Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar o neutro da tomada no buraco do meio e criar um aterramento?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

@alexandre.mbm Eu falo pelo que aprendi no curso de elétrica, sobre eletrônica eu não afirmo nada, não sei o que é DPs mas vou repetir sobre o carro, a estrutura metálica é usada como negativo, mas não esta aterrada e nem faz parte da rede da concessionária, e como disse, aprendi que ele é unica e exclusivamente para proteção da pessoa humana, não para proteger equipamentos ou facilitar funcionamento de dispositivos eletrônicos.

Então grato pela correção, tá registrado.😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2020 às 21:36, André jacó fisgado disse:

 

Então seria melhor deixar a tomada sem aterramento do que usar o neutro como terra?

 

Entre um e outro deixar sem é o menos pior. 

adicionado 8 minutos depois
20 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@misterjohn , alguns esquemas de DPS usam o Terra.

 

Correto, o DPS deve ser ligado a um terra de qualidade para fazer a proteção do circuito quantia surtos, além de ficar atento a vida útil dele. 

adicionado 12 minutos depois
11 horas atrás, misterjohn disse:

não sei o que é DPs

 

DPS é um dispositivo de proteção que impede que a rede elétrica da sua casa sofra surtos (principalmente descarga atmosférica), ele é semelhante a um disjuntor e é ligado no quadro de distribuição. 

adicionado 16 minutos depois
Em 31/08/2020 às 11:50, misterjohn disse:

NUNCA LIGUE um cabo de aterramento no circuito de para-raios de prédio

 

Ao fazer equipotencialiaçao todos os terras, estruturas metálicas e também o SPDA deve ser conectados, segundo a norma. 

Mas se O intuito é usar o cabo do SPDA como um terra, aí é loucura mesmo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, lucas35 disse:

Ao fazer equipotencialiaçao todos os terras, estruturas metálicas e também o SPDA deve ser conectados, segundo a norma. 

 

Mas se O intuito é usar o cabo do SPDA como um terra, aí é loucura mesmo.

 

Os esquemas normatizados trazem os "detalhes" que fazem toda a diferença entre uma coisa e outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alexandre.mbm

 

"@misterjohn , o Tópico trata de instalações prediais, não de automóveis. Eu tentei contribuir com base no que o próprio Fórum já me entregou de longa data. Penso que assim fez a maioria que tentou responder à questão, inclusive você.

 

"be calm friend"....relax, fiz apenas uma analogia, e não atribui o pensamento a ninguém, então vejo como descabida sua intervenção, faça como eu, leio a questão e emito minha opinião sem questionar a dos outros...isso evita atritos..valeu😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, misterjohn disse:

"be calm friend"....relax, fiz apenas uma analogia, e não atribui o pensamento a ninguém, então vejo como descabida sua intervenção, faça como eu, leio a questão e emito minha opinião sem questionar a dos outros...isso evita atritos..valeu😁

 

Não fiz intervenção nem "questionamento". Apontei para o assunto que estava sendo deixado de lado para ser substituído por off-topic.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Não pretendo aqui criar polêmicas ou etc, apenas estou me manifestando porque você esta me criticando, mas é fora das regras do fórum querer agir como moderador sem ser, do jeito que estais fazendo, e como disse, apenas fiz uma analogia, compete a administração julgar ou não, a propósito, caso queira, ou esteja incomodado com o assunto, sem problema nenhum, basta clicar no botão "denunciar" e complementar caso queira e assim sua demanda é encaminhada a moderação, e caso deseje, as inscrições para moderador estão abertas...amigo leva de boa, assim como eu, mas não posso deixar quieto você vir me censurar por tão pouco, como disse, fique em paz e esqueçamos isso...🤐 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Uma dúvida

Caso não puder fazer a ligação terra correta, a solução menos pior não seria ele colocar um daqueles Clamper de 2 pinos (https://www.clamper.com.br/product/iclamper-pocket-2p/)?

Sim, claro. 

Porém são coisas distintas. 

Já que o filtro de linha deve ser usado independente do aterramento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Caso não puder fazer a ligação terra correta, a solução menos pior não seria ele colocar um daqueles Clamper de 2 pinos (https://www.clamper.com.br/product/iclamper-pocket-2p/)?

 

Para alguma proteção contra "surtos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...