Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível solucionar este problema?


Posts recomendados

Olá pessoas, vou tentar deixar meu problema aqui de forma clara e ver se vocês conseguem me ajudar a achar uma solução.

 

Tenho um PC desktop bastante antigo aqui que me atente, no qual eu só uso para assistir filmes e jogar coisas leves, tipo card games nas raras ocasiões que estou em casa. Porém, este tinha uma placa de video antiga que estragou (radeon 5770) e eu coloquei outra antiga que um amigo meu deu, usada, mas funcionando. (radeon r9 280x). Aproveitei para tentar uns jogos mais pesados que este amigo insistiu que deveria jogar, XCOM2 e Pillars of Eternity..

 

O que esta acontecendo com esta placa, é que o computador desliga sozinho de vez em quando. Mas não é aleatoriamente. Apenas quando eu tento jogar estes jogos que citei acima, que pediriam mais da placa de vídeo. Mas mesmo no MTG arena, (um card game relativamente leve)  o PC chegou a desligar uma vez. Os jogos funcionam perfeitamente, eu consigo jogar por 1-2-4 horas, mas inevitavelmente, de repente, o PC desliga. Como se tivesse acabado a energia da casa. Deixei o computador ligado literalmente dias, e ele só desliga, quando eu entro nos jogos que pede mais da placa de video.e fico nestes jogos por algum tempo. Em nota, antes de placa 5770 estragar, tudo funcionava perfeitamente. 

 

Eu monitorei a temperatura, e raramente ela atinge mais do que 60°c. Por isso eu não acho que o problema seja temperatura, mas energia. Porém, lendo os tópicos aqui no forum, este

 em particular me deixou encucado. Seria mesmo energia? A fonte deste PC é uma Cougar 550, selo 80 bronze com menos de 1 ano de uso.Mas como ocorreu o problema apenas quando eu troquei a placa, que usa mais pinos da fonte que a outra, achei que o problema mais provável fosse energia. 

 

Eu queria saber se seria possível eu limitar o uso de energia da placa e testar para ver se realmente é a fonte. Pode ser a fonte ruim, defeituosa ou ineficiente? Placa ruim ou defeituosa? Poder alguma ligação errada em cabos com a fonte no PC? (não vejo como isso possa ser possível, dado que o PC funcione, mas vai saber )

 

Sobre limitar a energia da placa, eu estou colocando o print deste painel de controle da radeon. Me ajudem neste duvida, aquele ajuste de potencia ali, tem um slider de controle de energia em %, se eu reduzir ele, digamos em -15%, (ou mais) isso iria limitar o uso de energia da placa e não sobrecarregar a fonte? Ou devo fazer isso no clocking? (este pergunta deve ser estupida, mas não tenho a menor ideia). A ideia é não deixar a placa pedir mais energia que o pc tenha disponível pela fonte, mesmo que isso reduza drasticamente a potencia da placa de video.

 

Estou perguntando isso para ter certeza ser um problema realmente da fonte de energia, antes de comprar uma fonte de 600 reais e o motivo for outro. Caso seja mesmo a fonte, teria alguma marca/potencia que vcs me recomendariam? Ou algum outro palpite no que possa ser o problema?

 

Só vou deixar o resto da configuração do PC aqui, porque pode ajudar.. Placa Asus M4A785TD-V EVO,  Phenom II X4 955 BE, 2 pentes memoria de 2gb corsair, Um HD de 500 e um SSD de 240 e como disse, fonte Cougar 550 bronze e Placa de video radeon r9 280x.   

 

é isso, grato por qquer ajuda pessoas.

 

B.

 

 

 

 

 

 

painel.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...