Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha placa-mãe suporta overclock?


Posts recomendados

Olá a todos! 
Seguinte galera, estou com uma dúvida que anda martelando minha cabeça à um bom tempo, e como não tenho conhecimentos o suficiente sobre overclock, alteração de FSB e essas coisas, eu vim aqui. :( 

Eu uso um setup bem antigo mas que ainda supre algumas necessidades até hoje... é uma placa-mãe MEGA G41T-M7 LGT - Socket LGA 775 - DDR3 (Sim, uma clássica kkk) e um humilde core 2 quad Q6600 2.4ghz. (Clássico também, né?) junto a 8gb de RAM em dual channel (ambas são de 1333mhz) - é o que temos pra hoje meus caros. Recentemente adquiri uma placa de video de entrada bem legal para ter um upgrade decente, enquanto não consigo uma placa-mãe e processador melhores e mais recentes, uma RX550, e vi vários videos e comparações sobre o Core 2 quad suportar trabalhar com a RX550. E com isto, veio a dúvida: "Será que consigo um pequeno overclock no processador?". Eu já tinha essa dúvida desde que vi que minhas memórias RAM não estavam operando em 1333 e sim em 1066 por alguma limitação do Core 2 quad, pelo o que pesquisei... 
Juro que passei horas e horas pesquisando sobre como aumentar o tal do FSB para que o processador melhorasse um pouco à ponto de permitir que as memórias trabalhassem à 1333mhz e por consequência, aumentasse um pouco os ghz do processador. Se eu conseguisse atingir 3.0ghz ou algo bem próximo disso, já estaria mais que satisfeito! Mas de tanto pesquisar e pesquisar nas profundezas da net, só achei artigos e videos gringos sobre isso, e ao que parece, existe uma GIGANTESCA confusão envolvendo vários modelos de placas 775, que umas permitem um leve overclock, outras travadas, etc etc. Achei coisas como o tal do BSEL mod, mas pelo o que vi, não são todas as placas 775 que suportam isso e fiquei com medo de tentar, por ser algo que possa botar em risco todos os componentes...

 

Enfim, agora que sabem de toda a situação... alguma alma bondosa pode por favor me ajudar a descobrir se eu consigo meu pequeno overclock com esta placa, ou não? Tentei fuçar na bios algumas vezes mas também fiquei com medo por não entender muito do assunto e por não achar opções na minha bios que sejam parecidas com as dos tutoriais, ou alguma forma de destravar essas opções... Então se puderem me ajudar, eu serei muito grato! 
Aqui vai uns prints do CPU-Z: 

 

Screenshot_2.png.580b5fbfc169b020cfaf14730d4fc749.pngScreenshot_3.png.0afbd228e7af7d1f741b4f7f15b3d1d5.pngScreenshot_1.png.673150f75294d9d8a45a9dd441bdfc03.png

Screenshot_4.png.b99c7bb0474edef34e73dd88466c0540.pngScreenshot_5.png.946fc1348e940f9336014fedd09b845e.png

 

Desde já, agradeço a ajuda pessoal! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...