham ficar trocando a pasta térmica desses componentes ? A pasta térmica chega a diminuir bastante a temperatura de um componente ? Se eu trocar a pasta  térmica da placa de vídeo em seu período de garantia, eu perco a garantia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Desempregado disse:

de quanto em quanto tempo vocês aconselham ficar trocando a pasta térmica desses componentes ?

Não existe prazo certo para troca, mas o processador você pode realizar a manutenção da pasta uma vez por ano.

Placa de vídeo é diferente, não se aplica da mesma forma e até onde sei, trocar a pasta dela é somente em casos que a placa está apresentando defeitos ou o cooler estiver falhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu adicionar umas fans é capaz que diminua alguns graus da minha placa de vídeo ou é dinheiro jogado fora gastar com isso ? Eu tenho essa opções Frontal: 3x 120 mm / 2x 140 mm Topo: 2x 120 mm / 2x 140 mm  na traseira eu já tenho um fan exaustor jogando o ar pra fora, se eu tivesse grana o que vocês me recomendariam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...