Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso saber exatamente o que é Toner e Cilindro da impressora Brother L5502.


Posts recomendados

6 minutos atrás, G0di9zz0 disse:

Ola, estou em um emprego novo e me deparei a não saber distinguir toner e cilindro, as funções e o o design delas, alguem pode me ajudar?

 

Toner nada mais é que o pó usado para fazer as impressões, porém muita gente conhece "Toner" como sendo o cartucho que contem esse componente.

 

image.thumb.png.032a4f996446d96b983fe2bcf9efb658.png

 


Cilindro é a peça por onde a folha de papel passa para ter a imagem formada, porém muitos conhecem "cilindro" como sendo o cartucho que vai acoplado ao cartucho de toner.

 

image.png.b9c38126f98688fd6d60cc38c5a385af.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Prezado, boa tarde.

 

O  cartucho), é a unidade do equipamento responsável por armazenar o pó de toner. Seu peso é variável, de acordo com sua % de vida útil. Já o cilindro, dependendo do modelo/fabricante, pode ser o cilindro fotocondutor, peça bem semelhante a uma lâmpada flourescente tubular, responsável pelo espelhamento da imagem a ser impressa.

 

*Modelos Multifuncionais Samsung, informam o cilindro também como o rolo apanhador que se encontra acima da bandeja de papel, que realiza a recolha para impressão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Veja bem, tudo depende de seu interesse em aprender ou não e também da forma como seus empregadores querem que você domine o assunto e/ou opere a máquina, se querem que saiba manusear e utilizar todas as funções como por exemplo, ligar, colocar papel, fazer cópias, receber fax, conectar ao Wifi, scanear e etc. Ou então se eles querem que você saiba demonstrar o produto para vender a alguém, ou até mesmo solucionar problemas de defeitos ou instalações.

Eu sugiro dar uma olhada no manual do fabricante:

https://support.brother.com/g/b/manuallist.aspx?c=br&lang=pt&prod=dcpl5502dn_us&dlid=doc100522_000&type3=10103&type2=5

Não se assuste com as mais de 700 páginas, dê uma lida em todo o índice e depois vá para visão geral do painel de controle e tente entender os comandos básicos para navegar pelas telas e ver todas as funcionalidades disponíveis, ficar familiarizado com a máquina, depois disto descanse um pouco, vá fazer outra atividade, deixe que seu cérebro assimile ou digira o choque inicial então volte no manual e tente aprender o básico de cada uma das principais utilidades que acha que vai fazer em seu trabalho, por exemplo, aprenda a função de copiar e depois scanear, dê novamente mais um tempo e volte no manual a busca de novas informações, um pouco de cada vez.

Um básico sobre toner e cilindro, são os principais consumíveis da multifuncional e devem ser manuseados com cuidado:

b1.jpg.5fe9b37bbb5fdfccb403cdf77c1e865c.jpg

Se for usar alguma linguagem, tente usar a que o fabricante usa, no caso do toner, diga "cartucho de toner" e no caso do cilindro diga "unidade de tambor".

O cartucho de toner é uma caixa plástica com pó dentro, tendo como característica principal um cilindro de borracha sujo de pó preto, quando manusear não toque nesta parte para não passar pelo mico de mãos sujas. No caso desta máquina, o fabricante disponibiliza três versões de capacidade:

b2.jpg.e01378ad63d58a5564cba3d237c5ec2c.jpg

Ou seja, cada versão pode imprimir uma certa quantidade de folhas, quando termina o pó, tem que trocar o cartucho de toner.

É bom saber que;

1-originais dão melhor rendimento e qualidade de impressão apesar de serem mais caros.

2-compatíveis, reciclados ou recarregados são mais baratos porém, com uma certa perda de qualidade associado a defeitos como vazamento de pó.

 

A unidade de tambor, também conhecida como DRUM tem uma duração ou vida útil:

b3.jpg.8cec1bbc07a1ab43fab049feed1a8125.jpg

E precisa ser trocada ao fim da vida útil ou quando der defeito.

Sua característica principal é ter um cilindro também conhecido como unidade ótica. Importante saber que não se deve tocar neste cilindro.

Mais ou menos ela é responsável pela transferência da imagem do que vai ser impresso para o papel, enquanto que o toner é responsável por passar o pó para o papel, o qual mais adiante passa pela unidade fusora que através do calor derrete o pó na página e ela sai quentinha, pronta e impressa.

A impressora avisa quando devem ser realizadas as trocas dos suprimentos.

Ai é importante voltar no manual e ver como é realizada esta troca:

A acesso para o toner e o cilindro é o mesmo:

b4.jpg.99252529c30dc11b50424e35833e09dc.jpg

Pode ser feita a troca de um ou de outro:

b5.jpg.cd68dbe5bdf0b427fc2c88acda910bb5.jpg

Uma comparação boa seria com um automóvel, só anda se tiver combustível igual só imprime se tiver o pó do toner, mesma relação para os pneus após uma certa quilometragem eles se desgastam e precisam ser trocados igualmente para o DRUM ou cilindro. Por isto é que são chamados de consumíveis.

Se você conseguir dominar este básico e chegar em seus patrões, abrir a tampa da impressora, retirar o drum com o toner, identificar o modelo que está em uso, diferenciar se é original ou compatível, por exemplo digamos que seja um TN-3422 e disser que ele rende 3 mil páginas, colocar de volta, ir no painel e visualizar o consumo atual, reportar que digamos já tenha consumido 50% da capacidade e que ainda restam portanto 1500 páginas a serem impressas antes de acabar...

...vai demonstrar que domina o assunto e a partir dai já pode estudar a parte de reset e como resolver pequenos problemas de atolamento de papel, falhas ou defeitos de impressão antes de partir para o manual de serviços em inglês com mais de 3mil páginas ensinando detalhadamente capa parte do funcionamento e manutenção da Brother.

É como eu disse no começo, depende da sua vontade de aprender e do que lhe vai ser exigido. A principio tudo é assustador e confuso mas, acontece que indo passo a passo, item por item do manual,  se consegue dominar aos poucos e tudo fica cada vez mais fácil.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...