Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configurar o modem HUMAX HGB10R-02 em bridge com o roteador TP-Link WR740N?


Posts recomendados

Tenho esse bendito modem dessa bendita operadora. Não consigo abrir porta alguma por ser uma política da empresa, não me tiram do CGNAT e blá blá blá. Chamei um técnico aqui e ele foi bem claro comigo, eles são chatos e depende do humor da pessoa que te atender "lá dentro" pra ver se abre ou não pra você (mesmo eu alegando que era pra CFTV, câmera, não estar conseguindo utilizar certos aplicativos e afins).

 

Ok, o técnico na visita me recomendou arrumar um roteador, mesmo que simples, só pra eu conseguir abrir a porta que eu quero. Tinha um TP-Link WR740N velho jogado aqui, e tentei.

 

Nele, conectei a LAN no modem e nele. Ok.

Resetei ele, tudo 0.

Desativei o DHCP do TP-Link (como o técnico me orientou) e desativei o Wireless dele.

Nos 3 PCs de casa, conectados pelo modem HUMAX HGB10R-02 a internet cabeada funcionou 100%, sem oscilação alguma (como é de se esperar)

 

Porém, no Wi-Fi dos celulares e do notebook, ele não consegue obter o IP. Ele tenta conectar, mas tem falha ao obter o endereço IP. Tanto na 2.4 como na 5GHz.

 

Vi alguns vídeos, mas não me foi muito bem esclarecido. Dá mesmo pra fazer isso ou o cara só tentou ajudar e não deu certo ( ̶s̶ó̶ ̶m̶e̶ ̶e̶n̶r̶o̶l̶o̶u̶)?

 

Quero deixar apenas o meu PC com certas portas abertas, já que não consigo conectar em servidor nenhum do BF4 por causa da porta 3659. Tenho que deixar ele com um IP fixo (192.168.0.100, por exemplo) pra abrir as portas, dá pra usar o DMZ só pra ele, ou sei lá como eu tenho que fazer?

 

 

Em resumo, quero utilizar o TP Link pra abrir portas pros games (BF, CoD MW e afins). O wireless (2.4 e 5GHz) e a conexão em si via cabo quero utilizar do modem Humax.

 

Tem como isso, ou foi viagem do técnico? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagokinder A configuração nesse modelo de roteador é bem simples, mas você está deixando o modem ainda como controlador da maior parte da conexão. Se quer mesmo solucionar seu problema, desative a função de login do modem (onde ele faz login na sua provedora) e atribua essa função, bem como o DHCP, ao seu roteador. Isso é conhecido como modo bridge, onde o modem só fará interface entre a provedora e seu roteador, nada mais. Com isso você reseta seu roteador, configura a rede dele normalmente com DHCP e tudo mais que tem direito (não precisa colocar na mesma faixa do modem se tiver desativado a função de login e definido ele como bridge), lembrando que para wifi você precisa ativar a segurança WPA/WPA2 para ter maior compatibilidade. 

 

Não altere mais nada, pois esse roteador já vem configurado para fazer ponte entre LAN e WLAN.

 

Dois problemas que você pode vir a ter:

  1. Não achar a função bridge do modem, que um desses modelos genéricos esconde num canto diferente, com nome diferente, e às vezes requer senha para acessar por ser função avançada. 
  2. Para configurar dessa maneira você vai precisar do login e senha da rede da sua provedora. Isso cabe a eles ou não te oferecer. O técnico poderia ter te passado se você tivesse perguntado, mas provavelmente nem pensou que você ia precisar.
adicionado 1 minuto depois

Ah, vai precisar da senha e usuário só ser for conexão PPoE, salvo engano. Acho que outros tipos mais comuns não precisam, tem que ver. Muito tempo que não faço isso então a memória falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tiagokinder disse:

Tem como isso, ou foi viagem do técnico?

CGNAT sempre vai ser CGNAT

Se tu deixar o modem em bridge, o roteador vai pegar o ip que vem da onde ? do cgnat uai. Isso ai de bridge, isso ai não existe mais, isso ai é invenção dos anos 2000 pra rede adsl onde os modem eram simpleszinho na epoca,, onde nao vinha com o poder dos acessorios incluidos em um router a parte.

 

Você foi enganado e vai só perde tempo na vida.

 

2º problema. o IPV4 acabou, quem tem tem, quem nao tem, não vai ter mais.

 

So copiar e colar isso no google para encontrar a noticia.

 

Citação

O estoque de endereços IPv4 para a região da América Latina e o Caribe esgotou-se na data de hoje (19/8/2020).

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang Me explica! Não sabia que modens não faziam mais função de bridge! Antes quando eu fazia esse tipo de configuração eu deixava o modem só como bridge e fazia login na rede pelo router. Então não existe mais? Como fica a configuração? Dá para só plugar e usar as funções do router sem preocupar com demais funções do modem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exemplo aparelho da epoca dos anos 2000, Speedtouch 510 v6 onde so tinha uma saida de cabo de rede, e se fosse nescessario usalo em uma rede com switch ele tinha que ficar em modo pppoe com dhcp ativado e nao existia opções de redirecionar portas dentro desse aparelho, Nao existia nada disso que a gente conhece hoje Port Forwad DMZ, ai os malucos da epoca compravam aqueles switchs gerenciaveis, onde faziam o pppoe e o redirecionamento das portas no switch, OS SWITCH daquela epoca ja vinha incluso essas novidades, Port Forward, DMZ, lembre se que no inicio dos anos 2000 ainda era raro achar para comprar roteador com wifi incluso, Quandos os wifi inclusos chegaram esses aparelhos tinham mais e mais opções dentros deles tornando ainda mais viavel o tal do bridge, Pena que essa filosofia ainda ta enrroscada ate hoje na cabeça do povo.

adicionado 2 minutos depois
34 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Então não existe mais?

Não tem porque existir em Cable modens, ONUs, afinal, ou tu ta dentro do CGNAT ou nao, Não estando esses aparelhos ja são completos com ate tres tipos de opção pra redirecionar as portas do dhcp.

DMZ, Port Foward , NAT VIRHOST

adicionado 12 minutos depois
34 minutos atrás, WOZ Dods disse:

só plugar e usar as funções do router sem preocupar com demais funções do modem?

Se desligar o dhcp de qualquer onu, cable modem, o ip da wan vai passar direito para o proximo aparelho, ou seja o roteador a parte. 

adicionado 19 minutos depois

@WOZ Dods Entendeu ficou claro ? Um usuario net claro fora do cgnat em vez de ficar inventando moda de bridge sei la o que e bla bla bla, comprar aparelhos a parte. ele simplesmente poderia no pior das hipoteses nao sabendo como fazer dmz, port forwad,NAT VIRHOST.

O usuário simplesmente poderia entrar na configuração do seu cable modem, desativar o DHCP.

Ai iria jogar, ou criar servidores de jogos, e quando cansar simplesmente ativaria novamente o dhcp. Fim

 

Outro motivo para morrer o termo bridge, é o ipv6

o objetivo do IPV6 é dar um ip unico e exclusivo para cada dispositivo do assinante.

Quem tiver por exemplo um HUMAX HGB10R recebendo ipv6 e adicionar na rede um aparelho a parte sonhando com o tal bridge, vai perder o acesso publico fornecido pelo IPV6, resumindo, HUMAX HGB10R  + WR740 ou 741nd é o mesmo que andar 11 anos para traz. @tiagokinder se foi sacaneado legal rs rs.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Beleza. Eu gostaria de usar o meu roteador (TP Link) apenas pra abrir portas, que é a dor de cabeça com a NET e essa política e modem dela (até consigo direcionar, mas continua fechado em teste e o tipo de NAT dos jogos continua como fechado)

 

Não sei se eu fui muito claro, escrevi e ficou muita coisa, mas em resumo:

 

-Quero usar o TP Link pra abrir portas (que foi o que o rapaz da NET me indicou fazer).

-Quero continuar com o WiFi 2.4GHz e 5GHz do HUMAX (visto que o TP não é Dual Band).

-Quero continuar com a internet cabeada pelo modem (não sei se interfere pela velocidade ser 240MB e o modem ser 150Mbps). 

 

Enfim, é possível fazer só isso? Ou é só viagem que não vai dar em nada? 

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Tio Chang disse:

Você foi enganado e vai só perde tempo na vida.

A questão não seria nem pelo CGNAT em si, mas pelas portas que não podem ser abertas pela net trabalhar com isso e tal. Eu abrindo a porta x, no joguinho, o tipo de NAT passa a ser aberto (creio eu pelo o que vi no YT). Eu abrindo uma porta num roteador que não é a NET (em tese, acho) que controla, resolve algo? DMZ também é uma opção, sei lá. 

adicionado 4 minutos depois
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Não achar a função bridge do modem, que um desses modelos genéricos esconde num canto diferente, com nome diferente, e às vezes requer senha para acessar por ser função avançada. 

Achei tranquilo, mesmo a interface custom da NET sendo zoada. 

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Ah, vai precisar da senha e usuário só ser for conexão PPoE, salvo engano. Acho que outros tipos mais comuns não precisam, tem que ver. Muito tempo que não faço isso então a memória falha.

Não sei se a NET trabalha com PPoE, não achei nada sobre isso no modem :(

adicionado 7 minutos depois

li isso sobre o PPoE agora, espero que não tenha mudado 

1.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, tiagokinder disse:

Eu abrindo uma porta num roteador que não é a NET (em tese, acho) que controla, resolve algo?

pelo visto tu nao entendeu

 

Imagina que tu vai vender plano de internet. o ip 192.168.0.2 vai para sua casa.

o ip 192.168.0.3 vai para a casa do vizinho.

 

o vizinho quer abrir porta. Tu é obrigado a fazer port forwad rumo a casa do vizinho.

 

O CGNAT é a mesma coisa, é o mesmo que dizer que tu ta ligado num grande switch que todas as portas estão bloqueadas. 

 

Nao tem santo que ira abrir a porta.

 

CGNAT trabalha com porta logica. Cada requisiçao que sua casa faz rumo a internet, é aberto momentaneamente uma porta logica onde é feito a conexão.

A porta logica é embaralhada, Nao é possivel prever qual porta abriu rumo a sua casa na hora da requisiçao.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

A configuração nesse modelo de roteador é bem simples, mas você está deixando o modem ainda como controlador da maior parte da conexão.

acho que é realmente esse o intuito. Eu coloquei esse segundo (ou estou tentando) só pra abrir portas. O Wireless, conexão à cabo e afins pode permanecer no HUMAX. O problema é esse: eu ligo o TP Link já com o HUMAX em bridge, cabeado pelo HUMAX funciona, mas o wireless fica sem internet (conecta mas fica sem)

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, Tio Chang disse:

Nao tem santo que ira abrir a porta.

então essa montueira de gente falando sobre e o técnico só falou abobrinha? lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagokinder Tu é um cara experto, pelo tanto que ja leu ja entendeu dos paranaue,

 

è o mesmo principio, Tu me puxar um cabo de rede do seu humax ate a casa do teu vizinho, faz de conta que la na casa do seu vizinho o dhcp definiu como 192.168.0.3

 

Se tu nao fazer dmz no ip 192.168.0.3 o seu vizinho não tera as portas abertas nunca.

 

Neste caso o vizinho vai ficar igual tu, fazendo coisas mirabolantes para tentar abrir as portas.

sendo que voce como a net, é que tem o poder de liberar la no aparelhos deles. No caso da net o aparelho se chama DSLAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, tiagokinder disse:

@Tio Chang sim, foi o que eu fiz com o DMZ. Coloquei meu IP de dentro da rede (acho que se classifica assim) 192.168.0.12

 

Coloquei as portas dos joguinhos (3074 e 3659) tanto no Virtual Servers como no Port Triggering do modem.

 

Continua fechado

Pois é, é porque ta em CGNAT

 

Nao vai ser aparelho bridge extra que vai te liberar disso.

 

Tu precisa ligar pra net, se eles tiverem boa vontade como tu mesmo ja disse, vai em tres clicks tirar voce da ilha do cgnat e te jogar em uma outra ilha de ips publicos.

 

Isso tudo é feito la neles em 3 clicks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Tio Chang disse:

Tu precisa ligar pra net, se eles tiverem boa vontade como tu mesmo ja disse, vai em tres clicks tirar voce da ilha do cgnat e te jogar em uma outra ilha de ips publicos.

Eu liguei umas 3 vezes, todas com mais de 30 min em linha. Na ultima me mandaram o técnico. Ele me disse que do CGNAT aqui em Araraquara não tem como sair, IPv6 só pra Pessoa Jurídica. E agora kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagokinder Agora ta bão de tu esquecer IPV4.

 

Vamos no IPV6 ?

Tu ja reparou se seu cable modem recebe ipv6 na wan ?

se sim tu sabe dizer se o Ipv6 é do tipo Unicast; Anycast; Multicast.

Independe do tipo, tu ja tentou simplesmente desativar o ipv4 da placa de rede, e ver se o jogo possui suporte ao ipv6

Pois automaticamente com o Ipv6 nao existe essa de abrir ou fechar porta dentro dos aparelhos quando usado unicast dhcp ipv6 desativado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagokinder

1 minuto atrás, tiagokinder disse:

@Tio Chang vendo aqui creio que não tenha ipv6

Sem título.png

 

essa parte do print se refere a WAN. Em LAN os IPV6 estão "null"

Essa foto aqui é boa, so prova que sua teoria esta fardada ao fracasso.

 

Ip do cgnat é 179.xxx.xxx.xx

se tu botar em bridge tu so vai fazer esse numero saltar para o proximo aparelho

ou seja o wr740nd vai receber um 179.xxx.xxx.xx

 

Ou seja, nao tem santo que da jeito.

 

Paz no coração

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, tiagokinder disse:

@Tio Chang na configuração do windows mesmo fica assim 

1.png

Sim, voce ainda nao tem IPV6. o jeito é esperar ou contratar outro provedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagokinder Procure isso no google.

 

O estoque de endereços IPv4 para a região da América Latina e o Caribe esgotou-se na data de hoje (19/8/2020).

 

Depois disso esqueça ipv4, apague tudo sobre ele na sua cabeça.

 

Aprenda sobre ipv6, o que é unicast multicast

E contrate o provedor que lhe venda o ipv6 que melhor lhe interessar.

 

No inicio parece difícil, mas depois de entendido como funciona, fica mais fácil que o modelo tradicional de xxx.xxx.xxx.xx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang Agradeço humildemente a lição. Preciso voltar a estudar redes, claramente, pois meu conhecimento está congelado no que aprendi há mais de 10 anos atrás. 

Valeu "TIO CHANG"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

adicionado 5 minutos depois

@tiagokinder Conselho de consumidor: Abra a reclamação na sua operadora/provedora, espere 5 dias para ver se solucionam o problema, abra uma reclamação declarando o mesmo protocolo na anatel, veja se resolvem. Geralmente resolvem em poucos dias, e com seu conhecimento adquirido aqui nesse tópico poderá argumentar melhor. Concorda @Tio Chang ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

IPv6 só para PJ? Que chinelagem. Parece que a Oi também está com essa política. 🤬

 

Está (quase) impossível sair do CGNAT na NET/Claro. Porém eles fornecem IPv6 para todo mundo nas novas instalações (e nas antigas acho que reclamando dão um jeito), daí é tranquilo -- na maior parte do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...