Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clonar Windows do HD para SSD sem dados

Posts recomendados

Fala pessoal tudo bem?

Então, eu comprei recentemente um SDD M2 de 240gb para meu notebook modelo AN515-51, o HD dele tem 1 tb e como padrão 3 partições: Partição de sistema EFI de 100mb, Partição de recuperação de 1gb e uma partição de 940gb que marca: Inicialização Arquivo de paginação, Despejo de memória, partição primaria.

Minha dúvida é: dada esta situação como passar o SO(win10) para o SSD e dar boot pelo ssd, procurando a respeito vi que algumas pessoas clonam para o SSD a partição de sistema EFI apenas, mas no meu caso é a partição de 930GB que consta como Inicialização, gostaria de saber qual das partições devo clonar para o SSD e se for a partição de 930GB como eu pego somente o SO desta partição sem mexer no resto (arquivos e programas).

obs. eu ja passei a partição de sistema EFI para o SSD mas na bios não aparece para dar boot pelo SSD, aparece somente o boot pelo hd.

image.thumb.png.34de07ff8692ce09c424bad6f15a497e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tenho a mesma opinião. No caso de migração pra nvme, também recomendo uma instalação limpa.

E partição EFI é nada mais do que um conjunto de informações que faz uma ponte entre UEFI e a inicialização do SO, não tem nada que ter sistema operacional ali. É obrigatório ter essa partição? Não... mas é bom que se tenha, funciona bem e gera muito menos dor de cabeça do que não ter. Excluir, remover ou qualquer coisa do tipo chega a ser descabido pra uso pessoal.

Link para o comentário

4 minutos atrás, Anderson K disse:

E partição EFI é nada mais do que um conjunto de informações que faz uma ponte entre UEFI e a inicialização do SO, não tem nada que ter sistema operacional ali. É obrigatório ter essa partição? Não...

Como não? 😱 O firmware vai carregar o quê?

Faça o teste. Exclua essa partição e veja seu Windows (ou qualquer outro sistema operacional instalado, pode ser Linux também) não iniciar mais.

Link para o comentário

• mick 07 alterou o título para Clonar Windows do HD para SSD sem dados
12 horas atrás, Marcos FRM disse:

Faça o teste. Exclua essa partição e veja seu Windows (ou qualquer outro sistema operacional instalado, pode ser Linux também) não iniciar mais

Correto!

12 horas atrás, gutopereira disse:

Ele é necessário para a inicialização do sistema mas acho que não é exatamente uma ponte para o UEFI, pois se fosse então ele não funcionaria em placa-mãe mais antiga que possui apenas BIOS..

Correto!

Escrevi muito e muito torto acima.

Link para o comentário

@gutopereira  Você que postou sobre essa caso tempos atrás, né? É muito esquisito. 🤯 Teria que ter um disco assim em mãos para fazer uma Investigação Discovery nele... kkk

• Curtir 1
Link para o comentário

@Marcos FRM

Esse disco possui 2 sistemas operacionais(Dual Boot).

A primeira partição é a GPT de 200Mb, depois vem a partição de 186Gb onde esta instalado o MacOS, e depois a partição de 278Gb onde esta instalado o Windows.

O disco esta de fato em GPT mas por algum motivo o Windows o reconhece como MBR. Já formatei e reinstalei os dois sistemas umas 2 vezes e em todas o Windows reconhece o disco como MBR...

20200826_142352.jpg

Link para o comentário

Deve ser hybrid MBR, em que o particionamento da protective MBR é mantido em sincronia com o GPT. Raramente usado. Será que foi o macOS que criou esse particionamento? Pois o Windows pelo que sei não faz isso.

• Curtir 1
Link para o comentário

Não tenho ideia.

Se algum dia você carregar Linux nessa máquina, as saídas dos seguintes comandos serão úteis:

sfdisk --dump /dev/sda
sfdisk --dump /dev/sda --label-nested mbr

(se for SSD NVMe, o dispositivo será algo como /dev/nvme0n1)

Isso é coisa da Apple. No mundo Windows/Linux, usa-se ou MBR puro ou GPT puro😀

• Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!