Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas A320 suportam até quantas FANs?


Posts recomendados

Comprei um gabinete com lugar pra 5 fans(Galax Nebulosa)

 

Então a pergunta é: qual placa mais barata eu preciso comprar pra poder usar 5 fans?

Placa A320 suporta quantas? E B350? B450?

Daria de ligar direto na fonte? Precisa de Splitter? Não sei nada dessa área.

 

E aliás, eu preciso mesmo de Fans no Gabinete? ou isso é opcional e só para pessoas que fazem overclock?

Como pretendo deixar tudo em stock, eu nem preciso comprar fans pro gabinete? O próprio cooler do processador e placa de vídeo já dão conta do stock?

Seria um kit 1600AF + RX5500XT(ou)1650Super.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Cabral Não recomendo A320. Compre uma Gigabyte AB350M DS3H V2 ou uma Gigabyte AB350M-Gaming 3. Ambas serão suficientes para rodar bem com CPUs da terceira geração além da 1600 que você pretende comprar.

As duas placas mãe devem ter dois conectores para ventoinhas de gabinete. Geralmente as ventoinhas de marcas de qualidade já vem com adaptadores molex para conectar diretamente à fonte, não sendo necessário preocupar-se com a compra disso avulso (vale sempre confirmar na descrição do produto, claro). Recomendo ventoinhas de baixa rotação/ruído para poder rodar via molex. Se for utilizar splitter, confira a potência de cada saída da placa-mãe e o consumo de cada fan para saber quantos pode conectar em cada.

 

20 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

E aliás, eu preciso mesmo de Fans no Gabinete? ou isso é opcional e só para pessoas que fazem overclock?

Como pretendo deixar tudo em stock, eu nem preciso comprar fans pro gabinete? O próprio cooler do processador e placa de vídeo já dão conta do stock?

Todo computador precisa de fluxo de ar para rodar bem e durar. Rodar a altas temperaturas sempre ocasionará degradação prematura do equipamento. Recomendo sempre pelo menos 4 ventoinhas, duas no painel frontal como intake e duas, uma no painel traseiro e outra no superior, como outtake. Se quiser colocar mais do que isso fica a seu critério (pessoalmente eu sou fã da ideia de quanto mais ventoinhas, melhor). Isso não é opcional nem é só para overclock. Todo componente eletrônico gera calor, e CPUs e GPUs mais do que a maioria. Para preserva-los você precisa de arrefecimento adequado. Marcas de ventoinhas que recomendo: Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair e Noctua. Modelos de 120mm podem ser adquiridos à partir de 30 reais, então não esbanje muito em modelos caros, pois neles o principal fator costuma ser apenas estético.

 

Adicionalmente, se quiser investir um adicional em arrefecimento, pondere sobre comprar um cooler de qualidade para sua CPU. Modelos que indico são o Hyper H411R, o Hyper 212, o MA410P, dentre outros, mas deve-se sempre observar se a altura do cooler é compatível com a altura máxima suportada pelo gabinete (nas descrições dos produtos você encontra essa informação).

 

Já escolheu sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Rodrigo Cabral Já escolheu sua fonte?

Ainda não.

Vi hoje uma promoção, "Fonte Atx Kcas 500w 80 Plus Bronze Pfc Ativo Aerocool | R$276" é boa?

E também

"Fonte Aerocool 600W 80 Plus Bronze Full Range KCAS-600W | R$320"

 

 

 setup é / vai ser:

Ryzen 5 1600AF
GTX 1650 Super (ou talvez 5500XT)

Placa A320 ou A350
Ssd 256GB
5 fan 120mm
2x8GB Ram 2666mhz
Gabinete Galax Nebulosa

 

E sobre ventoinha,

Vi também essa promoção, essas ventoinhas valem o preço? Quero sem RGB mesmo...

"Fan Cooler Preto/branca Gamemax 12wfbk-w 5-fan - R$ 67,98"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rodrigo Cabral disse:

Ainda não.

Vi hoje uma promoção, "Fonte Atx Kcas 500w 80 Plus Bronze Pfc Ativo Aerocool | R$276" é boa?

E também

"Fonte Aerocool 600W 80 Plus Bronze Full Range KCAS-600W | R$320"

Cara, tô recomendando pra todo mundo fonte XFX GOLD ultimamente, pois pagar 470+ reais por uma fonte "decente" da Corsair como a CV 550, que é considerada classe D, enquanto uma classe A custa 600+, não faz o menor sentido. Entenda que a fonte, se de qualidade, vai fazer seu PC durar mais. É como um seguro de vida que preserva ao invés de compensar quando dá tudo errado. Leia, estude, veja referências. Não tem como consentir em pagar barato em fontes de má qualidade quando se sabe os benefícios reais. Fica a dica.

 

Enfim, se economia for prioridade, recomendo CX450 no mínimo, lembrando que as CX 550 e 650 estão com problemas nos lotes brasileiros (vide tópico fixo na área de fontes e energia). Se quiser algo para durar esse PC e o próximo, as fontes "tier A" da lista a seguir são mais interessantes. Lembrando que temos agora a XPG Core Reactor, 80+gold full modular na mesma faixa de preço da XFX XTR2 650 80+gold full modular.

https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

 

4 horas atrás, Rodrigo Cabral disse:

setup é / vai ser:

Ryzen 5 1600AF
GTX 1650 Super (ou talvez 5500XT)

Placa A320 ou A350
Ssd 256GB
5 fan 120mm
2x8GB Ram 2666mhz
Gabinete Galax Nebulosa

Boas escolhas. Sobre a placa-mãe, pegue a AB350M DS3H V2. Tem uma outra versão B350 da gigabyte que pode compensar dependendo da promoção que é a Gigabyte AB350M-Gaming 3. Ambas vão lhe dar todo o desempenho de CPUs Ryzen 1ª, 2ª ou 3ª geração, com algum potencial para OC, sem o custo absurdo das B450 atuais.

Boa escolha de gabinete, mas ficam outras alternativas:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
  • Aerocool Aero One
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Corsair Carbide SPEC-04
  • Cougar MX330-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Galax Nebulosa (Micro ATX)
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Core X31
  • Thermaltake Versa J24

Se achar o Aerocool Aero One Frost em promoção, vai economizar 200 reais só em ventoinhas. ;)

 

Ventoinhas recomendo marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Arctic, NZXT e Noctua.

 

Memórias recomendo acima de 3000 MHz (custa o mesmo que 2666 quando em promoção!!!). Marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. Acompanhe os preços da Kabum, sempre conferindo a diferença entre a aquisição de dois módulos separados ou kit de 2x8GB.

 

Ademais, lembre que a Nvidia acaba de lançar a linha RTX 2nd gen, com data prevista para lançamento em outubro, e outras linhas novas sairão em breve. 2x o desempenho pelo mesmo preço não é pouca coisa. Acompanhe o lançamento:
 

Spoiler

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, WOZ Dods disse:

 Memórias recomendo acima de 3000 MHz (custa o mesmo que 2666 quando em promoção!!!). 

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

 
15 horas atrás, WOZ Dods disse:

Memórias recomendo acima de 3000 MHz (custa o mesmo que 2666 quando em promoção!!!) 

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

Anotei as dicas de B350. O gabinete eu já comprei o Galax-Nebulosa, aproveitei semana passada promoção por $250 na pichau. Sobre RAM..... Como tô chegando agora no mundo de montar o próprio Pc, e li que o 1600AF suporta Memórias só de 2666mhz... Eu quis ficar nesse nível mesmo, no garantido. Não tenho conhecimento sobre overclock ou configuração da BIOS, então 2666 me pareceu mais "plug & play". Não sei se um de 3000mhz eu teria de setar algo na BIOS, ou se forçaria demais o processador que tem só o cooler padrão e pretendo usar tudo só em stock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Cabral O Ryzen 1600 pode se beneficiar sim de memórias de maior frequência. Isso não acarreta em sobrecarga, pois não haverá OC efetivo, apenas será ativada a função XMP na BIOS e a placa-mãe faz o restante. Não haverá aumento no aquecimento ou qualquer outro ponto negativo. Entenda que essas memórias foram projetadas para suportarem a frequência rotulada. Compre 3000 MHz ou mais, pois mesmo que fosse para rodar a 2666 MHz (sim, toda memória é projetada com timings internos para rodar em várias frequências, não só na rotulada, sendo todas compatíveis com frequências inferiores), pagar o mesmo preço por uma de 3000 MHz sempre é lucro, especialmente de modelo e marca superiores.

Enfim, pode ficar tranquilo. Eu sou preciosista com durabilidade de todos os componentes e não lhe indicaria nada que levasse a perda de durabilidade ou instabilidades futuras sem antes ponderar e explicar bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...