Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Milímetro dando tensão errada!


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Eu estava usando meu multimetro em um dia normal, até que ao testar algumas fontes 12v e uma bateria, percebi que meu multimetro estava dando sempre 0,30v a mais. Percebendo isso eu abri o multimetro pra limpar, como ja fiz varias vezes. Passei um pincel seco só por cima da pcb do multimetro bem devagar,fechei e quando fui ligar, para minha surpresa, o que antes ele dava 12v agora edtava dando mais ou menos 0.30, testei em outra fonte e deu a mesma coisa, testei em uma bateria de 3 volts (que eu tinha certeza que estava boa) e deu somente 0.10.

 Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.

 Esse é o multimetro:

https://ibb.co/3B37Pps

https://ibb.co/XbrrmXW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, André jacó fisgado disse:

Eu estava usando meu multimetro em um dia normal, até que ao testar algumas fontes 12v e uma bateria, percebi que meu multimetro estava dando sempre 0,30v a mais. Percebendo isso eu abri o multimetro pra limpar, como ja fiz varias vezes. Passei um pincel seco só por cima da pcb do multimetro bem devagar,fechei e quando fui ligar, para minha surpresa, o que antes ele dava 12v agora edtava dando mais ou menos 0.30, testei em outra fonte e deu a mesma coisa, testei em uma bateria de 3 volts (que eu tinha certeza que estava boa) e deu somente 0.10.

 Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.

 Esse é o multimetro:

https://ibb.co/3B37Pps

https://ibb.co/XbrrmXW

 

André, estes equipamentos perdem a calibração. Eu mesmo tenho um amperimetro que perdi totalmente a calibração.

Além disso esse é o mais baratinho que tem, não aguenta muito tempo e estraga.. veja se compensa calibrar

 

Equipamentos de boa qualidade é Fluke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A única coisa que 'roda' neste multímetro é a chave rotativa de seleção que pode perder o contato e o autor fisgou... (kk brinc  @alexandre.mbm & @André jacó fisgado 😁)

 

14 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Ele atende às necessidades de muita gente

Ah sim... mas é bom o autor corrigir o título pra esta gente achar 😁

 

abç

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

o mau contato era em que?

Depois de muito abrir e testar, eu apertei um pouco mais os 3 parafusos que seguram a pcb do multimetro. Antes de fazer isso eu desapertei um pouco e a tela tava meio que dando falhas, então achei que era um mal contato como a @Isadora Ferraz falou, aí eu apertei esses parafusos que seguravam a pcb e ele voltou a funcionar normalmente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Eu apertei os parafusos que seguram a pcb e provavelmente isso forçou a pcb contra algo que ela não estava dando um bom contato, dessa forma a pcb voltou a da contato com essa coisa que eu não sei o que é, mas creio que seja a própria rodinha que seleciona a função do multimetro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@André jacó fisgado , tem como olhar e nos dizer as possibilidades (para além da tal roda)?

 

Vai consertar o título do tópico? Estamos nos referindo principalmente à grafia "milímetro". A palavra correta — "multímetro" — ajudará na indexação para quem pesquise o Fórum, e no SEO (pra fora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/08/2020 às 00:08, André jacó fisgado disse:

@alexandre.mbm Eu apertei os parafusos que seguram a pcb e provavelmente isso forçou a pcb contra algo que ela não estava dando um bom contato, dessa forma a pcb voltou a da contato com essa coisa que eu não sei o que é, mas creio que seja a própria rodinha que seleciona a função do multimetro

Só tem duas coisas pra dar contato... 

Uma são os vários contatos do botão giratório. 

E a outra é a "borrachinha" que dá contato no LCD. 

Esses multímetros espanam muito fácil o local de prender a placa e acaba dando este problema. 

A tampa atrás também ajuda a segurar a plaquinha, sendo assim em último caso da pra colocar algum calço de plástico ou papel pra prender o circuito no lugar quando os parafusos não prendem mais. 

 

Semana passada eu tava com um desses e o problema era o mesmo, porém não consegui arrumar porque acabei derrubando antes de montar e o LCD quebrou... 😟

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...