Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha placa-mãe suporta overclock?


Posts recomendados

Olá a todos! 
Seguinte galera, estou com uma dúvida que anda martelando minha cabeça à um bom tempo, e como não tenho conhecimentos o suficiente sobre overclock, alteração de FSB e essas coisas, eu vim aqui. :( 

Eu uso um setup bem antigo mas que ainda supre algumas necessidades até hoje... é uma placa-mãe MEGA G41T-M7 LGT - Socket LGA 775 - DDR3 (Sim, uma clássica kkk) e um humilde core 2 quad Q6600 2.4ghz. (Clássico também, né?) junto a 8gb de RAM em dual channel (ambas são de 1333mhz) - é o que temos pra hoje meus caros. Recentemente adquiri uma placa de video de entrada bem legal para ter um upgrade decente, enquanto não consigo uma placa-mãe e processador melhores e mais recentes, uma RX550, e vi vários videos e comparações sobre o Core 2 quad suportar trabalhar com a RX550. E com isto, veio a dúvida: "Será que consigo um pequeno overclock no processador?". Eu já tinha essa dúvida desde que vi que minhas memórias RAM não estavam operando em 1333 e sim em 1066 por alguma limitação do Core 2 quad, pelo o que pesquisei... 
Juro que passei horas e horas pesquisando sobre como aumentar o tal do FSB para que o processador melhorasse um pouco à ponto de permitir que as memórias trabalhassem à 1333mhz e por consequência, aumentasse um pouco os ghz do processador. Se eu conseguisse atingir 3.0ghz ou algo bem próximo disso, já estaria mais que satisfeito! Mas de tanto pesquisar e pesquisar nas profundezas da net, só achei artigos e videos gringos sobre isso, e ao que parece, existe uma GIGANTESCA confusão envolvendo vários modelos de placas 775, que umas permitem um leve overclock, outras travadas, etc etc. Achei coisas como o tal do BSEL mod, mas pelo o que vi, não são todas as placas 775 que suportam isso e fiquei com medo de tentar, por ser algo que possa botar em risco todos os componentes...