Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fim do fórum HTFORUM

Gabriel Torres

Posts recomendados

• Administrador

Mais um grande fórum da Internet brasileira que fecha as portas e avisa que apagará todo o seu vasto conteúdo! Quase 9 milhões de mensagens indo para a lata do lixo! 😵

Fica aqui registrado as estatísticas finais deles:

Citação

Estatísticas do Fórum

Tópicos:

312.256

8.891.441

Membros:

353.392

image.png.4a2dc2d38a4669388339c98b21576805.png

• Curtir 2
  • Triste 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Moderador

Gabriel,

Algum motivo para eles fecharem as atividades?

Link para o comentário

Isso pra mim é de uma falta de sensibilidade sem precedentes, existia materiais ali que eram de cunho exclusivo, únicos e vastamente diferente dos outros fóruns de informática apesar das tecnologias se conversarem, o que tinha lá não eram conteúdos curtos e redundantes, era sobre atingir purismo de imagem e áudio coisa que é extremamente difícil transformar isso em palavras ou achar que pode ler num review de site (ou pior ainda procurar algo numa tal de Rede Social do Zuck que só tem ajudado a afastar ainda mais as informações pois não existe foco em nada), antes que alguém diga que bastaria refazer os tópicos em qualquer fórum, como exemplo padrões THX etc, não existe em qualquer lugar que seja porque eu era um dos que mais procurava níveis de preto, de altura da TV a tipos de suporte de TV, e com presença humana, gente por trás interessada, sobre diferença de produtos clássicos de colecionadores gente que possuía e usava sobre as experiências desde a época do tubo slim até as atuais, são ciências diferentes e tão complexas quanto sobre sistemas, alguns reviews de filmes eu lia até hoje, e filmes só podem ser revistos, mas as memórias vividas pelos membros e compartilhadas na época saindo do cinema é única, é como matar uma identidade cultural, alguns tópicos tinham mais de década e ainda ativos, são memórias da internet que jamais serão refeitas e reproduzidas, quanto tempo levará para algo semelhante? Talvez nunca

o que deixo aqui questionamento, tem algum meio de acessar os tópicos desativados? Ou será que o Denis simplesmente deu um shift del em tudo.

• Curtir 3
Link para o comentário

• Administrador

@Mr. Caio Augusto Não mencionaram no comunicado, mas é a mesma burrice falta de sensibilidade que atingiu outros fóruns como o ForumPCs e o Baboo. Um enorme banco de dados de informações e conhecimento simplesmente jogado na lata do lixo da noite para o dia.

• Curtir 4
Link para o comentário

• Administrador

Muito conteúdo válido e diferenciado existente no HT Fórum em áudio e vídeo. 

Uma pena o destino do mesmo como ocorreu com o Baboo e o ForumPCS.

Praticamente o conteúdo do Fórum já sumiu, muito rápido.

Fico pensando é nos usuários que levaram um bom tempo esmiuçando conteúdos para exemplificar melhor as diferenças de tecnologias  referentes a vídeo e áudio e verem seu conteúdo não ficar disponível nem para pesquisa, isso deve ser algo bem complicado e certamente ainda deve gerar muita dor de cabeça.

Embora ainda ativo e não sabemos por quanto tempo, temos ainda o Clube Hi-END com muitos conteúdos também válidos, porém o Hi-END é mais voltado a áudio e não a vídeo. Nesse caso pode até haver uma mudança de comportamento nesse Fórum, a solução é torcer para que essas fontes de conteúdos simplesmente não desapareçam da Internet como aparentemente vem ocorrendo, pois são fontes de pesquisas com muitos assuntos válidos e auxiliam vários internautas nos esclarecimentos de suas dúvidas. 

Só temos a ficar espantados como são tratados fontes de informação e conteúdo de valor que existiam nesses Fóruns, simplesmente sumiram. É algo realmente a lamentar. 

• Curtir 2
Link para o comentário

image.thumb.png.e56c359b8c26c963f9b7f119d6a43a3a.png@Mr. Caio Augusto  Segue a mensagem e a justificativa do fórum:

Olá pessoal,

Em maio de 2002 o cenário era muito diferente. Eu trabalhava na indústria e pouco tempo antes tinha sido transferido para outra cidade. Tinha tempo, disposição e conhecia pouca gente. O Facebook ainda levaria 2 anos para entrar no ar, o primeiro iPhone só seria lançado em 2007 e o primeiro logo do recém-criado HT Forum era nada mais do que um smiley gigante.

O fórum nunca teve nenhuma pretensão de se tornar algo tão relevante. Foi uma forma que encontrei de compartilhar conhecimento e cultivar amizades. Fiquei surpreso com tamanha adesão. Logo passamos a nos encontrar, fazer e publicar os primeiros testes polêmicos (evidentemente) e passamos a organizar eventos em hotéis com a participação e apoio de centenas de pessoas, empresas e figuras de renome no meio. E apesar das contribuições, nenhum desses eventos deu lucro, pelo contrário, em todos tive que cobrir parte do meu bolso. Mesmo assim, e embora o HT Forum tenha crescido muito mais depois disso, essa talvez tenha sido sua época áurea, não tão grande nem tão pequeno, e unindo as pessoas em torno de um hobby comum.

O forte do HT Forum sempre foi seu conteúdo técnico, mas é inevitável que, onde se reúnam muitas pessoas, todo tipo de assunto seja discutido. Perdi a conta de quantas noites em claro passamos para reestruturar o fórum para atender à crescente busca por tópicos de todo tipo e à crescente demanda por recursos de hardware. Chegamos a servir mais de 50 milhões de páginas por mês.

Mas a vida dá voltas e oportunidades me foram oferecidas que eu não poderia deixar passar, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Além disso, a legislação sobre a internet no Brasil começou a fazer avanços importantes que sentimos muito de perto. Pelo mesmo motivo, julgamos ser impossível “passar adiante” o conteúdo. Aos que acreditam que podem, em 2020, manter um conteúdo online sem complicações, desejo muita sorte.

Este ano completamos 18 anos e praticamente em todo o mundo os 18 anos representam a maioridade, é um símbolo importante na vida das pessoas, uma passagem à vida adulta. É muito duro despedir-se, mas chegou a hora de cada um de vocês encontrar um caminho fora do HT Forum. Um caminho que, espero de coração, leve à prosperidade e à felicidade. Só tenho a agradecer a oportunidade de ter tido a companhia, a participação e o empenho de cada um de vocês durante esse tempo. Todos juntos contribuímos um pouquinho para o desenvolvimento do áudio e vídeo no Brasil. Boa sorte e que nossos caminhos se cruzem no futuro.

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário

• Moderador
18 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Mr. Caio Augusto Não mencionaram no comunicado, mas é a mesma burrice falta de sensibilidade que atingiu outros fóruns como o ForumPCs e o Baboo. Um enorme banco de dados de informações e conhecimento simplesmente jogado na lata do lixo da noite para o dia.

Realmente uma grande perda.

Vou opinar um pouco a respeito do que acho sobre isso, apesar de que eu não participava deste fórum eu participava de muitos outros que simplesmente fecharam as portas da noite pro dia, inclusive excluindo todo o conteúdo.

Não posso opinar aqui no quesito de esforço e infra-estrutura que estes fóruns demandam... Falar que é fácil e que não precisa de tempo para administrar estes fóruns eu não tenho a autonomia, inclusive em respeito ao "nosso amigo" Gabriel torres.

Eu fico entristecido da maneira que nós "usuários", que dedicamos tempo a ajudar os outros, fomos tratados.

Um exemplo disso é o finado fórum linha defensiva em que eu fazia parte do time e da noite pro dia tudo foi apagado, me senti mal com a maneira que fui tratado... mas tudo bem....passa... Depois fiquei um pouco de tempo sem contribuir com fóruns até que tomei a decisão de ajudar o fórum do BABOO....

Foram horas, ajudando os usuários com as mais diversas dúvidas na area de tecnologia, ficava até de madrugada respondendo os tópicos e inclusive cheguei a ficar 2 dias fazendo testes em hardware para passar um parecer sobre over assim como analisando logs de erros no sistema de diversas pessoas... e mais uma vez tomei um tiro no peito ao receber a noticia do Aurélio Baboo que me contatou por e-mail de sua decisão. Fiquei mais uma vez chateado mas superei com mais facilidade devido estar preparado por este tipo de situação.

Eu agora estou ajudando a equipe do fórum Clube do Hardware, inclusive sou usuário VIP pois quero contribuir um pouco para que esse fórum JAMAIS morra, além disso estou me dedicando a ajudar todos que vem perguntar sobre dúvidas de hardware. Essa não é minha formação e não trabalho com isso mas trato como algo que gosto.

Estou a um bom tempo pelos fóruns, meu primeiro curso de desmontagem de computadores em 2002 foi algo surreal pra mim e no qual o Clube do Hardware sempre me ajudou. Eu me sinto obrigado a ajudar a todos também.

@Gabriel Torres, Gostaríamos que você pudesse nos explicar quais são os custos, o que houve com a legislação Brasileira que muitos estão com medo?

Confesso que estou preocupado com o Clube do Hardware, pois é algo que esta dentro do meu coração e a unica lembrança que ainda esta viva, eu gosto de ler, gosto de testes, gosto de entender e contribuir... não gosto de canais de youtube onde... enfim voce sabe o que estou falando.

Compartilhe mais em como podemos contribuir, converse conosco sobre isso.

Abraços

estou aqui para ajudar

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário

Pô, no archive.org hospedam de tudo, até pirataria! Upa a base de dados para lá e sai correndo. 🤯

Link para o comentário

• Moderador

Eu me recuso a imaginar que os administradores ficaram revoltados com os diversos usuários que falam asneiras.

O Aurélio chegou a comentar sobre isso, mas não acredito que esse foi o motivo. é muito mimi, muita pessoa se sentindo ofendida, muita discussão com pessoas que não valem a pena.

Aqui mesmo já opinei em uma questão e o usuário disse que eu estava errado, sendo que provei a ele por fontes, mas mesmo assim nao escutou. OK pronto, veio no forum pedir opinião e não quer escutar paciência... próximo.. Agora fazer video reclamando de usuarios é complicado.

Parece que não a resiliência! Não há "entra em um ouvido e sai pelo outro!" tudo precisa gerar polemica, ofensa... Nada mais é saudável..

Olha o canal da Getech informatica no youtube... o cara é inteligente em seu trabalho... Mas todo video o cara reclama de cliente, todo video é rage em cliente. Cara toca a vida, o canal mas para de reclamar

Se o real motivo do fechamento destes fóruns foi sobre usuarios e stress, me desculpa... eles podem até ser profissionais na area mas não Gestores de uma empresa.   

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário

• Administrador

@Mr. Caio Augusto

Citação

Eu me recuso a imaginar que os administradores ficaram revoltados com os diversos usuários que falam asneiras.

O Aurélio chegou a comentar sobre isso, mas não acredito que esse foi o motivo. é muito mimi, muita pessoa se sentindo ofendida, muita discussão com pessoas que não valem a pena.

Nesse caso em questão acredito ser mais complicado. É muito difícil de entender o que se passa nas cabeças de determinadas pessoas, no caso do Aurélio acredito que seja ainda mais difícil. "Compreendê-lo é quase uma arte!"

Brincadeiras a parte, o que pode ter sido levado ao encerramento (temporário ou definitivo) das atividades no Fórum Baboo foram diversos fatores e possivelmente "usuários que falam asneiras" são um desses  fatores, mas sinceramente não foi só isso, claro. 

Citação

Aqui mesmo já opinei em uma questão e o usuário disse que eu estava errado, sendo que provei a ele por fontes, mas mesmo assim nao escutou. OK pronto, veio no fórum pedir opinião e não quer escutar paciência... próximo.. Agora fazer video reclamando de usuarios é complicado.

Acredito que os Administradores quando resolvem criar e cuidar de um Fórum, devem se lembrar o destino do mesmo. Um Fórum é um lugar para trocas de experiência e busca por conhecimentos. Tem Fóruns que obviamente exigem um nível de conhecimento para participar  como é do Embarcadero Oracle e SQL, porém para participar desse Fórum você tem que ter feito o curso pela própria Embarcadero, no mínimo ter feito já um teste para 'Certificação Oracle ou SQL'  com eles e só aí você acessa o Fórum, como foi no meu caso com eles e então, você já sabe que as pessoas ali naquele espaço só terão dúvidas mais técnicas e específicas e muitas claro, em inglês. 

Um Fórum aberto é destinado a servir todas as pessoas como é o caso do nosso. Eu também acho um motivo insensato Administradores de Fóruns abertos colocarem culpas em usuários. Quem procura um Fórum que destina-se a esclarecimento de dúvidas e serve a todo tipo de usuário, procura porque quer entender do assunto. Ele não é obrigado a saber de tudo e muito menos conhecer aquilo que está perguntando, porque se conhecesse não perguntaria, isso é claro.  E se o Fórum é destinado a esclarecer dúvidas, os Administradores tem que estar aptos a aceitaram todo tipo de usuário, desde usuários mais leigos até usuários mais avançados.  É assim que tratamos o Fórum Clube do Hardware, não importa se você sabe muito ou pouco, aqui todos somos iguais procurando trocar nossas experiencias e adquirir mais conhecimento. 

Citação

Pô, no archive.org hospedam de tudo, até pirataria! Upa a base de dados para lá e sai correndo.

@Marcos FRM e @Mr. Caio Augusto

Nesse caso, podemos explicar que manter um Site como o Clube do Hardware há um custo e esse custo não é algo barato. Envolve tempo, dedicação, vigilância para que os servidores não saiam do ar e muitos outros motivos. 

Nesse quesito, para oferecer um mínimo de qualidade (e qualidade tem seu preço) aos nossos usuários, o cuidado e a hospedagem de um site como o Clube do Hardware e com a base dados do Clube do Hardware não pode ser feita em qualquer lugar e de qualquer maneira. São servidores locados as vezes nem aqui (o que encarece ainda mais o custo), pessoas dispostas a colaborar com a organização de forma voluntária (que nem sempre encontramos que tenham disponibilidade e interesse em auxiliar de forma voluntária), pessoas que cuidam da infra-estrutura, pessoas em busca de novidades o tempo todo, enfim... é uma tremenda organização. 

Nós aqui agradecemos diariamente pelos nossos usuários que movimentam o Fórum, como também por nossa Equipe de Moderação que executa um serviço voluntário mas que fazem um belíssimo trabalho e muitas vezes não são compreendidos pelos usuários, acabam recebendo tratamento inadequado por alguns usuários e ainda assim, não desistem de colaborar na organização do Clube do Hardware. 

Então é algo muito complexo cuidar hoje de um Fórum.  Ainda temos uma variedade de "super-inteligentes e super dotados" que através de "Facebook", "Instagram", "Youtube" que deturbam o conhecimento dos outros em sua maioria, além também da parcela de colaboração dessas próprias empresas para "destruir financeiramente" sites como o Nosso e também fazerem a qualidade e o estímulo a manter um Fórum técnico no ar descerem ladeira abaixo. Resumindo, é um desafio tremendo manter uma estrutura como a nossa hoje com tantos meios alternativos que obviamente chamam mais atenção por diversidades aleatórias e nada a ver, do que um Fórum voltando a tratar de assuntos verdadeiramente sérios. 

Já nesse caso

Citação

Gostaríamos que você pudesse nos explicar quais são os custos, o que houve com a legislação Brasileira que muitos estão com medo?

Ai, deixo para o  @Gabriel Torres para responder. 

• Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário

Digo usar o archive.org para fins de arquivamento tão somente. O fórum não "funcionaria" rodando lá. Depois que vi gente hospedando quase 1 TiB de material pirata lá (há muito tempo!), qual seria o problema de enviar material de um fórum, que é limpo, sem pirataria nem nada que cause problema aos seus administradores. Talvez por motivos legais fosse prudente remover os nomes dos usuários.

Há o problema operacional de como o material seria upado de forma que fosse acessível. Despejar o banco de dados bruto lá seria de pouca utilidade -- ainda assim melhor do que perder tudo na minha opinião.

Nota: estou apenas palpitando. Nunca tentei nem pesquisei sobre como exatamente isso seria feito de forma prática.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Administrador

@Marcos FRM

Não se preocupe, eu entendi sua colocação. Mas nos dias de hoje como você sabe, informação é algo muito valioso. Então, acredito que para todos, Sites como o nosso, o cuidado deve ser maior no quesito de segurança e privacidade a esses dados. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário

• Administrador
17 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Eu fico entristecido da maneira que nós "usuários", que dedicamos tempo a ajudar os outros, fomos tratados.

Acho que é este exatamente o ponto. Quase duas décadas no ar e o dono simplesmente tira o fórum do ar da noite para o dia, uma total desqualificação com todos que participaram e geraram conteúdo e conhecimento ali.

Boa lembrança do Linha Defensiva, outro importantíssimo fórum que fechou as portas. Esqueci de colocá-lo na lista.

Gostaríamos que você pudesse nos explicar quais são os custos, o que houve com a legislação Brasileira que muitos estão com medo?

O maior custo é a hospedagem, pois um fórum de alto tráfego necessita de servidores dedicados (nós usamos três servidores), mas o problema é que na virada de 2019 para 2020 o faturamento vindo de AdSense e similares caiu para menos da metade, e a pandemia não ajudou. Isto afetou a todos os sites e fóruns, e muitos não conseguiram sobreviver mesmo. No nosso caso, tivemos que fazer as mudanças que você já sabe. No nosso caso em particular, eu tenho livros e cursos, então consigo sobreviver. Mas se tivesse que viver só do site, hoje, não daria. Está bem diferente atualmente, temos um faturamento que é uma fração ínfima do que tínhamos ainda mais comparado aos nossos anos de ouro (2009-2010). Também há este fator de comparar o faturamento hoje com o que era no passado e ficar meio ***** da vida, sem se atentarem que o Brasil passava um boom de commodities ("Brasil bola da vez") onde estava jorrando dólares por aqui de todos os lados e o mercado estava aquecido.

Quanto à legislação brasileira, ele se refere à LGPD, mas a mudança para a gente é mínima: apenas indica que deve haver nos sites uma maneira de o usuário requerer a exclusão de seus dados pessoais, e isso nós já havíamos implementado bem antes de esta lei estar sendo discutida.

Confesso que estou preocupado com o Clube do Hardware

Não precisa ficar. Pois seria uma loucura tirá-lo do ar. Afinal, é por causa do site que tenho "nome" e atraio potenciais clientes para livros e cursos.

Inclusive isso torna a história do HTFORUM ainda mais bizarra. Pois pelo o que eu entendi o dono de lá resolveu se dedicar a uma empresa de áudio e vídeo ou algo assim, e simplesmente apaga um banco de dados contendo mais de 300 mil potenciais clientes. Atualmente o modelo de negócios que dá certo para sites é justamente ser uma vitrine para atrair potenciais clientes para outro tipo de negócio: não é mais possível viver só de propaganda. Basta ver o que eu disse no meu vídeo.

Concordo contigo. Sempre existiu e sempre vai existir. O cara tem um fórum há quase duas décadas e se estressa com usuário falando abobrinha? Era para ele estar calejado e simplesmente ficar rindo da situação e ter mecanismos de atuação (moderação) para minimizar este tipo de problema, como fazemos por aqui.

Mas... cada um sabe onde o calo dói. Creio que seja uma conjunção de fatores: faturamento muito abaixo do que já foi + cansaço de fazer a mesma coisa por quase 20 anos + estresse. Aí usuário falando asneira é só o pingo que transborda o copo.

Algumas considerações finais:

Se o cara realmente não quer mais tocar um fórum, em vez de tirá-lo do ar, há várias soluções muito mais elegantes:

1. Transformá-lo em "read-only". As páginas passariam a ser estáticas, consumindo menos recursos, logo daria para fazer downgrade violento da estrutura de hospedagem. Menos custo, zero trabalho, e o haveria faturamento entrando via AdSense para pagar a hospedagem e potencialmente ainda sobrar algum. Assim o conhecimento gerado ali não é perdido e fica disponível para consulta. Ou se achar que tudo isso é complicado, jogar o conteúdo para o archive.org como o @Marcos FRM sugeriu.

2. Vender o fórum para outro que queira continuar o trabalho. Se o dono do HTFORUM tivesse entrado em contato comigo eu faria uma proposta. 300 mil usuários (e potenciais clientes para meus cursos e livros) não são de se jogar fora. O material continuaria no ar, os usuários continuariam participando, e o dono ainda ganhava algum.

3. Chamar um time para tocar o fórum e se desligar do mesmo. Mas aqui só mesmo analisando as finanças, pois pode ser que as propagandas não estejam pagando os custos.

O que eu quero dizer é que há várias opções viáveis do que simplesmente chegar e apagar tudo.

Abraços!

• Curtir 9
  • Obrigado 2
  • Amei 2
Link para o comentário

• Moderador

Obrigado por compartilhar conosco Gabriel!

Fico mais tranquilo em ler e sentir um posicionamento seu quanto a estas questões. O fórum se torna um lugar que eu me distraio, além disso gera certo vinculo, amizades, trocas de experiencias, rizadas saudáveis... enfim.... Me sinto bem aqui e apesar de começar a contribuir recentemente, eu a tempos entro no fórum. a muito tempo mesmo... (estou ficando velho kkk) 

Concordo contigo em todas as considerações finais... é exatamente o que eu pensei e confesso que é difícil entender (pra não falar b$$ce)

• Curtir 1
Link para o comentário

Pois é, fui pego de surpresa agora a pouco também... não acessei muito, mas era uma grande fonte de informações gerada ou traduzida pela comunidade brasileira.

O mesmo aconteceu também com tantos outros fóruns já citados, comunidades do orkut, sites do Geocities e por aí vai... a Internet em si parece ter dificuldade em manter conteúdos mais antigos, tirando o archive.org que busca exatamente isso, mas que é mais complicado de navegar muitas vezes.

Link para o comentário

Permita-me discordar...

Fui usuário lá desde 2004. Participava todos os dias nos últimos 2 anos.

A real é que a LGPD não é só dar um caminho pra apagar dados, o HTForum deixou de ter sentido comercial desde que a Liquid Sound acabou (acho que em 2017), o Dennis está trabalhando em outro país...

Em 2019, a Sky entrou com processo contra o fórum, em busca de dados de acesso de um usuário. O cara, lá dos EUA, teve que constituir advogado no Brasil, pra, no fim, apenas entregar os dados. Ou seja, numa brincadeira, deve ter morrido em cerca de 5 mil reais.

Com a LGPD, ele passa a ser nominalmente responsável pela guarda dos dados. Se a Sky quiser fechar um acordo extrajudicial? Se livrar de um processo, e ser condenado em outro, por vazar dados?

O fato é que o cara tava de saco cheio já, sem retorno financeiro, e um baita trabalho pra se ocupar, já que a quantidade de pentelhação num fórum tão grande é enorme. Fico triste, gostava muito do espaço e não vou achar outro igual pra falar sobre áudio, DIY, mecânica, política e ainda zoar os terraplanistas.

Mas agradeço ao Dennis pelos 18 anos do espaço!

• Curtir 3
Link para o comentário

Não podemos contar com o Wayback Machine, mas podemos contar com o cache do Google:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:https://www.htforum.com

Basta substituir o https://www.htforum.com do link anterior por algum outro encontrado no Google. Exemplo:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:https://www.htforum.com/forum/forums/area-tecnica.197/

Link para o comentário

@manouchk , foram criados 2 novos fóruns para tentar dar prosseguimento ao HT Forum:

http://www.htforumbrasil.com.br

https://vault-ht.forumeiros.com

Link para o comentário

• Membro VIP

Que tristeza. Só hoje de madrugada soube desse acontecimento já que em um fórum de promoção no tópico sobre uma TV vi relato do fim do HTForum. Todas TVs e fone de ouvido que comprei só baseado lá, e mais as configurações de imagens que pessoal indicava. E também conferia sobre alguma novidade sobre TV paga.

• Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Como se tornar um desenvolvedor full-stack

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!