Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mostrador e Controlador de vácuo digital


Posts recomendados

  • Membro VIP

O pulo do gato é o sensor. Qual pretende usar? Também a tela lcd... escolha a que lhe atrai. Depois disso é mamão com açúcar:

-lê entrada analógica. Se o sensor for digital melhor ainda: leia o datasheet dele.

-lineariza se for o caso

-calibra/ajusta 1 vez só e guarda calibração na eeprom: grave o valor zero e um valor X pra matemática da conversão.

-mostra valor e/ou gráfico no display

 

Mas antes... não queime a etapa do pisca led

loop()
{
digitalwrite(13,1);
delay(1000);
digitalwrite(13,0);
delay(1000);
}

uma evolução:

bit b;

loop()
{
digitalwrite(13,b);
delay(1000);
b^=1;
}

 

😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo. Você já comprou as 3 coisas sensor, arduino e tela? Qual arduino e qual tela? É pra seu uso ou pra vender? É tipo aquele de calibrar pneu ou pra respirador artificial ou etc?

 

Sobre fazer pra você a oferta é tentadora mas olha isso que legal...

https://www.fernandok.com/2018/11/conheca-agora-um-sensor-importante.html

 

O macete é você ter um medidor padrão e confiável pra fazer as calibrações.

 

Off on topic, permita-me uma viagem... imagino um sistema deste com arduino esp32 lendo a pressão do cano de minha caixa dágua. Ao invés de tela, ele transmite o nível (pressão da água) pro meu smarttphone por bluetooth ou wifi. Altos projetos pra breve 😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora sendo muito honesto estou desenvolvendo um projeto na área de reprodução humana onde os óvulos s~çao aspirados da mulher para um tubo que fica em um aquecedor a 37 Graus. O bloco e o aquecimento já consegui fazer dar certo bem como a bomba de vácuo a qual utilizei a de um suctor de leite humano da Gtech. porém se faz necessário mostrar ao médico quanto de vácuo ele está utilizando para tal procedimento , analógico já existe no mercado mas digital não. Inclusive fiz um pedal sem fio para acionar a bomba, o legal seria eu num display só ter o controle de temperatura e vácuo via touch, mas teria que ser algo barato, senão os médicos não vão comparar a ideia. Se puder me ajufar agradeço o vídeo que me mandou eu tinha visto e já iria começar a fazer , mas sou bem fraco em eletrônica, o que sei aprendi no dia a dia e no técnico que diz a 40 anos atrás, sou Biomédico e também quando tinha 20 anos me formei em Física, mas sempre utilizei meus conhecimentos para outros fins, que agora quero utiliza-los na medicina. Conversei com um monte de gente mas os custo super altos, o pessoal acha que a coisa é fácil, este é um protótipo que tem que passar por muito teste e sérios. Agradeço pela resposta e se puder ajudar, pode cobrar pois todos temos que ganhar, mas algo condizente com o inicio de um projeto que pode não dar em nada, só diversão e outras idéias mirabolantes.kkkkkk Abraços Fique com Deus

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi amigo. Errei por pouco kk.

A eletrônica pra isso não tem muito segredo. Como eu disse basta ler o sinal do sensor -tanto de temperatura como pressão ou vácuo - e processá-lo. Um mc simples com a/d já é bem capaz disso. Infelizmente ainda não tive contato com o tal display touch. Talvez eu consiga um de amostra. Fale o exato modelo do seu.

 

[off topic considere uma m.p.] 😁

O pior (ou melhor) que acho que tenho alguns sensores deste cá comigo. Acho que tenho até um digital (apesar de ser meu preferido, custou uma mini fortuna). E como disse, num futuro [bem] próximo devo fazer testes com caixa dágua.

 

E sim eletronicos pra área médica é outro nível: financeiro, confiabilidade, testes exigentes e etc. De fato já tive (tenho) contato e experiência neste ramo também. O diferencial é que adoto sempre o minimalismo eletrônico nas ideias de projeto (e na vida). Menos peças, menos chances de pifar, mais fácil manutenção, menor custo e etc. Mas nem tudo são flores. Outras atividades drenam boa parte de minha energia. Mas nem tudo está perdido. Em breve (mesmo) me desligarei dos compromissos profissionais e vou abraçar alguns hobbies desde horta até a eletrônica kk. Caso Deus permita claro. Assim sendo, caso o tópico esteja aberto, podemos nos aprofundar mais.

 

Vá tentando fazer algum experimento com o material que tem aí, com o que achar na net e eventualmente alguma orientação por parte desta velha carcaça.  P.ex. o controle de temperatura deve ser feito por p.i.d. que é bem chato (e não devo te ajudar muito nisso kk mas aqui tem quem pode), o do vácuo não tenho muita ideia... seria algo como um solenóide? Válvula? Válvula proporcional? De fato é 1/2 desafiador ...

Dica: não reinvente a roda. Ve se já existe tal produto, pesquise,  empreste, desmonte, fotografe, ou se puder compre um e use como 'fonte de inspiração'  pra estudos

 

Vale lembrar que sendo por aqui, passa a ser um projeto open source ao qual todo mundo tem acesso e pode te ajudar (ou te copiar kk). Por hora não tem muita importância mas se virar mesmo trate de patentear kk

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha amiga, com  minha idade já tenho minha horta hidropônica em casa, meus peixes que são criados em caixas, minhas belíssimas flores, e meu laboratório de professor pardal(Iniciante) Necessariamente o display não precisa ser Touch , pode ser qualquer display de 3,5 pol ou 5 pol. Se puder me ajudar compro as peças e te mando e ai me cobra a mão de obra . o que acha ?

Sou bem altruísta e tenho alguns inventos que estão no mercado até hoje e fazem muito sucesso e são patenteados e você nem imagina quais são, mas não fiz fortuna com isso não pois baratei em muito eles e alguns dei de presente . Tem um que eu não gostaria que tivesse feito uso, mas ajuda muita gente e foi patenteado a maca de salvamento tanto em madeira quanto em fibra de vidro. Aquelas utilizadas para remoção de pacientes em acidentes., mas já caiu em domino público

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana amigo. Temos então muito em comum .. mais do que imaginas 🤪

Pena por hora não devo te atender a contento pois como disse tenho drenos de energia pra todo lado. Mas te mantenho informado sobre minha decisão de fazer um sensor de pressão pra minha caixa dágua. ok?

 

Pra ajudar quem for te ajudar com mais afinco, olha o que captei:

 

Seu sistema consiste numa bomba de ar de baixa potência, sensor de vácuo

mpx5100dp.jpg

e sensor de temperatura. Que pode ser o tradicional LM35

Caso a pressão negativa passe de determinado valor, desliga a bomba A temperatura: mantém a 37ºC ou um valor ajustável sob controle p.i.d. Os valores são mostrados num display qualquer. Eu (eu) optaria por um lcd 16x2 com botões de ajuste. algo como:

Fig030_MCO18703.png

Muito mais fácil de programar e minimalista. Apesar que sim sei da preferência atual por telinhas gráficas coloridas.

 

Com rotinas de calibração, teste e ajustes: as responsáveis pela precisão do sistema. Sugiro válvula e sensor de temp. pra de segurança alheia ao mc. Deve operar a 12V pra uso com bateria pro caso de ausência da rede ac. Opção para monitorar a bateria no display.

 

Quase acertei o chute? Doeu? 😁 Passe links de produto similar pra ter ideia melhor da coisa. 1.jpg>1k.txt ... trad. pra você novato... "Uma imagem vale mais que mil palavras"

 

É isso. Não somei muito mas tentei né. Em breve assumo o controle total de minha vida profissional e te falo... Se Deus permitir... Amém!

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito piamente que com sua convicção e coração assumirá o controle de tudo, inclusive da creche dos amantes de eletrônica kkkkkk. Mas os Peixes, hidroponia, aquaponia, plantas, micro biomas, posso ai sim te ajudar. Mas prometo que vou estudar muito. Muito obrigado pela ajuda muito importante, abraços. Meu face é Alexandre Venci e meu e mail [email protected].

 

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Uma pergunta para de um principiante, tenho uma campainha com interruptor sem fio, quando aperta o mesmo toca a musiquinha e ascende um led, é possivel que quando acione este interruptor um relê fique acionado e acionando o interruptor ele desligue? medi no led vem 1,5 volts enquanto toca a musiquinha. Pode me ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amiga boa noite, não tem jeito não consegui até agora medir vácuo em mmHg com o sensor acima, um me ensina uma coisa outro me manda um projeto mais furado que placa de estrada no mato grosso, outro me pede o valor de um carro para fazer o projeto, outro me toma 550,00 e desaparece(trouxa tem que se lascar mesmo, nessa eu fui trouxa).

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato esta área eletromédica envolve cifras de 6 dígitos ou mais. Não é pros fracos e oprimidos como nós. (se bem que é pros frascos e comprimidos... aff fraquinha). E de fato há cobiças generalizadas sobre ela. P.ex. pasme que uma 'diária' numa uti custava mais de R$10000,00 há alguns anos. E existe uma vacina pra uma doença rara que custa 200000 uma vizinha minha conseguiu na justiça. E tem mais... certa vez vi na tv uma medicação - um frasquinho mesmo - de valor de 4 milhões.😲

 

Bem...

Se achar que deve, a dica que dou é tenta algo com arduino ou do gênero mesmo. Comece fazer um led piscar. Este deve iluminar e abrir sua mente. Depois faça uma leitura analógica qualquer. Sinto que o pulo do gato do seu projeto é ela. Olha o coração (ou cérebro) do projeto:
 

for(;;)
{
press_neg=adc_read(0);
if (press_neg<512) bomba=on;
else bomba=off;
}

Coloca um led no lugar da bomba e um potenciômetro no lugar do sensor

em arduino, algo como...
 

loop()
{
press_neg=analogread(3);
if (press_neg<512) digitalwrite(4,high);
else digitalwrite(4,low);
}

 

Mas claro, se desistir lhe for uma opção, saiba que [não] te apoiamos. Caso contrário, publique seu progresso pois até quando nos for permitido, te acompanhamos...

abç😁

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se me permitem vou dar alguns pitacos virtuais:

-Tu fala em vácuo. Vácuo não seria pressão negativa? O Sensor mencionado mede de 0 a 14.5 PSI. Se Vacuo for pressão negativa ele não irá medir.

-Se quiser um display mais bonitinho, mais ainda fácil de programar, vai num desses: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724837006-display-lcd-20x4-2004-i2c-backlight-azul-escrita-branca-_JM?matt_tool=79246729&matt_word=&gclid=Cj0KCQjwwuD7BRDBARIsAK_5YhVKQ1-_XHrwaAwVFp-PqdwAKf_hoQYYGJhq5KPv4OJFuw2ev2_xWhwaAiTOEALw_wcB


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...