Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como melhorar o desempenho em notebook fraco?


EduApps
Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Bom dia! Sou novo aqui!

 

Estou tentando rodar um jogo onde meu notebook está abaixo dos requisitos minimos (e vou fazer rodar nem que seja a 15FPS).

Com o estado normal do meu notebook ele roda entre 8 a 30FPS com o Framelimiter, sendo o menor FPS em areas 3D.

 

Então, em uma tentativa de melhorar o desempenho de meu notebook, eu acabei diminuindo a RAM também, e descobri que o Windows pega mais leve com menos RAM (um pouco abaixo de 2GB). eu gostaria de realizar esse feito com 4GB de RAM.

 

Também descobri que o meu notebook funciona melhor na tomada que na bateria e que alguns apps ficam em modo de economia. Nesse caso eu queria "hibernar" os aplicativos na tomada mas sem diminuir o desempenho da aplicação ativa (e sem limitar a CPU).

 

meu notebook é muito limitado, não posso nem instalar mais RAM.

O que eu posso fazer é trocar minha CPU (Celeron N4000) pelo melhor que meu socket aceita (Pentium Silver) e botar uma GPU externa, mas isso está fora de questão até eu arranjar dinheiro o suficiente.

 

seria possivel fazer tal feito?

adicionado 4 minutos depois

Sei que pode ser uma pergunta repetida e que provavelmente a resposta é não, mas eu aceito qualquer tipo de resposta, até mesmo desenvolver um programa que faça isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Acredito não ser possível substituir o processador, pois ele deve estar soldado na placa-mãe. Qual o sistema operacional que usa? O jogo tem versão para Linux? Se sim tenta usar uma distribuição Linux "leve".

O desempenho é diminuído quando operando na bateria, para economizar energia. Use-o plugado na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe nenhuma mágica para melhorar desempenho de notebooks. Até notebooks gamers da alto desempenho tem suas limitações em relação a temperatura, espaço, falta de suporte oficial dos jogos, etc. Você adquiriu um modelo com um processador para atividades básicas, o vídeo integrado contido nele é para o mesmo fim, no máximo ver vídeos no Youtube e como bônus, rodar jogos da metade da década passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.20fa2b55bc7318d231fb4eb79002d676.png

Aqui eu aumentei a Memória virtual, mesmo que não faça muita diferença.

image.png.383b82e2c873499658854268b6631878.png

Estou usando um dispositivo de 16GB somente para ReadyBoost

image.png.ccaed50cc10991a1e4d88f8c0965f2ae.png

Também estou usando o processador a no minimo 75%.

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não existe nenhuma mágica para melhorar desempenho de notebooks. Até notebooks gamers da alto desempenho tem suas limitações em relação a temperatura, espaço, falta de suporte oficial dos jogos, etc.

Entendi, e sobre o Windows exigir menos do computador com a RAM reduzida?

adicionado 4 minutos depois
10 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

O jogo tem versão para Linux?

Posso tentar usar o Lubuntu, porém meu hardware não tem driver de dvd e o dispositivo que eu uso para ReadyBoost (um Micro SDHC) não é legivel ao estado de boot do sistema (acredite, já tentei)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, EduApps disse:

Entendi, e sobre o Windows exigir menos do computador com a RAM reduzida?

Também nunca ouvi falar disso. Se você rodar o Windows com pouca RAM, talvez o Windows desabilite algumas funções em segundo plano que podem até afetar o desempenho do computador em algumas áreas, e quando ele precisar daquele função, ele vai precisar desabilitar outras para ocupar o lugar na RAM, e isso só vai gerando um bola de neve. Se você tem RAM sobrando, o computador vai rodar com mais tranquilidade sem precisar eliminar nenhum processo já existente para iniciar um outro processo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Se você tem RAM sobrando, o computador vai rodar com mais tranquilidade sem precisar eliminar nenhum processo já existente para iniciar um outro processo.

significa que se eu rodar um jogo que exige mais RAM do que eu preciso, o Windows faria o mesmo que acontece quando se tem pouca RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@EduApps se você rodar um jogo que exige mais RAM do que você tem, o Windows deve começar a eliminar processos com menos prioridades em segundo plano para tentar encaixar os processos do jogo e também usar o disco rígido (HD ou SSD) como armazenamento temporário (função da RAM), mas nem mesmo o SSD mais rápido do mundo tem a mesma velocidade de uma memória RAM, e por isso deve aparecer muitos travamentos e variações de FPS.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Olá. Acredito não ser possível substituir o processador, pois ele deve estar soldado na placa-mãe.

Com isso me vem uma idiotice na cabeça:

Se os componentes são soldados com um metal mais "mole", seria possivel "dessoldar" um componente sem prejudicar os outros??

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

se você rodar um jogo que exige mais RAM do que você tem, o Windows deve começar a eliminar processos com menos prioridades em segundo plano para tentar encaixar os processos do jogo e também usar o disco rígido (HD ou SSD) como armazenamento temporário (função da RAM)

e nesse caso eu poderia aumentar a paginação, mas uma hora ou outra o arquivo do processo acaba sendo apagado como acontece na RAM, além de ter a velocidade de leitura drasticamente reduzida.

 

então no meu caso não resta uma outra opção a não ser jogar esse daqui fora e comprar um novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você quer fazer é um "BGA CPU UPGRADE". Se você procurar vai encontrar alguns videos no youtube sobre isso.

Mas alerto que há risco do procedimento falhar e você perder o computador. Geralmente isso é feito apenas quando quando o PC já está apresentado problema e é necessário trocar o processador. Nesse caso, com já vai ter que trocar de todo jeito, troca-se por um processador melhor.

Aqui, um exemplo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...