Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

INTRACO 7000 - Programação de memórias


Ademilton
Ir à solução Resolvido por Ademilton,

Posts recomendados

Como eliminar roncos provenientes de retorno do CTCSS de repetidoras no alto-falante.

 

Os equipamentos mais antigos alguns não possuem filtros para eliminar este inconveniente ( ronco), se isto estiver acontecendo com seu rádio, a solução é implantar a sugestão descrita abaixo para eliminar tal interferência.

Este filtro deve ser introduzido junto ao Alto Falante do seu rádio ou na caixa de som que esteja utilizando, no caso do INTRACO se ele estiver usando a fonte original o alto falante está alojado dentro dela.

 

LOW Pass Filter - 300Hz.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COMO FICA O MAPA DA MEMÓRIA (27C64/28C64) GRAVADA PARA 128 CANAIS

                                                                         CH1 aberta 64 canais (Amarelo)

                                                                         CH1 fechada +64 canais (Azul)

image.png.972f4e6ef7ea3dc816c8c2c70cccede2.png

 

 

O desenho mostra como os 128 canais ficam gravados na memória e como a re-paginação da memória acontece no mapa da memória usada. Vale lembrar que isto pode ser feito também em outros tipos de memóras, basta que se observe onde o primeiro canal da segunda página irá começar a partir da metade da divisão da memória.

Vale lembrar que uma memória 27C64 pode armazenar até 512 canais, ou seja 16 x 32 = 512 canais porém, dependerá do circuito multiplexador de canais para selecionar todos eles.

 

Obs: a tabela anexa mostra como ficam os canais gravados na memória

 

  • A GRANDE SACADA PARA ADAPTAR MEMÓRIAS EPROM ou E2PROM NO LUGAR DE PROMs

O maior problema que temos, é instalar uma EPROM ou uma E2PROM no lugar de uma PROM, pela incompatibilidade física, mas a dica que eu vou dar agora é fantástica, encontrei um fornecedor de placas adaptadoras para esta finalidade.

Isto resolve o problema em rádios antigos ou placas de jogos que utilizam memórias PROMs tipo DM74S387 / DM74S570 etc...etc...

 

Nota: neste fórum há uma citação exclusiva sobre placas adaptadoras para conversão de PROM em Eprom/E2Prom, também criei um post especifico para este assunto no Clube do Hardware.....é só procurar.

 

Links:

 

Espero ter ajudado....

Boa sorte

 

 

Tabela4 Intraco.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Inserção de 256 canais utilizando uma chave Seletora Digital ou uma Chave Mecânica

 

> Chave seletora Digital

Para quem gosta de um sistema sofisticado com recursos avançados, aqui vai a dica para instalação de uma plaquinha utilizando um contador binário de 2 bits. Através dele é possível selecionar 4 grupos de 64 canais, onde divide-se o mapa de memória de uma NMC27C64 em 4 quadrantes onde em cada quadrante usa-se 4 páginas de memória e cada página pode se inserir 16 canais. Então 16 x 4 = 64 canais por quadrante.

Vale lembrar que a seleção dos quadrantes é feita através  das portas de endereços A12 e A11 da memória elevando-as ao nível 1 (5V).

Neste circuito utilizamos um LED dual color de 3mm para indicar os 4 estados  ( apagado - Verde - Vermelho - Verde + Vermelho)

 

 CIs utilizados:

> Um DM7473M  (duplo flip flop JK)

> Dois TIL-113 opto coupler

> Dimensões da placa de circuito 53 x 35mm

 

> Chave seletora mecânica

 

Para utilizar uma chave mecânica não há muito segredo, basta olhar o diagrama anexo para entender o que ela é capaz de fazer. A lógica da memória é a mesma em ambos os recursos, seleciona-se os 4 grupos de 64 canais como descrito acima através da manipulação das entradas de endereços A12 e A11 da NMC27C64.

 

Neste recurso para indicação de estado via LEDs usamos um LED dual color e um LED pisca para indicar os 4 estados (apagado - Verde - Vermelho - Vermelho piscando)

Os diagramas em anexo podem auxiliá-los,  caso hajam dúvidas façam contato que terei prazer em auxiliá-los

 

DICA: a chave mecânica que usei comprei no mercado livre, ela possui 2 seções de contatos que podem ser utilizados uma para a troca de canais outra para chavear as indicações por LEDs.

 

NOTA: Vale ressaltar que tudo fica mais fácil na implantação destas alterações se o rádio possuir a placa de memória EPROM HA-1245 original da INTRACO, alguns rádios saíram de fábrica com ela mas isto não impede as alterações, porém isto exige um pouco mais de habilidade do técnico.

 

Espero tê-los ajudado......73

 

  • CHAVE SELETORA DIGITAL (um push botton saltam os canais)

 

Intraco_DCC.jpg

 

  • CHAVE MECÂNICA (chave giratória saltam os canais)

 

Chave de canais.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 21/04/2021 às 07:44, Ademilton disse:

que não será usada e permanecerá livre, se alguém ai dominar a técnica, poderá adicionar ainda mais canais adicionando mais chaves aos endereços A12, A11, A10....

Estava olhando este tópico e me deparei com a divisão de memórias eprom.

Por acaso, acabo de lançar meu novo programa que, dentre as diversas funções para trabalhar com arquivos de eprom, estão as funções de: "aumentar arquivos" e "juntar arquivos".

Com isto, basta:

Dividir o número de arquivos (das estações do radio) que você tem, pelo tamanho da memória de destino.

com isso você obterá o valor que cada partição da memória deve ter.

Observação: Caso o número de arquivos de estação que você tem seja impar, arredonde este número para cima para poder calcular.

 

Por exemplo: a memória citada no tópico,NMC27C64, se não me engano tem 8k de espaço.

então cada arquivo deveria ter 4k. (no caso de ter 2 arquivos de estações)

 

Com meu programa, basta fazer o seguinte:

através da opção "preencher ROMs", adicione os 2 arquivos de estações e escolha o tamanho para 4kb nas opções do programa.

então clique para executar o preenchimento.

 

Agora você terá 2 novos arquivos com 4kb cada.

 

coloque estes 2 arquivos de 4kb na opção juntar "ROMs" em meu programa... execute e agora você terá agora um arquivo final de 8kb, particionado de forma correta, pronto para gravar na memória através de um gravador convencional.

 

Claro que para 2 arquivos talvez isso não pareça tão interessante, mas e se fossem 20 arquivos ou mais?

 

O programa agiliza todos estes tipos de processos para eproms.

 

E caso necessário reposicionar algum pino físico da eprom, de dados ou endereços, o programa também pode cuidar disso, para que qualquer placa filha que deseje criar possa ficar mais "limpa esteticamente" com menos furos metalizados e jumpers desnecessários.

 

Mas, voltando ao rádio. Caso o autor do tópico saiba como o soft do rádio interpreta os dados da eprom, poderia ser feito até mesmo um programa gerador de estações.

Outra dica: O autor já mencionou que a duplicação das estações já é o necessário. Mas caso haja mais arquivos, seria interessante o uso de uma chave DIP, com seus respectivos pulldowns, para o uso de uma eprom com várias partições.

 

Caso tenham interesse na utilização do programa, segue link para download e vídeo ensinando a usar as funções.

*O programa é mais voltado para trabalhar com videogames antigos, mas ele faz diversas funções para eproms e memórias flash.

 

Vídeo:

 

Link: https://www.romhacking.net/utilities/1621/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@MESTRE-ANDREI  Muito obrigado Andrei por sua contribuição, é de muita valia este APP desenvolvido por você. Contribuição como a sua valoriza muito  as inovações, o INTRACO é uma relíquia nacional, uma jóia no tempo por isto abracei a causa, hoje podemos ver alguns amigos se valendo das descobertas e impedindo que esta preciosidade vá para o desmanche.

Abraço amigo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procedimento para instalar APRS no INTRACO

É possível instalar o sistema APRS neste rádio, para isto devemos ter em mãos um TNC e trocar o conector de microfone do rádio que é de 4 pinos por um de 8 pinos. Esta alteração é necessária devido a inclusão do sinal de áudio do discriminador na aplicação (Audio In) pino 5 dos conectores.

Vale lembrar também que durante a utilização se faz necessário o desligamento do SubTon (CTCSS) para não influenciar na transmissão do sinal de APRS, para isto eu adicionei separadamente uma chave On/Off cortando o +Vcc da placa de subton.

 

O circuito abaixo mostra as novas conexões do conector de microfone e o DB9 - Rádio/Power do TNC.

O TNC utilizado foi um Tiny Trak4 da Byonics (www.byonics.com)

 

NOTA:  O sinal de Audio IN foi retirado da entrada do potenciômetro de volume R31 10K, lado do capacitor C43 de 2,2uF CT004P/CT019P pin3.

 

 

Tiny_Trak4_sch3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

COMO MANTER MEMORIZADA A ÚLTIMA FREQÜÊNCIA NO PLL

 

Supondo que o rádio está pronto, estou usando normalmente, mas ao desligar a energia como é de costume, após algum tempo, eu perco o último canal memorizado e o rádio volta para o canal 01 como foi setado na configuração de hardware dos canais.

Para manter o último canal utilizado pode se adicionar uma bateria de Litium de 3V nos pinos 5 (Vss) 6 (Vdd) do PLL mantendo a última programação.

 

Descrição: Com o rádio ligado, a tensão no pino 6 (Vdd) é 5V, ao desligar o rádio após algum tempo, a tensão de alimentação do rádio cai e os 3V da bateria assume. O diodo é para bloquear a tensão da bateria com rádio ligado e impedir que os 5V do rádio chegue a bateria, mas quando o equipamento é desligado o diodo permite a passagem de corrente em direção ao pino 6 (Vdd). Vale lembrar que o Dtatsheet do NJ8820 diz que a tensão de trabalho do PLL é de 0,5 à 7V, portanto a sugestão abaixo funciona mantendo a memória RAM do PLL  energisada retendo a última programação até que haja alguma alteração entre PLL e Memória Eprom/E2Prom

 

image.png.db184c48cb25b62c10f02bba8ce78aed.png

image.png.7bd469dd3f2de278e78278ccf066b13f.png<  Soquete para bateria

 

Obs: a sugestão acima deve ser adicionada sem mudar nada na configuração de hardware do circuito do rádio, devendo-se também instalar na bateria um soquete próprio para facilitar sua substituição quando necessário.

 

NJ8820.PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2021 às 07:56, Ademilton disse:

Projeto da placa de Subton concluída para o INTRACO 7000

 

Caracteristicas:

  • Freqüências:  67.0 - 254.1Hz 
  • Total de Tons gerados: 50
  • Tensão Pico: 113mV
  • Ciclo  RMS: 30 - 60mV (ajustável)
  • Controlador utilizado: ATTiny85
  • Método de escolha de freqüências:  Push Boton / Encoder
  • Memorização via Push Boton:  apertar por 3s
  • Memorização via encoder: cada passo gera pulsos
  • Tecnologia de geração de Tons: PWM
  • Tensão de Trabalho: 2,7V - 5V
  • Corrente de consumo: baixíssíma
  • Tipo de onda: Senoidal pura
  • Relação sinal ruído: baixíssima
  • Aquecimento: baixíssimo
  • Fixação: Fita dupla face ou suporte desenvolvido em 3D
  • Projeto alternativo: com display OLED

 

Os méritos do projeto são dedicados ao Radioamador ZL2PD ( Nova Zelândia) a quem agradecemos pelo esforço no desenvolvimento.

 

IMG_20210416_170054_016.jpg

IMG_20210419_061959_513.jpg

IMG_20210419_062143_061.jpg

Multi_Tone_circuit.jpg

 

INSERÇÃO DE UM DISPLAY DE FREQÜÊNCIAS

 

Estão anexos à este os arquivos necessários para programar a placa de subton para incluir um Display de visualização de freqüências, conforme o desenho acima.

São 3 os arquivos necessários para configuração via ATTiny85 e encoders sugeridos.

Vale lembrar que os encoders sugeridos são de mouse ou aqueles utilizados em Arduino, para isto deve se ater aos detalhes da programação que são descritos no site do desenvolvedor e seguir as instruções do colega ZL2PD da Nova Zelândia para a implantação.

 

Desejo lhes boa sorte.

CTCSS_Display_all.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Filtro de retorno de CTCSS (FPA)

 

Aqui mesmo no Clube do Hardware há um post (n.o 1577661) editado por mim sobre o filtro mencionado e que usei no INTRACO, mas pode ser aplicado em qualquer rádio na linha de áudio.

Este recurso atenua freqüências até 300Hz para eliminar roncos no alto falante e que retornam via repetidora.

Procurem no campo de Pesquisa e obtenham maiores detalhes sobre o projeto e sua aplicação..

 

CTCSS_filter12.jpg.445b0c60b32770579e9833ba7d9521e4.jpg

 

  • Onde inserir a placa de Filtragem de CTCSS

 

Obs: o R34 deve ser retirado da placa do rádio e inserido na placa (FPA) e os fios In e Out  da FPA vão para a posição do resistor na placa do rádio.

Filtro CTCSS.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como atenuar a potência excessiva de áudio do INTRACO

 

O Intraco 7000 usa a fonte original CV-05,  nela há um alto falante de 30W 8 Ohms.

Em ambientes pequenos o áudio reproduzido por ele fica muito agressivo e estridente.

Como a potência de saída de áudio do rádio é de 10W utilizando 2 amplificadores TDA2002 (CI-2 e CI-3) em contra fase o que acho muita potência para pouco resultado.

Resolvi então atenuar um pouco este excesso de áudio com um circuito simples que usa 2 resistores para atenuar 8 dbs.

 

atenuador3.jpg.2ccff85b7cb1a022c534dbdc8e6ce5f5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COMO INSTALAR FREQUENCÍMETROS DIGITAIS EM RÁDIOS QUE POSSUEM SÓ AMOSTRAGEM DE CANAIS ( em Edição)

 

Intraco_freq.jpg.cfdfb2a8f2a748a5270852df4e05bc52.jpg

 

 

Eu criei um tópico de n.o 1584374 aqui no Clube do Hardware detalhando como fazer e o que usar para que seu rádio antiguinho possua um frequencímetro digital mostrando as freqüências dos canais programados.

Vale lembrar que esta prática é para quem já possua experiência e conhecimento avançado de eletrônica, tal conhecimento exige noção do que é um Transceptor e seus blocos de circuitos.

A matéria deve atender aos muitos Radioamadores experientes que por anos vem procurando maneiras de fazer isto, mas que só a evolução e as novas tecnologias vieram para nos ajudar.

 

O título para pesquisar no Fórum ou no Google é:  " Como instalar Frequencímetros em rádios de VHF/UHF "

 

Caso hajam dúvidas, podem me procurar, só não posso garantir ou prometer que farei as mudanças para vocês mas estarei à disposição para auxiliar.

 

Boa sorte.....e mãos a obra

 

Manual do frequencímetro utilizado no tópico citado:

https://www.zl2pd.com/files/PLJ-8LED_Manual_Translation_EN.pdf

 

Frequencimetro caseiros para construção:

 

A sugestão citada abaixo usa Arduino e um display OLED, a construção fica extremamente profissional.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

UMA BREVE HOMENAGEM AOS FUNDADORES E ENGENHEIROS DA INTRACO

 

Quero aqui deixar o meu agradecimento ao fundador da INTRACO Sr. José Carlos (PY2ELF) e ao Engenheiro Sr. Anésio Florêncio de Mira projetista do TIIC-1/2 ambos residiam em Sta. Rita do Sapucai - MG.

Tive contato pessoal com o Sr. Anésio durante meus trabalhos na restauração de um TIIC-2 onde ele me enviou por correios, diversas informações técnicas sobre o aparelho e sua fonte de alimentação.

 

Estes homens dedicaram suas vidas ao projeto de uma empresa nacional para fabricar os tão conhecidos rádios de HF e VHF Comercial e Amador.

Baseado na dedicação destes homens, eu resolvi postar algumas informações sobre alguns destes aparelhos para tentar não deixar morrer anos de trabalho, paralelo à isto aqui no Clube do Hardware eu mostro o que se pode fazer a mais nos projetos robustos feitos por este profissionais e dedicados ao Radioamadorismo e ao meio comercial.

O meu muito obrigado a eles e a todos os que trabalharam na INTRACO em anos anteriores.

 

Ademilton da Silva Leite - PU4ASL

O contato comigo poderá ser feito via email através do QRZ.com

 

Símbolo oficial:

 

simbolo.jpg.17cefc890f0bc9cf96d092be8b9a713b.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...