Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro na instalação de sistemas Linux (Kali e Parrot)


Ezequiel Sosua

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

 

Alguém já enfrentou este problema com a instalação de sistemas Linux?

 

Gravei a imagem da seguinte forma

 

sudo dd if="Imagem.Iso" of=/dev/sdb1

 

Estou tentando instalar o Parrot, mas esse problema ocorreu com a instalação do Kali Linux. Como os dois são derivados do Debian, construidos em cima do debian, estou tendo problemas para inicializar a instalação após fazer o particionamento dos discos.

 

Meu HD é WDC WD800BD-22MRA1 de 80 GB.

 

Estou particionando da seguinte forma.

 

Partição Boot - Tamanho 12MB ext4

Partição de troca Swap - Tamanho 512MB

Partição Raiz - / ext4

Partição Home - ~ ext4

 

Já configurei a bios, tudo certo para instalação. O problema é na hora de escrever a imagem no HD. Ocorre o erro e aparece a tela vermelha.

 

Agradecido se alguém puder ajudar...

 

20200829_125347.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Desculpe. Usei /dev/sdb e não /dev/sdb1. Utilizei exatamente dessa forma.

adicionado 1 minuto depois

@Marcos FRM Já utilizei o Rufus através do Windows e mesmo assim, não funcionou. Está algo relacionado ao kernel Debian. Qualquer Iso que use que tenha sido escrita em cima do Debian, ocorre o mesmo erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Mas se não criar partição boot, não inicializa o sistema. Já tentei uma vez fazer no automático, assim como é no Windows e não funciona. Sem a partição boot, não inicializa. Entende?

 

Não entendo o porque do erro. Já baixei novas imagens e não adianta. O mesmo se repete novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM No caso do tamanho da partição boot, você está certo. Estava criando com muito pouco. Refiz o processo e aumentei para no minímo 512mb. Agora a partição boot, é preciso cria-lá. Quando você seleciona o sistema para particionar no automático, o próprio sistema cria a partição boot separada do sistema. Sem ela, você não inicializa o sistema. Se você instalou alguma imagem ISO em máquina virtual, aí sim, não precisa, já que é um ambiente simulado. Mas para instalar físicamente, você precisa cria-la. Se não, na hora que você reiniciar a máquina para inicializar o sistema, vai ficar tudo preto, porque não reconhece os arquivos de inicialização. A partição está exatamente como expliquei. Mas tudo certo. Vou ver o que consigo fazer aqui. Qualquer coisa, volto a pedir ajuda. Valeu.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então me explique como o meu sistema está inicializando aqui, visto que não tenho partição /boot separada e está instalado "fisicamente"...

# fdisk -l /dev/sda
Disk /dev/sda: 465.76 GiB, 500107862016 bytes, 976773168 sectors
Disk model: ST500LM012 HN-M5
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0xf5df4718

Device     Boot Start       End   Sectors  Size Id Type
/dev/sda1  *     2048 419432447 419430400  200G 83 Linux

# lsblk -o NAME,SIZE,MOUNTPOINT,FSTYPE,MODEL
NAME     SIZE MOUNTPOINT FSTYPE MODEL
sda    465.8G                   ST500LM012_HN-M500MBB
`-sda1   200G /          btrfs
sr0     1024M                   TSSTcorp_CDDVDW_TS-L633C

(não tem UEFI)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Marcos FRM Assim. Você optou pela instalação automática. Não tenho certeza porque sempre particiono meu disco para manter organizado e para solucionar futuros problemas sem danificar meus arquivos. Mas já tentei instalar o sistema no modo assistido e assim que finalizou, o proprio sistema criou uma partição boot automáticamente. O problema é que já fiz isso e sempre que conclui a instalação o sistema não inicia. Mas tudo Ok. Consegui resolver o problema.

 

Muito obrigado pela sua disposição em nos ajudar. Isso é muito bom para todos nós, um ajudando o outro. Obrigado mesmo.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 09/09/2020 às 18:58, caio.pm disse:

@Marcos FRM Vocẽ mesmo respondeu. Legacy não precisa.

 

Com UEFI também não precisa. Em UEFI, padronizou-se usar o ponto de montagem /boot/efi para a partição EFI. O diretório /boot em si continua podendo estar dentro da partição raiz sem problema. Note que mesmo que o diretório /boot esteja numa partição separada, /boot/efi não estará no mesmo sistema de arquivos de /boot!

 

Diretório /boot numa partição separada é relíquia do tempo em que o suporte a sistemas de arquivos do GRUB era deficiente e usávamos sistemas mais avançados (tipo ReiserFS, alguém lembra? 👴) na partição raiz que não eram suportados. Daí a partição /boot era criada geralmente com EXT2 para kernel e initramfs serem carregados e dali para frente montarem a partição raiz. Ou para o caso de RAID por software. Contudo, hoje o GRUB suporta até MD RAID de boa e a tendência é no futuro o Btrfs tomar conta do pedaço, igualmente suportado.

 

Enfim, não faz mais sentido partição /boot separada. Não traz valor nenhum. Só complexidade desnecessária.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...